A LUDICIDADE COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL NO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E DROGAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Introduction: Oral health education has an important impact on CAPS AD users' awareness. The nature of substance abuse, licit or illicit, has a devastating effect on the oral tissues and damage to quality of life. Objective: The objective of this paper is to describe a game building workshop to...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Vieira Alves , Caroline, Alves da Silva , Tatiane, Euler de Sousa Lucena , Eudes
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/19753
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-19753
record_format ojs
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Vieira Alves , Caroline
Alves da Silva , Tatiane
Euler de Sousa Lucena , Eudes
spellingShingle Vieira Alves , Caroline
Alves da Silva , Tatiane
Euler de Sousa Lucena , Eudes
A LUDICIDADE COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL NO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E DROGAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
author_facet Vieira Alves , Caroline
Alves da Silva , Tatiane
Euler de Sousa Lucena , Eudes
author_sort Vieira Alves , Caroline
title A LUDICIDADE COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL NO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E DROGAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_short A LUDICIDADE COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL NO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E DROGAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_full A LUDICIDADE COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL NO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E DROGAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_fullStr A LUDICIDADE COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL NO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E DROGAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_full_unstemmed A LUDICIDADE COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL NO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E DROGAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_sort ludicidade como estratégia de educação em saúde bucal no centro de atenção psicossocial álcool e drogas: relato de experiência
description Introduction: Oral health education has an important impact on CAPS AD users' awareness. The nature of substance abuse, licit or illicit, has a devastating effect on the oral tissues and damage to quality of life. Objective: The objective of this paper is to describe a game building workshop to promote oral health care at CAPS AD at Caicó/RN. Methodology: The game building workshop took place during May 2019 at the residents' experience of the EMCM/UFRN Multiprofessional Primary Care Residency Program at CAPS AD. The activity was conducted by the resident dentist and used the space of handicraft workshops, which were part of the service routine. Results: Four educational games were produced and a board with oral hygiene guidelines, which remained available to the users of the service. Conclusions: This activity, besides being an opportunity for creative leisure, can help the fixation of oral health education contents that are addressed within the game, encourages discussion on the topic and encourages self-care, reinforcing and guiding good hygiene practices.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2021
url https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/19753
work_keys_str_mv AT vieiraalvescaroline aludicidadecomoestrategiadeeducacaoemsaudebucalnocentrodeatencaopsicossocialalcooledrogasrelatodeexperiencia
AT alvesdasilvatatiane aludicidadecomoestrategiadeeducacaoemsaudebucalnocentrodeatencaopsicossocialalcooledrogasrelatodeexperiencia
AT eulerdesousalucenaeudes aludicidadecomoestrategiadeeducacaoemsaudebucalnocentrodeatencaopsicossocialalcooledrogasrelatodeexperiencia
AT vieiraalvescaroline ludicidadecomoestrategiadeeducacaoemsaudebucalnocentrodeatencaopsicossocialalcooledrogasrelatodeexperiencia
AT alvesdasilvatatiane ludicidadecomoestrategiadeeducacaoemsaudebucalnocentrodeatencaopsicossocialalcooledrogasrelatodeexperiencia
AT eulerdesousalucenaeudes ludicidadecomoestrategiadeeducacaoemsaudebucalnocentrodeatencaopsicossocialalcooledrogasrelatodeexperiencia
_version_ 1766683195796881408
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-197532021-06-23T11:33:41Z A LUDICIDADE COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL NO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E DROGAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA Vieira Alves , Caroline Alves da Silva , Tatiane Euler de Sousa Lucena , Eudes Introduction: Oral health education has an important impact on CAPS AD users' awareness. The nature of substance abuse, licit or illicit, has a devastating effect on the oral tissues and damage to quality of life. Objective: The objective of this paper is to describe a game building workshop to promote oral health care at CAPS AD at Caicó/RN. Methodology: The game building workshop took place during May 2019 at the residents' experience of the EMCM/UFRN Multiprofessional Primary Care Residency Program at CAPS AD. The activity was conducted by the resident dentist and used the space of handicraft workshops, which were part of the service routine. Results: Four educational games were produced and a board with oral hygiene guidelines, which remained available to the users of the service. Conclusions: This activity, besides being an opportunity for creative leisure, can help the fixation of oral health education contents that are addressed within the game, encourages discussion on the topic and encourages self-care, reinforcing and guiding good hygiene practices. Introducción: La educación en salud oral tiene un impacto importante en la conciencia de los usuarios de CAPS AD. La naturaleza del abuso de sustancias, lícita o ilícita, tiene un efecto devastador en los tejidos orales y daña la calidad de vida. Objetivo: El objetivo de este trabajo es describir un taller de construcción de juegos para promover el cuidado de la salud bucal en CAPS AD de Caicó/RN. Metodología: El taller de construcción de juegos tuvo lugar durante mayo de 2019 en la experiencia de los residentes del Programa de residencia de atención primaria multiprofesional EMCM/UFRN en el CAPS AD. La actividad fue realizada por el dentista residente y utilizó el espacio de talleres de artesanía, que formaban parte de la rutina de servicio. Resultados: Se produjeron cuatro juegos educativos y un tablero con pautas de higiene oral, que estaban disponibles para los usuarios del servicio. Conclusiones: Esta actividad, además de ser una oportunidad para el ocio creativo, puede facilitar la fijación de los contenidos de educación para la salud oral que se abordan dentro del juego, fomenta la discusión sobre el tema y fomenta el autocuidado, reforzando y guiando las buenas prácticas de higiene. Introdução: A educação em saúde bucal tem um papel importante na conscientização dos usuários do CAPS AD. A natureza das substâncias de abuso, lícitas ou ilícitas causam um efeito devastador para os tecidos bucais e prejuízo à qualidade de vida. Objetivo: O objetivo deste trabalho é descrever uma oficina de construção de jogos para promover o cuidado em saúde bucal no CAPS AD da cidade de Caicó/RN. Metodologia: A oficina de construção de jogos ocorreu durante o mês de maio de 2019 na vivência dos residentes, do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica da EMCM/UFRN no CAPS AD. A atividade foi conduzida pela dentista residente e utilizou-se o espaço das oficinas de artesanato, que faziam parte da rotina do serviço. Resultados: Foram produzidos quatro jogos educativos e um quadro com orientações de higiene bucal, que ficaram disponíveis para os usuários do serviço. Conclusões: Essa atividade além de ser uma oportunidade de ócio criativo pode facilitar a fixação dos conteúdos da educação em saúde bucal que são abordados dentro do jogo, incentiva a discussão sobre o tema e estimula o autocuidado, reforçando e orientando as boas práticas de higiene. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2021-01-16 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/19753 Revista Ciência Plural; v. 7 n. 1 (2021): Revista Ciência Plural; 177-190 2446-7286 10.21680/2446-7286.2021v7n1 por https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/19753/13728 Copyright (c) 2021 Revista Ciência Plural