PIBIB e RP: um olhar de professores de espanhol em formação na UFS

Este trabalho está situado na área da Linguística Aplicada, com foco na formação de professores de espanhol. Tem como objetivo analisar as impressões dos graduandos dos Cursos de Letras/ Espanhol e Letras Português/ Espanhol da Universidade Federal de Sergipe que tenham experiência de participação n...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Cristina Vicente da Silva Matos, Doris, dos Anjos Santos Rosa, Acassia
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/19412
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-19412
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-194122020-06-22T17:49:48Z PIBIB e RP: um olhar de professores de espanhol em formação na UFS Cristina Vicente da Silva Matos, Doris dos Anjos Santos Rosa, Acassia Este trabalho está situado na área da Linguística Aplicada, com foco na formação de professores de espanhol. Tem como objetivo analisar as impressões dos graduandos dos Cursos de Letras/ Espanhol e Letras Português/ Espanhol da Universidade Federal de Sergipe que tenham experiência de participação nos seguintes projetos de formação inicial de professores: o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e o Programa de Residência Pedagógica. A abordagem metodológica seguida é qualitativo-interpretativa e o corpus de investigação é composto por questionário aplicado a graduandos que participaram do PIBID e participavam, no momento da aplicação, do RP. Como resultados, evidenciamos os motivos que levam os graduandos a participarem dos projetos, bem como quais são as percepções dos futuros professores em relação aos dois programas, além de mensurar o papel que os programas ocupam na graduação e como a aproximação entre teoria e prática se efetiva na realização dos projetos. As conclusões apontam que ambos programas são importantes na formação inicial dos professores, oportunizando experiências docentes em níveis diferentes e convergindo para a melhoria na qualidade da formação de professores ainda na graduação, por meio de uma vivência escolar de uma forma ampla, articulando além da teoria e prática, também a ação da práxis pedagógica (FREIRE, 1970).   Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2020-05-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/19412 Revista do GELNE; v. 22 n. 2 (2020); 26-38 2236-0883 10.21680/1517-7874.2020v22n2 por https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/19412/12775 Copyright (c) 2020 Revista do GELNE
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Cristina Vicente da Silva Matos, Doris
dos Anjos Santos Rosa, Acassia
spellingShingle Cristina Vicente da Silva Matos, Doris
dos Anjos Santos Rosa, Acassia
PIBIB e RP: um olhar de professores de espanhol em formação na UFS
author_facet Cristina Vicente da Silva Matos, Doris
dos Anjos Santos Rosa, Acassia
author_sort Cristina Vicente da Silva Matos, Doris
title PIBIB e RP: um olhar de professores de espanhol em formação na UFS
title_short PIBIB e RP: um olhar de professores de espanhol em formação na UFS
title_full PIBIB e RP: um olhar de professores de espanhol em formação na UFS
title_fullStr PIBIB e RP: um olhar de professores de espanhol em formação na UFS
title_full_unstemmed PIBIB e RP: um olhar de professores de espanhol em formação na UFS
title_sort pibib e rp: um olhar de professores de espanhol em formação na ufs
description Este trabalho está situado na área da Linguística Aplicada, com foco na formação de professores de espanhol. Tem como objetivo analisar as impressões dos graduandos dos Cursos de Letras/ Espanhol e Letras Português/ Espanhol da Universidade Federal de Sergipe que tenham experiência de participação nos seguintes projetos de formação inicial de professores: o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e o Programa de Residência Pedagógica. A abordagem metodológica seguida é qualitativo-interpretativa e o corpus de investigação é composto por questionário aplicado a graduandos que participaram do PIBID e participavam, no momento da aplicação, do RP. Como resultados, evidenciamos os motivos que levam os graduandos a participarem dos projetos, bem como quais são as percepções dos futuros professores em relação aos dois programas, além de mensurar o papel que os programas ocupam na graduação e como a aproximação entre teoria e prática se efetiva na realização dos projetos. As conclusões apontam que ambos programas são importantes na formação inicial dos professores, oportunizando experiências docentes em níveis diferentes e convergindo para a melhoria na qualidade da formação de professores ainda na graduação, por meio de uma vivência escolar de uma forma ampla, articulando além da teoria e prática, também a ação da práxis pedagógica (FREIRE, 1970).  
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2020
url https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/19412
work_keys_str_mv AT cristinavicentedasilvamatosdoris pibiberpumolhardeprofessoresdeespanholemformacaonaufs
AT dosanjossantosrosaacassia pibiberpumolhardeprofessoresdeespanholemformacaonaufs
_version_ 1766683413029322752