INFLUÊNCIAS DO CONTROLE ESTRUTURAL NA FORMAÇÃO DE ILHAS E PLANÍCIES DE INUNDAÇÃO NA REPRESA DA USINA HIDRELÉTRICA DO ESTREITO NO RIO TOCANTINS, FILADÉLFIA (TO)

As usinas hidrelétricas são o modelo dominante na produção de energia elétrica no Brasil, resultante de decisões políticas e em detrimento de outras matrizes energéticas mais eficazes e de menor custo. Neste estudo foram analisados os fatores e processos da formação de novas ilhas, planícies de inun...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Machado, Carlos Augusto, Santos, Daniel Araújo Ramos dos
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/20484
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:As usinas hidrelétricas são o modelo dominante na produção de energia elétrica no Brasil, resultante de decisões políticas e em detrimento de outras matrizes energéticas mais eficazes e de menor custo. Neste estudo foram analisados os fatores e processos da formação de novas ilhas, planícies de inundações e a influência das linhas de falhas atuantes na área da represa Usina Estreito situada no rio Tocantins, município de Filadélfia. A metodologia consistiu na revisão de trabalhos técnicos de hidrogeomorfologia, análise temporal das imagens de satélite e trabalhos de campo. A avaliação das informações permite inferir que o rio ainda ocupa o antigo canal com maior fluxo de água. As antigas formações fluviais reestruturaram-se com a nova dinâmica hidrogeomorfológica com a estabilização de novas planícies de inundação, reativação de paleocanais, ilhas e barras de sedimentação residual e espaços alagados.