PIBIB e RP: um olhar de professores de espanhol em formação na UFS
Este trabalho está situado na área da Linguística Aplicada, com foco na formação de professores de espanhol. Tem como objetivo analisar as impressões dos graduandos dos Cursos de Letras/ Espanhol e Letras Português/ Espanhol da Universidade Federal de Sergipe que tenham experiência de participação n...
Na minha lista:
Principais autores: | , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/19412 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-19412 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-194122020-06-22T17:49:48Z PIBIB e RP: um olhar de professores de espanhol em formação na UFS Cristina Vicente da Silva Matos, Doris dos Anjos Santos Rosa, Acassia Este trabalho está situado na área da Linguística Aplicada, com foco na formação de professores de espanhol. Tem como objetivo analisar as impressões dos graduandos dos Cursos de Letras/ Espanhol e Letras Português/ Espanhol da Universidade Federal de Sergipe que tenham experiência de participação nos seguintes projetos de formação inicial de professores: o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e o Programa de Residência Pedagógica. A abordagem metodológica seguida é qualitativo-interpretativa e o corpus de investigação é composto por questionário aplicado a graduandos que participaram do PIBID e participavam, no momento da aplicação, do RP. Como resultados, evidenciamos os motivos que levam os graduandos a participarem dos projetos, bem como quais são as percepções dos futuros professores em relação aos dois programas, além de mensurar o papel que os programas ocupam na graduação e como a aproximação entre teoria e prática se efetiva na realização dos projetos. As conclusões apontam que ambos programas são importantes na formação inicial dos professores, oportunizando experiências docentes em níveis diferentes e convergindo para a melhoria na qualidade da formação de professores ainda na graduação, por meio de uma vivência escolar de uma forma ampla, articulando além da teoria e prática, também a ação da práxis pedagógica (FREIRE, 1970). Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2020-05-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/19412 Revista do GELNE; v. 22 n. 2 (2020); 26-38 2236-0883 10.21680/1517-7874.2020v22n2 por https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/19412/12775 Copyright (c) 2020 Revista do GELNE |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Cristina Vicente da Silva Matos, Doris dos Anjos Santos Rosa, Acassia |
spellingShingle |
Cristina Vicente da Silva Matos, Doris dos Anjos Santos Rosa, Acassia PIBIB e RP: um olhar de professores de espanhol em formação na UFS |
author_facet |
Cristina Vicente da Silva Matos, Doris dos Anjos Santos Rosa, Acassia |
author_sort |
Cristina Vicente da Silva Matos, Doris |
title |
PIBIB e RP: um olhar de professores de espanhol em formação na UFS |
title_short |
PIBIB e RP: um olhar de professores de espanhol em formação na UFS |
title_full |
PIBIB e RP: um olhar de professores de espanhol em formação na UFS |
title_fullStr |
PIBIB e RP: um olhar de professores de espanhol em formação na UFS |
title_full_unstemmed |
PIBIB e RP: um olhar de professores de espanhol em formação na UFS |
title_sort |
pibib e rp: um olhar de professores de espanhol em formação na ufs |
description |
Este trabalho está situado na área da Linguística Aplicada, com foco na formação de professores de espanhol. Tem como objetivo analisar as impressões dos graduandos dos Cursos de Letras/ Espanhol e Letras Português/ Espanhol da Universidade Federal de Sergipe que tenham experiência de participação nos seguintes projetos de formação inicial de professores: o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e o Programa de Residência Pedagógica. A abordagem metodológica seguida é qualitativo-interpretativa e o corpus de investigação é composto por questionário aplicado a graduandos que participaram do PIBID e participavam, no momento da aplicação, do RP. Como resultados, evidenciamos os motivos que levam os graduandos a participarem dos projetos, bem como quais são as percepções dos futuros professores em relação aos dois programas, além de mensurar o papel que os programas ocupam na graduação e como a aproximação entre teoria e prática se efetiva na realização dos projetos. As conclusões apontam que ambos programas são importantes na formação inicial dos professores, oportunizando experiências docentes em níveis diferentes e convergindo para a melhoria na qualidade da formação de professores ainda na graduação, por meio de uma vivência escolar de uma forma ampla, articulando além da teoria e prática, também a ação da práxis pedagógica (FREIRE, 1970).
|
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2020 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/19412 |
work_keys_str_mv |
AT cristinavicentedasilvamatosdoris pibiberpumolhardeprofessoresdeespanholemformacaonaufs AT dosanjossantosrosaacassia pibiberpumolhardeprofessoresdeespanholemformacaonaufs |
_version_ |
1766683413029322752 |