UMA ORDEM DO DISCURSO: : ALGUNS PROCEDIMENTOS DE EXCLUSÃO NA CAMPANHA “O BRASIL QUE EU QUERO”

No Brasil, um dos acontecimentos que marcou o ano foram as eleições, em especial, a eleição para o novo presidente. Nesta ordem discursiva em torno das eleições, a Rede Globo lança a campanha “O Brasil que eu quero”, na qual telespectadores de todas as regiões do Brasil deveriam gravar um vídeo curt...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: FÁBIO PEIXOTO DE ARAUJO ANDRADE DA SILVA, MARCELO
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/RevSaridh/article/view/20465
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Descrição
Resumo:No Brasil, um dos acontecimentos que marcou o ano foram as eleições, em especial, a eleição para o novo presidente. Nesta ordem discursiva em torno das eleições, a Rede Globo lança a campanha “O Brasil que eu quero”, na qual telespectadores de todas as regiões do Brasil deveriam gravar um vídeo curto informando o que esperavam que mudasse no país. Assim, percebemos que alguns vídeos de telespectadores descontentes com algum problema que assola sua cidade/bairro foram silenciados da programação dos telejornais da referida emissora. Nesse interim, alguns desses vídeos silenciados pelos telejornais da Rede Globo ganharam popularidade graças à plataformas digitais como o YouTube.  Dessa maneira, ancorados em alguns postulados do filósofo francês Michel Foucault, dentro de uma perspectiva da Análise do Discurso francesa, este trabalho tem por objetivo realizar uma análise discursiva a partir de dois vídeos que foram excluídos da programação oficial da Rede Globo e que “viralizaram” na internet.