Políticas públicas, gênero e currículo: notas para equidade
Este artigo tem como objetivo refletir sobre gênero, currículo e políticas públicas na experiência de elaboração do Plano Municipal de Equidade Gênero de Belo Horizonte. No contexto nacional de retrocesso nas políticas públicas de gênero, a área de educação tem sido duramente afetada, apesar de sua...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/21587 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-21587 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-215872020-10-16T17:02:51Z Políticas públicas, gênero e currículo: notas para equidade Alves, Cláudio Eduardo Resende Currículo. Educação. Gênero. Política Pública Este artigo tem como objetivo refletir sobre gênero, currículo e políticas públicas na experiência de elaboração do Plano Municipal de Equidade Gênero de Belo Horizonte. No contexto nacional de retrocesso nas políticas públicas de gênero, a área de educação tem sido duramente afetada, apesar de sua relevância na promoção da cidadania e no enfrentamento às violências sexistas. O texto analisa o Plano e os silenciamentos de gênero a partir dos estudos teóricos pós-críticos que destacam a dimensão relacional e discursiva de gênero em interface com o currículo. Para isso, foram selecionados e problematizados quatro relatos do diário de campo como norteadores da pesquisa teórica e empírica. Os resultados evidenciam convergências e divergências na concepção de políticas públicas de gênero entre poder público, movimento social, sociedade civil e academia. O estudo aponta que o Plano pode ser tomado como uma forma de existência e resistência no campo da equidade de gênero. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2020-10-16 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/21587 Revista Educação em Questão; v. 58 n. 58 (2020): out./dez. 2020 1981-1802 0102-7735 10.21680/1981-1802.2020v58n58 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/21587/13364 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Alves, Cláudio Eduardo Resende |
spellingShingle |
Alves, Cláudio Eduardo Resende Políticas públicas, gênero e currículo: notas para equidade |
author_facet |
Alves, Cláudio Eduardo Resende |
author_sort |
Alves, Cláudio Eduardo Resende |
title |
Políticas públicas, gênero e currículo: notas para equidade |
title_short |
Políticas públicas, gênero e currículo: notas para equidade |
title_full |
Políticas públicas, gênero e currículo: notas para equidade |
title_fullStr |
Políticas públicas, gênero e currículo: notas para equidade |
title_full_unstemmed |
Políticas públicas, gênero e currículo: notas para equidade |
title_sort |
políticas públicas, gênero e currículo: notas para equidade |
description |
Este artigo tem como objetivo refletir sobre gênero, currículo e políticas públicas na experiência de elaboração do Plano Municipal de Equidade Gênero de Belo Horizonte. No contexto nacional de retrocesso nas políticas públicas de gênero, a área de educação tem sido duramente afetada, apesar de sua relevância na promoção da cidadania e no enfrentamento às violências sexistas. O texto analisa o Plano e os silenciamentos de gênero a partir dos estudos teóricos pós-críticos que destacam a dimensão relacional e discursiva de gênero em interface com o currículo. Para isso, foram selecionados e problematizados quatro relatos do diário de campo como norteadores da pesquisa teórica e empírica. Os resultados evidenciam convergências e divergências na concepção de políticas públicas de gênero entre poder público, movimento social, sociedade civil e academia. O estudo aponta que o Plano pode ser tomado como uma forma de existência e resistência no campo da equidade de gênero. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2020 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/21587 |
work_keys_str_mv |
AT alvesclaudioeduardoresende politicaspublicasgeneroecurriculonotasparaequidade |
_version_ |
1766682782066540544 |