Gêneros textuais e sequência didática: ferramentas para o desenvolvimento das práticas sociais de leitura e de escrita numa perspectiva sociodiscursiva

Portuguese language teaching is still problematic, mainly, with regard to developing student skills in reading and writing proficiently, as the official documents PCN and BNCC intend. In view of this, we argue that textual genres, when mediated by significant pedagogical practices, can act in the de...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: de Sousa Martins, Suely, de Oliveira, Luiz Henrique, Nonato da Silva Salviano, Raimundo, França, José Marcos Ernesto Santana de
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/20294
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-20294
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-202942021-12-29T14:35:22Z Gêneros textuais e sequência didática: ferramentas para o desenvolvimento das práticas sociais de leitura e de escrita numa perspectiva sociodiscursiva de Sousa Martins, Suely de Oliveira, Luiz Henrique Nonato da Silva Salviano, Raimundo França, José Marcos Ernesto Santana de Portuguese language teaching is still problematic, mainly, with regard to developing student skills in reading and writing proficiently, as the official documents PCN and BNCC intend. In view of this, we argue that textual genres, when mediated by significant pedagogical practices, can act in the development of language skills, as well as can arouse the student's interest in learning and developing reading and writing skills, showing that these educational objects are not only inside the classroom, but are configured as instruments for the exercise of citizenship in the real world and in social life. Therefore, this work aims to discuss and present textual genres and the didactic sequence as tools for the development of reading and writing as social practices and discursive language for the socio-political exercise of citizenship. And to illustrate how this is possible, we propose a didactic-pedagogical application, that is, a practical use with the news textual genre, exploring the process of retextualizing a poem in a news story. This perspective of language teaching approach follows the theoretical-methodological orientation of Sociodiscursive Interactionism (ISD), from authors such as Bronckart (1999), Schneuwly and Dolz (2004). O ensino de Língua Portuguesa ainda é problemático, principalmente, no que diz respeito em desenvolver no alunado as habilidades de leitura e de escrita de forma proficiente, como pretendem os documentos oficiais PCN e BNCC. Em vista disso, defendemos que os gêneros textuais, quando mediados por práticas pedagógicas significativas, podem atuar no desenvolvimento das capacidades de linguagem, bem como podem despertar o interesse do aluno para a aprendizagem e desenvolvimento das habilidades de leitura e de escrita, evidenciando que essas atividades educativas não estão apenas dentro da sala de aula, mas que se configuram como instrumentos para o exercício de cidadania no mundo real e no convívio social. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo discutir e apresentar os gêneros textuais e a sequência didática como ferramentas para o desenvolvimento da leitura e da escrita como práticas sociais e discursivas de linguagem para o exercício sociopolítico de cidadania. E para ilustrar como isso é possível, propomos uma aplicação didático-pedagógica, ou seja, um uso prático com o gênero textual notícia, explorando o processo de retextualização de um poema em uma notícia. Essa perspectiva de abordagem de ensino de língua segue a orientação teórico-metodológica do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), a partir de autores como Bronckart (1999), Schneuwly e Dolz (2004). Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2021-02-24 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/20294 Revista do GELNE; v. 23 n. 1 (2021); 169-184 2236-0883 10.21680/1517-7874.2021v23n1 por https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/20294/13844 Copyright (c) 2021 Revista do GELNE
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author de Sousa Martins, Suely
de Oliveira, Luiz Henrique
Nonato da Silva Salviano, Raimundo
França, José Marcos Ernesto Santana de
spellingShingle de Sousa Martins, Suely
de Oliveira, Luiz Henrique
Nonato da Silva Salviano, Raimundo
França, José Marcos Ernesto Santana de
Gêneros textuais e sequência didática: ferramentas para o desenvolvimento das práticas sociais de leitura e de escrita numa perspectiva sociodiscursiva
author_facet de Sousa Martins, Suely
de Oliveira, Luiz Henrique
Nonato da Silva Salviano, Raimundo
França, José Marcos Ernesto Santana de
author_sort de Sousa Martins, Suely
title Gêneros textuais e sequência didática: ferramentas para o desenvolvimento das práticas sociais de leitura e de escrita numa perspectiva sociodiscursiva
title_short Gêneros textuais e sequência didática: ferramentas para o desenvolvimento das práticas sociais de leitura e de escrita numa perspectiva sociodiscursiva
title_full Gêneros textuais e sequência didática: ferramentas para o desenvolvimento das práticas sociais de leitura e de escrita numa perspectiva sociodiscursiva
title_fullStr Gêneros textuais e sequência didática: ferramentas para o desenvolvimento das práticas sociais de leitura e de escrita numa perspectiva sociodiscursiva
title_full_unstemmed Gêneros textuais e sequência didática: ferramentas para o desenvolvimento das práticas sociais de leitura e de escrita numa perspectiva sociodiscursiva
title_sort gêneros textuais e sequência didática: ferramentas para o desenvolvimento das práticas sociais de leitura e de escrita numa perspectiva sociodiscursiva
description Portuguese language teaching is still problematic, mainly, with regard to developing student skills in reading and writing proficiently, as the official documents PCN and BNCC intend. In view of this, we argue that textual genres, when mediated by significant pedagogical practices, can act in the development of language skills, as well as can arouse the student's interest in learning and developing reading and writing skills, showing that these educational objects are not only inside the classroom, but are configured as instruments for the exercise of citizenship in the real world and in social life. Therefore, this work aims to discuss and present textual genres and the didactic sequence as tools for the development of reading and writing as social practices and discursive language for the socio-political exercise of citizenship. And to illustrate how this is possible, we propose a didactic-pedagogical application, that is, a practical use with the news textual genre, exploring the process of retextualizing a poem in a news story. This perspective of language teaching approach follows the theoretical-methodological orientation of Sociodiscursive Interactionism (ISD), from authors such as Bronckart (1999), Schneuwly and Dolz (2004).
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2021
url https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/20294
work_keys_str_mv AT desousamartinssuely generostextuaisesequenciadidaticaferramentasparaodesenvolvimentodaspraticassociaisdeleituraedeescritanumaperspectivasociodiscursiva
AT deoliveiraluizhenrique generostextuaisesequenciadidaticaferramentasparaodesenvolvimentodaspraticassociaisdeleituraedeescritanumaperspectivasociodiscursiva
AT nonatodasilvasalvianoraimundo generostextuaisesequenciadidaticaferramentasparaodesenvolvimentodaspraticassociaisdeleituraedeescritanumaperspectivasociodiscursiva
AT francajosemarcosernestosantanade generostextuaisesequenciadidaticaferramentasparaodesenvolvimentodaspraticassociaisdeleituraedeescritanumaperspectivasociodiscursiva
_version_ 1766683416360648704