Genética textual: um estudo dos tipos e funções das rasuras em manuscritos de alunos recém-alfabetizados

This article analyzes the erasures that arise in textual production processes carried out in the classroom, in which pairs collaboratively write. Supported by textual genetics, through an enunciative approach, this study chooses the types and functions of erasures as categories of analysis and aims...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Rocha de Oliveira, Dayane, Felipeto, Cristina
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/20428
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-20428
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-204282022-08-15T18:53:35Z Genética textual: um estudo dos tipos e funções das rasuras em manuscritos de alunos recém-alfabetizados Rocha de Oliveira, Dayane Felipeto, Cristina This article analyzes the erasures that arise in textual production processes carried out in the classroom, in which pairs collaboratively write. Supported by textual genetics, through an enunciative approach, this study chooses the types and functions of erasures as categories of analysis and aims to: a) analyze and classify erasures in two textual creation processes in which 2nd graders participate. year of basic education, from a school in the city of Maceió, AL - Brazil - and students of the 2nd year of elementary school in a school in the city of Aveiro - Portugal, all aged 7, whose data were captured through the Ramos System , a multimodal capture device in real time and space in the classroom; b) secondly, compare and discuss the existing nomenclatures, types and functions of erasures in view of the existing variation in the area; and, c) finally, to verify which more occur, comparing Brazilian students with Portuguese students. Since the protocol for data collection used in the two countries was the same, we need to answer which functions are most used and what the erasures are in both groups. O presente artigo analisa as rasuras que surgem em processos de produção textual realizados em sala de aula dos quais participam duplas que escrevem colaborativamente. Apoiado na Genética textual, através de uma abordagem enunciativa, este estudo elege como categorias de análise os tipos e as funções de rasuras e tem por objetivos: a) a análise e classificação das rasuras em dois processos de criação textual dos quais participam alunas do 2º ano do ensino básico, de uma escola da cidade de Maceió, AL - Brasil - e alunas do 2º ano do ensino fundamental de uma escola da cidade de Aveiro - Portugal, todas com 7 anos de idade, cujos dados foram captados através do Sistema Ramos, um dispositivo de captura multimodal em tempo e espaço real da sala de aula; b) em segundo lugar, comparar e discutir as nomenclaturas, os tipos e as funções das rasuras já existentes tendo em vista a variação existente na área; e, c) por fim, verificar quais mais ocorrem, comparando alunos brasileiros com alunos portugueses. Uma vez que o protocolo para a coleta de dados utilizado nos dois países foi o mesmo, importa-nos responder quais funções são mais utilizadas e sobre o que incidem as rasuras nos dois grupos. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2021-01-25 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/20428 Revista do GELNE; v. 23 n. 1 (2021); 29-42 2236-0883 10.21680/1517-7874.2021v23n1 por https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/20428/13735 Copyright (c) 2021 Revista do GELNE http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Rocha de Oliveira, Dayane
Felipeto, Cristina
spellingShingle Rocha de Oliveira, Dayane
Felipeto, Cristina
Genética textual: um estudo dos tipos e funções das rasuras em manuscritos de alunos recém-alfabetizados
author_facet Rocha de Oliveira, Dayane
Felipeto, Cristina
author_sort Rocha de Oliveira, Dayane
title Genética textual: um estudo dos tipos e funções das rasuras em manuscritos de alunos recém-alfabetizados
title_short Genética textual: um estudo dos tipos e funções das rasuras em manuscritos de alunos recém-alfabetizados
title_full Genética textual: um estudo dos tipos e funções das rasuras em manuscritos de alunos recém-alfabetizados
title_fullStr Genética textual: um estudo dos tipos e funções das rasuras em manuscritos de alunos recém-alfabetizados
title_full_unstemmed Genética textual: um estudo dos tipos e funções das rasuras em manuscritos de alunos recém-alfabetizados
title_sort genética textual: um estudo dos tipos e funções das rasuras em manuscritos de alunos recém-alfabetizados
description This article analyzes the erasures that arise in textual production processes carried out in the classroom, in which pairs collaboratively write. Supported by textual genetics, through an enunciative approach, this study chooses the types and functions of erasures as categories of analysis and aims to: a) analyze and classify erasures in two textual creation processes in which 2nd graders participate. year of basic education, from a school in the city of Maceió, AL - Brazil - and students of the 2nd year of elementary school in a school in the city of Aveiro - Portugal, all aged 7, whose data were captured through the Ramos System , a multimodal capture device in real time and space in the classroom; b) secondly, compare and discuss the existing nomenclatures, types and functions of erasures in view of the existing variation in the area; and, c) finally, to verify which more occur, comparing Brazilian students with Portuguese students. Since the protocol for data collection used in the two countries was the same, we need to answer which functions are most used and what the erasures are in both groups.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2021
url https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/20428
work_keys_str_mv AT rochadeoliveiradayane geneticatextualumestudodostiposefuncoesdasrasurasemmanuscritosdealunosrecemalfabetizados
AT felipetocristina geneticatextualumestudodostiposefuncoesdasrasurasemmanuscritosdealunosrecemalfabetizados
_version_ 1766683416539955200