PESQUISA-AÇÃO: O USO DE MÍDIAS EM SALA DE AULA COMO FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DE REEDUCAÇÃO AMBIENTAL
Este artigo versa sobre os resultados obtidos a partir de uma pesquisa-açáo desenvolvidano contexto de uma sala de aula de 3º ano do Ensino Fundamental I, numa EscolaMunicipal localizada na Regiáo Administrativa Norte de Natal/RN, no decorrer do anoletivo 2010. Foi partindo da compreensáo d...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/2079 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-2079 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-20792012-08-15T00:01:21Z PESQUISA-AÇÃO: O USO DE MÍDIAS EM SALA DE AULA COMO FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DE REEDUCAÇÃO AMBIENTAL de Paula, Joaracy Lima Este artigo versa sobre os resultados obtidos a partir de uma pesquisa-açáo desenvolvidano contexto de uma sala de aula de 3º ano do Ensino Fundamental I, numa EscolaMunicipal localizada na Regiáo Administrativa Norte de Natal/RN, no decorrer do anoletivo 2010. Foi partindo da compreensáo de que as condições ambientais do planeta,mídia e educaçáo estabelecem pontos e pontes de ligaçáo entre si, que nos propusemosa estudar a temática para responder a seguinte indagaçáo: Como o uso de mídias podemediar significativamente um processo de reeducaçáo ambiental e que resultados podedesencadear? Para responder a esse questionamento, nosso trabalho objetivou usarmídias impressas e eletrônicas como ferramentas didático-pedagógicas no processo dereeducaçáo ambiental, numa escola da Rede Municipal de Ensino de Natal/RN. Otrabalho se engajou nesta tentativa, em busca da renovaçáo de valores, mudança deações, transformações de ideias e exercício de discursos renovados. Entretanto,percebemos que um ano letivo, diante de tantas experiências sociais e tantos anosescolares, é insuficiente para atingir elevados níveis de mudança. Por isso, consideramosque se fazem necessários investimentos na continuidade do exercício de experiênciasreais envolvendo as crianças, nas quais conceitos teóricos possam ser elencados econfrontados com o saber do senso comum, para entáo aplicar o saber sistematizado nassituações.PA Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2012-07-31 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/2079 Revista Extensão & Sociedade; v. 1 n. 5 (2012) 2178-6054 2595-0150 por https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/2079/1509 Copyright (c) 2014 Revista Extensão e Sociedade |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
de Paula, Joaracy Lima |
spellingShingle |
de Paula, Joaracy Lima PESQUISA-AÇÃO: O USO DE MÍDIAS EM SALA DE AULA COMO FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DE REEDUCAÇÃO AMBIENTAL |
author_facet |
de Paula, Joaracy Lima |
author_sort |
de Paula, Joaracy Lima |
title |
PESQUISA-AÇÃO: O USO DE MÍDIAS EM SALA DE AULA COMO FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DE REEDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_short |
PESQUISA-AÇÃO: O USO DE MÍDIAS EM SALA DE AULA COMO FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DE REEDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_full |
PESQUISA-AÇÃO: O USO DE MÍDIAS EM SALA DE AULA COMO FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DE REEDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_fullStr |
PESQUISA-AÇÃO: O USO DE MÍDIAS EM SALA DE AULA COMO FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DE REEDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_full_unstemmed |
PESQUISA-AÇÃO: O USO DE MÍDIAS EM SALA DE AULA COMO FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DE REEDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_sort |
pesquisa-ação: o uso de mídias em sala de aula como ferramenta didático-pedagógica de reeducação ambiental |
description |
Este artigo versa sobre os resultados obtidos a partir de uma pesquisa-açáo desenvolvidano contexto de uma sala de aula de 3º ano do Ensino Fundamental I, numa EscolaMunicipal localizada na Regiáo Administrativa Norte de Natal/RN, no decorrer do anoletivo 2010. Foi partindo da compreensáo de que as condições ambientais do planeta,mídia e educaçáo estabelecem pontos e pontes de ligaçáo entre si, que nos propusemosa estudar a temática para responder a seguinte indagaçáo: Como o uso de mídias podemediar significativamente um processo de reeducaçáo ambiental e que resultados podedesencadear? Para responder a esse questionamento, nosso trabalho objetivou usarmídias impressas e eletrônicas como ferramentas didático-pedagógicas no processo dereeducaçáo ambiental, numa escola da Rede Municipal de Ensino de Natal/RN. Otrabalho se engajou nesta tentativa, em busca da renovaçáo de valores, mudança deações, transformações de ideias e exercício de discursos renovados. Entretanto,percebemos que um ano letivo, diante de tantas experiências sociais e tantos anosescolares, é insuficiente para atingir elevados níveis de mudança. Por isso, consideramosque se fazem necessários investimentos na continuidade do exercício de experiênciasreais envolvendo as crianças, nas quais conceitos teóricos possam ser elencados econfrontados com o saber do senso comum, para entáo aplicar o saber sistematizado nassituações.PA |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2012 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/2079 |
work_keys_str_mv |
AT depaulajoaracylima pesquisaacaoousodemidiasemsaladeaulacomoferramentadidaticopedagogicadereeducacaoambiental |
_version_ |
1766681946026409984 |