INFLUÊNCIAS DO CONTROLE ESTRUTURAL NA FORMAÇÃO DE ILHAS E PLANÍCIES DE INUNDAÇÃO NA REPRESA DA USINA HIDRELÉTRICA DO ESTREITO NO RIO TOCANTINS, FILADÉLFIA (TO)

As usinas hidrelétricas são o modelo dominante na produção de energia elétrica no Brasil, resultante de decisões políticas e em detrimento de outras matrizes energéticas mais eficazes e de menor custo. Neste estudo foram analisados os fatores e processos da formação de novas ilhas, planícies de inun...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Machado, Carlos Augusto, Santos, Daniel Araújo Ramos dos
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/20484
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-20484
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-204842021-05-09T21:59:24Z INFLUÊNCIAS DO CONTROLE ESTRUTURAL NA FORMAÇÃO DE ILHAS E PLANÍCIES DE INUNDAÇÃO NA REPRESA DA USINA HIDRELÉTRICA DO ESTREITO NO RIO TOCANTINS, FILADÉLFIA (TO) Machado, Carlos Augusto Santos, Daniel Araújo Ramos dos As usinas hidrelétricas são o modelo dominante na produção de energia elétrica no Brasil, resultante de decisões políticas e em detrimento de outras matrizes energéticas mais eficazes e de menor custo. Neste estudo foram analisados os fatores e processos da formação de novas ilhas, planícies de inundações e a influência das linhas de falhas atuantes na área da represa Usina Estreito situada no rio Tocantins, município de Filadélfia. A metodologia consistiu na revisão de trabalhos técnicos de hidrogeomorfologia, análise temporal das imagens de satélite e trabalhos de campo. A avaliação das informações permite inferir que o rio ainda ocupa o antigo canal com maior fluxo de água. As antigas formações fluviais reestruturaram-se com a nova dinâmica hidrogeomorfológica com a estabilização de novas planícies de inundação, reativação de paleocanais, ilhas e barras de sedimentação residual e espaços alagados. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2021-02-28 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/20484 Sociedade e Território; v. 32 n. 2 (2020): Sociedade e Território; 26-46 2177-8396 10.21680/2177-8396.2020v32n2 por https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/20484/13870 Copyright (c) 2021 Sociedade e Território
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Machado, Carlos Augusto
Santos, Daniel Araújo Ramos dos
spellingShingle Machado, Carlos Augusto
Santos, Daniel Araújo Ramos dos
INFLUÊNCIAS DO CONTROLE ESTRUTURAL NA FORMAÇÃO DE ILHAS E PLANÍCIES DE INUNDAÇÃO NA REPRESA DA USINA HIDRELÉTRICA DO ESTREITO NO RIO TOCANTINS, FILADÉLFIA (TO)
author_facet Machado, Carlos Augusto
Santos, Daniel Araújo Ramos dos
author_sort Machado, Carlos Augusto
title INFLUÊNCIAS DO CONTROLE ESTRUTURAL NA FORMAÇÃO DE ILHAS E PLANÍCIES DE INUNDAÇÃO NA REPRESA DA USINA HIDRELÉTRICA DO ESTREITO NO RIO TOCANTINS, FILADÉLFIA (TO)
title_short INFLUÊNCIAS DO CONTROLE ESTRUTURAL NA FORMAÇÃO DE ILHAS E PLANÍCIES DE INUNDAÇÃO NA REPRESA DA USINA HIDRELÉTRICA DO ESTREITO NO RIO TOCANTINS, FILADÉLFIA (TO)
title_full INFLUÊNCIAS DO CONTROLE ESTRUTURAL NA FORMAÇÃO DE ILHAS E PLANÍCIES DE INUNDAÇÃO NA REPRESA DA USINA HIDRELÉTRICA DO ESTREITO NO RIO TOCANTINS, FILADÉLFIA (TO)
title_fullStr INFLUÊNCIAS DO CONTROLE ESTRUTURAL NA FORMAÇÃO DE ILHAS E PLANÍCIES DE INUNDAÇÃO NA REPRESA DA USINA HIDRELÉTRICA DO ESTREITO NO RIO TOCANTINS, FILADÉLFIA (TO)
title_full_unstemmed INFLUÊNCIAS DO CONTROLE ESTRUTURAL NA FORMAÇÃO DE ILHAS E PLANÍCIES DE INUNDAÇÃO NA REPRESA DA USINA HIDRELÉTRICA DO ESTREITO NO RIO TOCANTINS, FILADÉLFIA (TO)
title_sort influências do controle estrutural na formação de ilhas e planícies de inundação na represa da usina hidrelétrica do estreito no rio tocantins, filadélfia (to)
description As usinas hidrelétricas são o modelo dominante na produção de energia elétrica no Brasil, resultante de decisões políticas e em detrimento de outras matrizes energéticas mais eficazes e de menor custo. Neste estudo foram analisados os fatores e processos da formação de novas ilhas, planícies de inundações e a influência das linhas de falhas atuantes na área da represa Usina Estreito situada no rio Tocantins, município de Filadélfia. A metodologia consistiu na revisão de trabalhos técnicos de hidrogeomorfologia, análise temporal das imagens de satélite e trabalhos de campo. A avaliação das informações permite inferir que o rio ainda ocupa o antigo canal com maior fluxo de água. As antigas formações fluviais reestruturaram-se com a nova dinâmica hidrogeomorfológica com a estabilização de novas planícies de inundação, reativação de paleocanais, ilhas e barras de sedimentação residual e espaços alagados.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2021
url https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/20484
work_keys_str_mv AT machadocarlosaugusto influenciasdocontroleestruturalnaformacaodeilhaseplaniciesdeinundacaonarepresadausinahidreletricadoestreitonoriotocantinsfiladelfiato
AT santosdanielaraujoramosdos influenciasdocontroleestruturalnaformacaodeilhaseplaniciesdeinundacaonarepresadausinahidreletricadoestreitonoriotocantinsfiladelfiato
_version_ 1766682572265357312