Concepções e práticas docentes: o que dizem as publicações sobre os cursos de Pedagogia a distância

This article analyzes pedagogical conceptions and practices of two Pedagogy courses, held in distance learning. The research is based on the theoretical discussion about curriculum in teacher education, considering the perspectives of Sacristán (2000), Mckernan (2009) and Nóvoa (2017). The data of t...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Aragón, Rosane, Zorzi, Analisa, Boff Turchielo, Luciana
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/21404
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-21404
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-214042020-10-16T16:34:24Z Concepções e práticas docentes: o que dizem as publicações sobre os cursos de Pedagogia a distância Aragón, Rosane Zorzi, Analisa Boff Turchielo, Luciana Pedagogia a distância. Projeto pedagógico. Teoria e prática. Pedagogy at a distance. Pedagogical project. Theory and practice. La pedagogía a distancia. Proyecto pedagógico. Teoría y práctica. This article analyzes pedagogical conceptions and practices of two Pedagogy courses, held in distance learning. The research is based on the theoretical discussion about curriculum in teacher education, considering the perspectives of Sacristán (2000), Mckernan (2009) and Nóvoa (2017). The data of this qualitative study are the written and published productions about the courses in the form of articles, book chapters and master's theses, available in digital repositories with online access. A content analysis was carried out based on categories that allowed to map and understand the education models “in action”, highlighting how the specificities of the curricula supported the students' learning. The results show that the articulation between theory and practice, a central element in the pedagogical projects of the courses, was effected (real curriculum) through a training strategy based on analyses and reflections on the experiences of students in their spaces of teaching, favoring learning processes. Este artículo analiza los conceptos y prácticas pedagógicas de dos cursos de pedagogía, en el modelo a distancia. La investigación se basa en la discusión teórica sobre el currículo en la formación docente, considerando las perspectivas de Sacristán (2000), Mckernan (2009) y Nóvoa (2017). Los datos recopilados de este estudio cualitativo son las producciones escritas y publicadas sobre los cursos en forma de artículos en publicaciones periódicas, capítulos de libros y tesis de maestría, disponibles en repositorios digitales con acceso en línea. Se realizó un análisis de contenido basado en categorías que permitieron mapear y comprender los modelos de capacitación “en acción”, destacando como las características de los planes de estudio apoyaban el aprendizaje de los estudiantes. Los resultados muestran que la articulación entre teoría y práctica, elemento central en los proyectos pedagógicos de los cursos, se realizó (currículum real) a través de una estrategia de capacitación basada en análisis y reflexiones sobre las experiencias de los estudiantes en sus espacios de enseñanza, favoreciendo los procesos de aprendizaje.  Este artigo analisa concepções e práticas pedagógicas de dois cursos de Pedagogia, realizados na modalidade a distância. A pesquisa fundamenta-se na discussão teórica sobre currículo na formação de professores, considerando as perspectivas de Sacristán (2000), Mckernan (2009) e Nóvoa (2017).  Os dados deste estudo qualitativo são as produções escritas e publicadas sobre os cursos na forma de artigos, capítulos de livros e dissertações de mestrado, disponíveis em repositórios digitais com acesso on-line. Uma análise de conteúdo foi realizada com base em categorias que permitiram mapear e compreender os modelos de formação “em ação”, destacando-se como as especificidades dos currículos sustentaram as aprendizagens dos estudantes. Os resultados evidenciam que a articulação teoria e prática, elemento central nos projetos pedagógicos dos cursos, foi efetivada (currículo real) mediante uma estratégia de formação baseada em análises e reflexões sobre as experiências dos alunos em seus espaços de docência, favorecendo os processos de aprendizagem. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2020-10-16 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/21404 Revista Educação em Questão; v. 58 n. 58 (2020): out./dez. 2020 1981-1802 0102-7735 10.21680/1981-1802.2020v58n58 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/21404/13369
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Aragón, Rosane
Zorzi, Analisa
Boff Turchielo, Luciana
spellingShingle Aragón, Rosane
Zorzi, Analisa
Boff Turchielo, Luciana
Concepções e práticas docentes: o que dizem as publicações sobre os cursos de Pedagogia a distância
author_facet Aragón, Rosane
Zorzi, Analisa
Boff Turchielo, Luciana
author_sort Aragón, Rosane
title Concepções e práticas docentes: o que dizem as publicações sobre os cursos de Pedagogia a distância
title_short Concepções e práticas docentes: o que dizem as publicações sobre os cursos de Pedagogia a distância
title_full Concepções e práticas docentes: o que dizem as publicações sobre os cursos de Pedagogia a distância
title_fullStr Concepções e práticas docentes: o que dizem as publicações sobre os cursos de Pedagogia a distância
title_full_unstemmed Concepções e práticas docentes: o que dizem as publicações sobre os cursos de Pedagogia a distância
title_sort concepções e práticas docentes: o que dizem as publicações sobre os cursos de pedagogia a distância
description This article analyzes pedagogical conceptions and practices of two Pedagogy courses, held in distance learning. The research is based on the theoretical discussion about curriculum in teacher education, considering the perspectives of Sacristán (2000), Mckernan (2009) and Nóvoa (2017). The data of this qualitative study are the written and published productions about the courses in the form of articles, book chapters and master's theses, available in digital repositories with online access. A content analysis was carried out based on categories that allowed to map and understand the education models “in action”, highlighting how the specificities of the curricula supported the students' learning. The results show that the articulation between theory and practice, a central element in the pedagogical projects of the courses, was effected (real curriculum) through a training strategy based on analyses and reflections on the experiences of students in their spaces of teaching, favoring learning processes.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2020
url https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/21404
work_keys_str_mv AT aragonrosane concepcoesepraticasdocentesoquedizemaspublicacoessobreoscursosdepedagogiaadistancia
AT zorzianalisa concepcoesepraticasdocentesoquedizemaspublicacoessobreoscursosdepedagogiaadistancia
AT boffturchieloluciana concepcoesepraticasdocentesoquedizemaspublicacoessobreoscursosdepedagogiaadistancia
_version_ 1766682780577562624