Estudos culturais como proposta de ensino de semântica: ressignificando a prática docente

This paper presents a reflection on cultural studies in Mother Language classes based on the Context and Scenario Semantics (SCC). As a qualitative bibliographical research, it brings a proposal of didactic-pedagogical approach, taking into consideration the cultural context as a teaching perspectiv...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Nunes, Rodrigo, Pereira, Linduarte
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/19761
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-19761
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-197612020-06-22T17:49:34Z Estudos culturais como proposta de ensino de semântica: ressignificando a prática docente Nunes, Rodrigo Pereira, Linduarte This paper presents a reflection on cultural studies in Mother Language classes based on the Context and Scenario Semantics (SCC). As a qualitative bibliographical research, it brings a proposal of didactic-pedagogical approach, taking into consideration the cultural context as a teaching perspective. Since cultural phenomena and language are inseparable elements in the constitution of meanings of words and expressions of a given community, the study aims to suggest teaching possibilities in order to develop reading proficiency and the development of skills and knowledge essential to contemporary times. To this end, it is anchored in studies by Candau (2014), Ferrarezi Jr. (2008), Rodrigues (2009) and the official documents (BRASIL, 1998; 2002; 2013), among other theoretical bases, the research deepens and updates semantic concepts in a cultural and contemporary approach of the students. language studies, valuing regional educational practices that basic education can use as a form of school literacy. O trabalho apresenta uma reflexão sobre os estudos culturais nas aulas de Língua Materna tendo como base a Semântica de Contextos e Cenários (SCC). Como pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, traz uma proposta de abordagem didático-pedagógica, levando em consideração o contexto cultural como perspectiva de ensino. Uma vez que os fenômenos culturais e a língua são elementos indissociáveis na constituição de sentidos de palavras e expressões de dada comunidade, o estudo objetiva sugerir possibilidades de ensino com vistas a desenvolver a proficiência leitora e o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos essenciais à contemporaneidade. Para tanto, ancora-se em estudos realizados por Candau (2014), Ferrarezi Jr. (2008), Rodrigues (2009) e nos documentos oficiais (BRASIL, 1998; 2002; 2013), entre outras bases teóricas. A pesquisa aprofunda e atualiza conceitos semânticos numa abordagem cultural e contemporânea dos estudos linguísticos, valorizando práticas educativas regionais que a educação básica poderá utilizar como forma de letramento escolar. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2020-06-09 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/19761 Revista do GELNE; v. 22 n. 2 (2020); 63-77 2236-0883 10.21680/1517-7874.2020v22n2 por https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/19761/12840 Copyright (c) 2020 Revista do GELNE
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Nunes, Rodrigo
Pereira, Linduarte
spellingShingle Nunes, Rodrigo
Pereira, Linduarte
Estudos culturais como proposta de ensino de semântica: ressignificando a prática docente
author_facet Nunes, Rodrigo
Pereira, Linduarte
author_sort Nunes, Rodrigo
title Estudos culturais como proposta de ensino de semântica: ressignificando a prática docente
title_short Estudos culturais como proposta de ensino de semântica: ressignificando a prática docente
title_full Estudos culturais como proposta de ensino de semântica: ressignificando a prática docente
title_fullStr Estudos culturais como proposta de ensino de semântica: ressignificando a prática docente
title_full_unstemmed Estudos culturais como proposta de ensino de semântica: ressignificando a prática docente
title_sort estudos culturais como proposta de ensino de semântica: ressignificando a prática docente
description This paper presents a reflection on cultural studies in Mother Language classes based on the Context and Scenario Semantics (SCC). As a qualitative bibliographical research, it brings a proposal of didactic-pedagogical approach, taking into consideration the cultural context as a teaching perspective. Since cultural phenomena and language are inseparable elements in the constitution of meanings of words and expressions of a given community, the study aims to suggest teaching possibilities in order to develop reading proficiency and the development of skills and knowledge essential to contemporary times. To this end, it is anchored in studies by Candau (2014), Ferrarezi Jr. (2008), Rodrigues (2009) and the official documents (BRASIL, 1998; 2002; 2013), among other theoretical bases, the research deepens and updates semantic concepts in a cultural and contemporary approach of the students. language studies, valuing regional educational practices that basic education can use as a form of school literacy.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2020
url https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/19761
work_keys_str_mv AT nunesrodrigo estudosculturaiscomopropostadeensinodesemanticaressignificandoapraticadocente
AT pereiralinduarte estudosculturaiscomopropostadeensinodesemanticaressignificandoapraticadocente
_version_ 1766683414153396224