MEDIAÇÃO DE LEITURA NO CURSO MULHERES MIL: DIÁLOGOS NECESSÁRIOS

This article presents an account of the curatorship experience carried out in the FIC – “Mulheres Mil” Modality 2017.2 course offered by the Lajes IFRN Advanced Campus, the theme of which was the environment, focusing on recycling. The objective of this study was to mediate the reading of the short...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Silva, Meire Celedônio da, Alves, Marcelo Victor dos Santos, Costa, Daryjane Pereira, Martins, Maria Eduarda Alves, Costa, Dallyane Débora Pereira
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/20411
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-20411
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-204112021-11-04T00:57:23Z MEDIAÇÃO DE LEITURA NO CURSO MULHERES MIL: DIÁLOGOS NECESSÁRIOS Silva, Meire Celedônio da Alves, Marcelo Victor dos Santos Costa, Daryjane Pereira Martins, Maria Eduarda Alves Costa, Dallyane Débora Pereira This article presents an account of the curatorship experience carried out in the FIC – “Mulheres Mil” Modality 2017.2 course offered by the Lajes IFRN Advanced Campus, the theme of which was the environment, focusing on recycling. The objective of this study was to mediate the reading of the short story “O Amor”, by the author Clarice Lispector,  with the women participating in the course, bringing a moment of reading, interpretation and reflection of the text, contributing to the formation of readers. The study was based on Vygotsky's (1996) assumptions about mediation and learning, in addition to the assumptions of Socio-discursive Interactionism about the role of language in human development throughout life. The study results indicate a possible awareness of the importance of reading by both student curators and students in the course.  Este artículo consiste en presentar una descripción de la experiencia vivida en la curaduría realizada en el taller FIC – Modalidade Mulheres Mil 2017.2, cuyo tema fue el medio ambiente, centrado en el reciclaje, ofrecido por el IFRN Campus Avançado Lajes. El objetivo de este trabajo fue proponer y mediar la lectura del cuento “O Amor”, de la autora Clarice Lispector, junto a las mujeres que participaron del taller, brindando un momento de lectura, interpretación y reflexión del texto, contribuyendo para la formación de lectores. El trabajo realizado se basó en los estudios de Vygotsky (1996), en mediación y aprendizaje, además de los supuestos del Interaccionismo Sociodiscursivo, sobre el papel del lenguaje en el desarrollo humano a lo largo de la vida. El trabajo desarrollado apunta a una posible conciencia de la importancia de la lectura tanto por parte de los estudiantes curadores como de los demás estudiantes. Este artigo consiste em apresentar um relato de experiência vivenciada na curadoria realizada no curso FIC – Modalidade Mulheres Mil 2017.2, que teve como tema meio ambiente, voltado à reciclagem, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN – Campus Avançado Lajes. O objetivo deste trabalho foi mediar a leitura do conto “Amor”, de Clarice Lispector, com as mulheres participantes do curso, trazendo um momento de leitura, interpretação e reflexão do texto, contribuindo para a formação de leitores. O trabalho realizado teve como suporte os pressupostos de Vygotsky (1996), sobre mediação e aprendizagem, além dos pressupostos do Interacionismo Sociodiscursivo sobre o papel da linguagem no desenvolvimento humano ao longo da vida. O trabalho desenvolvido aponta para uma possível tomada de consciência sobre a importância da leitura tanto das estudantes curadoras quanto das estudantes cursistas.  Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2020-07-28 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/20411 Revista Extensão & Sociedade; v. 11 n. 1 (2020): Revista Extensão & Sociedade Vol. XI, 2020.1 2178-6054 2595-0150 10.21680/2178-6054.2020v11n1 por https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/20411/14946 Copyright (c) 2020 Revista Extensão & Sociedade
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Silva, Meire Celedônio da
Alves, Marcelo Victor dos Santos
Costa, Daryjane Pereira
Martins, Maria Eduarda Alves
Costa, Dallyane Débora Pereira
spellingShingle Silva, Meire Celedônio da
Alves, Marcelo Victor dos Santos
Costa, Daryjane Pereira
Martins, Maria Eduarda Alves
Costa, Dallyane Débora Pereira
MEDIAÇÃO DE LEITURA NO CURSO MULHERES MIL: DIÁLOGOS NECESSÁRIOS
author_facet Silva, Meire Celedônio da
Alves, Marcelo Victor dos Santos
Costa, Daryjane Pereira
Martins, Maria Eduarda Alves
Costa, Dallyane Débora Pereira
author_sort Silva, Meire Celedônio da
title MEDIAÇÃO DE LEITURA NO CURSO MULHERES MIL: DIÁLOGOS NECESSÁRIOS
title_short MEDIAÇÃO DE LEITURA NO CURSO MULHERES MIL: DIÁLOGOS NECESSÁRIOS
title_full MEDIAÇÃO DE LEITURA NO CURSO MULHERES MIL: DIÁLOGOS NECESSÁRIOS
title_fullStr MEDIAÇÃO DE LEITURA NO CURSO MULHERES MIL: DIÁLOGOS NECESSÁRIOS
title_full_unstemmed MEDIAÇÃO DE LEITURA NO CURSO MULHERES MIL: DIÁLOGOS NECESSÁRIOS
title_sort mediação de leitura no curso mulheres mil: diálogos necessários
description This article presents an account of the curatorship experience carried out in the FIC – “Mulheres Mil” Modality 2017.2 course offered by the Lajes IFRN Advanced Campus, the theme of which was the environment, focusing on recycling. The objective of this study was to mediate the reading of the short story “O Amor”, by the author Clarice Lispector,  with the women participating in the course, bringing a moment of reading, interpretation and reflection of the text, contributing to the formation of readers. The study was based on Vygotsky's (1996) assumptions about mediation and learning, in addition to the assumptions of Socio-discursive Interactionism about the role of language in human development throughout life. The study results indicate a possible awareness of the importance of reading by both student curators and students in the course. 
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2020
url https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/20411
work_keys_str_mv AT silvameireceledonioda mediacaodeleituranocursomulheresmildialogosnecessarios
AT alvesmarcelovictordossantos mediacaodeleituranocursomulheresmildialogosnecessarios
AT costadaryjanepereira mediacaodeleituranocursomulheresmildialogosnecessarios
AT martinsmariaeduardaalves mediacaodeleituranocursomulheresmildialogosnecessarios
AT costadallyanedeborapereira mediacaodeleituranocursomulheresmildialogosnecessarios
_version_ 1766681968943038464