Processo de captação de conhecimento: um estudo em indústrias do Estado do Paraná

The purpose of this text was to verify how manufacturing industries in the State of Paraná,which use the Toyota Production System, carry out the process of capturing and retainingknowledge of their employees. What supports and justifies the study is the importance thatexists in knowing the scenario...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Santos, Aguinaldo Ferreira, Razzolini Filho, Edelvino
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/19899
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spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-198992021-08-30T18:42:33Z Processo de captação de conhecimento: um estudo em indústrias do Estado do Paraná Santos, Aguinaldo Ferreira Razzolini Filho, Edelvino Knowledge management. Knowledge conversion. Tacit Knowledge. Explicit Knowledge. Organizational Learning Conversão de conhecimento Conhecimento Tácito Conhecimento Explícito Aprendizagem Organizacional Gestão do Conhecimento The purpose of this text was to verify how manufacturing industries in the State of Paraná,which use the Toyota Production System, carry out the process of capturing and retainingknowledge of their employees. What supports and justifies the study is the importance thatexists in knowing the scenario in which companies are inserted, their competitors, theirdifficulties, and points for improvement. To achieve the objective and clarify the proposedproblem, a quantitative methodology was adopted, with primary data obtained by appliedresearch and secondary data obtained from the observation of companies through onlinesites. The study was carried out in manufacturing industries, with more than twentyemployees, in the State of Paraná. Regarding the results, it was found that the respondents,in general, characterize the company in which they work as a potential source of informationin the form of acquired knowledge, and that they are registered for future use, in the formof “lessons learned”. It remained evident that the companies responding to the survey usetools to capture and retain the knowledge of their employees. In addition, it was possible tocharacterize companies as facilitators of knowledge exchange environments amongemployees, as there are spaces available for the socialization of employees, asrecommended by the SECI model by Nonaka and Takeuchi (1997). Finally, the survey showedthat respondents point to their companies as “facilitators” of knowledge management andtheir respective conversion, applying the SECI model of knowledge management O objetivo deste texto foi verificar como indústrias de transformação no Estado do Paraná, que utilizam o Sistema Toyota de Produção, realizam o processo de captação e retenção de conhecimento dos seus colaboradores. O que embasa e justifica o estudo é a importância que existe em conhecer o cenário em que as empresas estão inseridas, seus concorrentes, suas dificuldades e pontos de melhoria. Para atingir o objetivo e esclarecer o problema proposto adotou-se uma metodologia quantitativa, com dados primários obtidos pela pesquisa aplicada e dados secundários obtidos da observação das empresas através de sítios on-line. O estudo foi realizado em indústrias de transformação, com mais de vinte funcionários, no Estado do Paraná. Em relação aos resultados verificou-se que os respondentes, de uma forma geral caracterizam a empresa em que trabalham como um potencial captador das informações em forma de conhecimento adquirido e, ainda, que são registrados para uso futuro, em forma de “lições aprendidas”. Restou evidenciado que as empresas respondentes da pesquisa utilizam de ferramentas para captar e reter o conhecimento de seus colaboradores. Além disso, foi possível caracterizar as empresas como facilitadoras de ambientes de troca de conhecimento entre os funcionários, pois existe disponibilização de espaços para a socialização dos funcionários, como preconiza o modelo SECI de Nonaka e Takeuchi (1997). Por fim, a pesquisa evidenciou que os respondentes apontam suas empresas como “facilitadoras” da gestão do conhecimento e sua respectiva conversão, aplicando o modelo SECI de gestão do conhecimento. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2020-07-22 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/19899 Revista Informação na Sociedade Contemporânea; v. 4 (2020): Janeiro-Dezembro; e19899 2447-0198 10.21680/2447-0198.2020v4n1 por https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/19899/13023 Copyright (c) 2020 Aguinaldo Ferreira Santos, Edelvino Razzolini Filho
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