Tudo acontece no jardim secreto: diálogos entre práticas sociais de inclusão e infância

In this text, from Sociology of Childhood, we aim to discuss and interpret how childhood and inclusion dialogue in the context of the film “The secret garden”, produced in 1993, under the direction of Agnieszka Holland, from an adaptation of Frances Hodgson Burnett's classic fairy tale of the s...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Hoepers, Idorlene da Silva, Vanzuita, Alexandre, Albino, Jéssica
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/20398
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-20398
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-203982021-03-31T16:02:18Z Tudo acontece no jardim secreto: diálogos entre práticas sociais de inclusão e infância Hoepers, Idorlene da Silva Vanzuita, Alexandre Albino, Jéssica Inclusão. Infância. Processos de socialização. Cultura de pares. Inclusion. Childhood. Socialization processes. Culture of peers. Inclusión. Infancia. Procesos de socialización. Cultura de pares. In this text, from Sociology of Childhood, we aim to discuss and interpret how childhood and inclusion dialogue in the context of the film “The secret garden”, produced in 1993, under the direction of Agnieszka Holland, from an adaptation of Frances Hodgson Burnett's classic fairy tale of the same name, published in 1911. The theoretical discussion is anchored in the studies of Plaisance (2004; 2005; 2006; 2010; 2015), Corsaro (2011), Sarmento (2004; 2005) and Ferreira (2004). When looking at childhood and inclusion in the perspective of the Sociology of Childhood, we see interdisciplinary dialogues concerning theoretical and conceptual trends. These complement each other and cause possibilities of miscegenation in the construction of new knowledge, especially when inclusion, childhood and imagination, in a relation of interdependence, provoke the chimera and the overcome of the traditional model of socialization processes based on culture of peers. En este texto, desde la Sociología de la Infancia, nuestro objetivo es discutir e interpretar cómo la infancia y la inclusión dialogan en el contexto de la película “El jardín secreto”, producida en 1993, bajo la dirección de Agnieszka Holland, a partir de una adaptación del clásico cuento de hadas “The Secret Garden”, de Frances Hodgson Burnett (1911). La discusión teórica está anclada en estudios de Plaisance (2004; 2005; 2006; 2010; 2015), Corsaro (2011), Sarmento (2004; 2005) e Ferreira (2004). Cuando miramos la infancia y la inclusión en la perspectiva de la Sociología de la Infancia, vemos diálogos interdisciplinarios con respecto a las tendencias teóricas y conceptuales. Estos se complementan entre sí y causan posibilidades de mestizaje en la construcción de nuevos conocimientos, especialmente cuando la inclusión, la infancia y la imaginación, en una relación de interdependencia, provocan la quimera y la superación del modelo tradicional de procesos de socialización basados en la cultura de pares. Neste texto, a partir da Sociologia da Infância, objetivamos discutir e interpretar como a infância e a inclusão dialogam no contexto do filme “O jardim secreto”, produzido em 1993, sob direção de Agnieszka Holland, a partir de uma adaptação do clássico conto de fadas “The Secret Garden”, de Frances Hodgson Burnett (1911). A discussão teórica ancora-se nos estudos de Plaisance (2004; 2005; 2006; 2010; 2015), Corsaro (2011), Sarmento (2004; 2005) e Ferreira (2004). Ao olharmos para as infâncias e a inclusão na perspectiva da Sociologia da Infância, visualizamos diálogos interdisciplinares no que diz respeito às tendências teóricas e conceituais. Estas se complementam e causam possibilidades de mestiçagem na construção de novos conhecimentos, principalmente quando a inclusão, a infância e a imaginação, numa relação de interdependência, provocam a quimera e a superação do modelo tradicional dos processos de socialização a partir da cultura de pares. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2020-09-03 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/20398 Revista Educação em Questão; v. 58 n. 57 (2020): jul./set. 2020 1981-1802 0102-7735 10.21680/1981-1802.2020v58n57 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/20398/13177
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Hoepers, Idorlene da Silva
Vanzuita, Alexandre
Albino, Jéssica
spellingShingle Hoepers, Idorlene da Silva
Vanzuita, Alexandre
Albino, Jéssica
Tudo acontece no jardim secreto: diálogos entre práticas sociais de inclusão e infância
author_facet Hoepers, Idorlene da Silva
Vanzuita, Alexandre
Albino, Jéssica
author_sort Hoepers, Idorlene da Silva
title Tudo acontece no jardim secreto: diálogos entre práticas sociais de inclusão e infância
title_short Tudo acontece no jardim secreto: diálogos entre práticas sociais de inclusão e infância
title_full Tudo acontece no jardim secreto: diálogos entre práticas sociais de inclusão e infância
title_fullStr Tudo acontece no jardim secreto: diálogos entre práticas sociais de inclusão e infância
title_full_unstemmed Tudo acontece no jardim secreto: diálogos entre práticas sociais de inclusão e infância
title_sort tudo acontece no jardim secreto: diálogos entre práticas sociais de inclusão e infância
description In this text, from Sociology of Childhood, we aim to discuss and interpret how childhood and inclusion dialogue in the context of the film “The secret garden”, produced in 1993, under the direction of Agnieszka Holland, from an adaptation of Frances Hodgson Burnett's classic fairy tale of the same name, published in 1911. The theoretical discussion is anchored in the studies of Plaisance (2004; 2005; 2006; 2010; 2015), Corsaro (2011), Sarmento (2004; 2005) and Ferreira (2004). When looking at childhood and inclusion in the perspective of the Sociology of Childhood, we see interdisciplinary dialogues concerning theoretical and conceptual trends. These complement each other and cause possibilities of miscegenation in the construction of new knowledge, especially when inclusion, childhood and imagination, in a relation of interdependence, provoke the chimera and the overcome of the traditional model of socialization processes based on culture of peers.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2020
url https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/20398
work_keys_str_mv AT hoepersidorlenedasilva tudoacontecenojardimsecretodialogosentrepraticassociaisdeinclusaoeinfancia
AT vanzuitaalexandre tudoacontecenojardimsecretodialogosentrepraticassociaisdeinclusaoeinfancia
AT albinojessica tudoacontecenojardimsecretodialogosentrepraticassociaisdeinclusaoeinfancia
_version_ 1766682776176689152