PESQUISA-AÇÃO: O USO DE MÍDIAS EM SALA DE AULA COMO FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DE REEDUCAÇÃO AMBIENTAL

Este artigo versa sobre os resultados obtidos a partir de uma pesquisa-açáo desenvolvidano contexto de uma sala de aula de 3º ano do Ensino Fundamental I, numa EscolaMunicipal localizada na Regiáo Administrativa Norte de Natal/RN, no decorrer do anoletivo 2010. Foi partindo da compreensáo d...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: de Paula, Joaracy Lima
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/2079
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Este artigo versa sobre os resultados obtidos a partir de uma pesquisa-açáo desenvolvidano contexto de uma sala de aula de 3º ano do Ensino Fundamental I, numa EscolaMunicipal localizada na Regiáo Administrativa Norte de Natal/RN, no decorrer do anoletivo 2010. Foi partindo da compreensáo de que as condições ambientais do planeta,mídia e educaçáo estabelecem pontos e pontes de ligaçáo entre si, que nos propusemosa estudar a temática para responder a seguinte indagaçáo: Como o uso de mídias podemediar significativamente um processo de reeducaçáo ambiental e que resultados podedesencadear? Para responder a esse questionamento, nosso trabalho objetivou usarmídias impressas e eletrônicas como ferramentas didático-pedagógicas no processo dereeducaçáo ambiental, numa escola da Rede Municipal de Ensino de Natal/RN. Otrabalho se engajou nesta tentativa, em busca da renovaçáo de valores, mudança deações, transformações de ideias e exercício de discursos renovados. Entretanto,percebemos que um ano letivo, diante de tantas experiências sociais e tantos anosescolares, é insuficiente para atingir elevados níveis de mudança. Por isso, consideramosque se fazem necessários investimentos na continuidade do exercício de experiênciasreais envolvendo as crianças, nas quais conceitos teóricos possam ser elencados econfrontados com o saber do senso comum, para entáo aplicar o saber sistematizado nassituações.PA