Beyond neoliberal rationality: the common and the instituting praxis as ethical-formative principles
O presente texto toma como referência os estudos de Pierre Dardot e Christian Laval para explorar o tema da formação humana situado para além dos limites da racionalidade neoliberal que impregna o atual cenário das sociedades ocidentais. Num primeiro passo, procura-se mostrar como o neoliberalismo v...
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Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
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oai:periodicos.ufrn.br:article-212912021-04-01T15:48:02Z Beyond neoliberal rationality: the common and the instituting praxis as ethical-formative principles Más allá de la racionalidad neoliberal: lo común y la praxis instituyente como principios ético-formativos Para além da racionalidade neoliberal: o comum e a práxis instituinte como princípios ético-formativos Vitório Cenci, Angelo Petry, Cleriston Racionalidade neoliberal. Formação. Comum. Práxis instituinte. Neoliberal rationality. Formation. Common. Instituting praxis. Racionalidad neoliberal. Formación. Común. Praxis instituyente. O presente texto toma como referência os estudos de Pierre Dardot e Christian Laval para explorar o tema da formação humana situado para além dos limites da racionalidade neoliberal que impregna o atual cenário das sociedades ocidentais. Num primeiro passo, procura-se mostrar como o neoliberalismo vincula um tipo de racionalidade singular e uma concepção atomizada de sujeito. Na sequência, indica-se que a ele está associada uma visão individualista de ética e uma noção usurpada de formação. Por fim, apresenta-se o princípio político do comum e o conceito de práxis instituinte concebendo-os em sentido ético-formativo. Defende-se que o princípio do comum pode ser postulado como princípio formativo e de justiça, além de ajudar a pensar o sujeito sob uma perspectiva crítica à subjetivação neoliberal. Do mesmo modo, sustenta-se que a práxis instituinte implica uma práxis intrinsecamente formativa na medida que autoproduz os sujeitos no curso da própria ação requerendo destes o efetivo envolvimento no estabelecimento das regras de seu funcionamento e na co-responsabilização por elas. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2020-08-25 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/21291 Revista Educação em Questão; v. 58 n. 56 (2020): abr./jun. 2020 1981-1802 0102-7735 10.21680/1981-1802.2020v58n56 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/21291/13127 |
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