Compreender para retextualizar: investigando a retextualização em um resumo escrito conjuntamente

Retextualization is seen as a great tool to work with discourse genres, as it is the production of a new text from one or more base text(s). In order to improve the discussions about this theme, this article seeks to investigate how the comprehension factor is presented in the textual production pro...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: de Melo Pereira, Márcia Helena, Martins Pinchemel Amorim, Marina
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/19296
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-19296
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-192962020-06-22T17:49:58Z Compreender para retextualizar: investigando a retextualização em um resumo escrito conjuntamente de Melo Pereira, Márcia Helena Martins Pinchemel Amorim, Marina Retextualization is seen as a great tool to work with discourse genres, as it is the production of a new text from one or more base text(s). In order to improve the discussions about this theme, this article seeks to investigate how the comprehension factor is presented in the textual production process of a resume written by a pair of university students, based on the essay by Toledo (1994). Therefore, we analyze the text from a procedural look, that is, from its genesis. We are theoretically based on Flower and Hayes (1981), Prado (2019), Bakhtin (1997), Marcuschi (2010), Matencio (2002), Dell’Isola (2007), Machado (2010), Paviani (2010) and Koch and Travaglia (2015). Data analysis evidenced that comprehension is a fundamental factor in the retextualization process, being one of its basic characteristics so that the process is not considered mechanical. A retextualização é tida como uma grande ferramenta para o trabalho com os gêneros do discurso, visto que se trata da produção de um novo texto a partir de um ou mais texto(s)-base. No intuito de ampliar as discussões a respeito dessa temática, este artigo busca investigar como se apresenta o fator compreensão no processo de produção textual de um resumo escrito por uma dupla de estudantes universitários, a partir do ensaio de Toledo (1994). Para tanto, analisamos o texto a partir de um olhar processual, ou seja, de sua gênese. Fundamentamo-nos teoricamente em Flower e Hayes (1981), Prado (2019), Bakhtin (1997), Marcuschi (2010), Matencio (2002), Dell’Isola (2007), Machado (2010), Paviani (2010) e Koch e Travaglia (2015). A análise dos dados evidenciou que a compreensão é um fator fundamental no processo de retextualização, sendo uma de suas características basilares para que o processo não seja considerado mecânico. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2020-04-30 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/19296 Revista do GELNE; v. 22 n. 1 (2020); 172-187 2236-0883 10.21680/1517-7874.2020v22n1 por https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/19296/12730 Copyright (c) 2020 Revista do GELNE
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author de Melo Pereira, Márcia Helena
Martins Pinchemel Amorim, Marina
spellingShingle de Melo Pereira, Márcia Helena
Martins Pinchemel Amorim, Marina
Compreender para retextualizar: investigando a retextualização em um resumo escrito conjuntamente
author_facet de Melo Pereira, Márcia Helena
Martins Pinchemel Amorim, Marina
author_sort de Melo Pereira, Márcia Helena
title Compreender para retextualizar: investigando a retextualização em um resumo escrito conjuntamente
title_short Compreender para retextualizar: investigando a retextualização em um resumo escrito conjuntamente
title_full Compreender para retextualizar: investigando a retextualização em um resumo escrito conjuntamente
title_fullStr Compreender para retextualizar: investigando a retextualização em um resumo escrito conjuntamente
title_full_unstemmed Compreender para retextualizar: investigando a retextualização em um resumo escrito conjuntamente
title_sort compreender para retextualizar: investigando a retextualização em um resumo escrito conjuntamente
description Retextualization is seen as a great tool to work with discourse genres, as it is the production of a new text from one or more base text(s). In order to improve the discussions about this theme, this article seeks to investigate how the comprehension factor is presented in the textual production process of a resume written by a pair of university students, based on the essay by Toledo (1994). Therefore, we analyze the text from a procedural look, that is, from its genesis. We are theoretically based on Flower and Hayes (1981), Prado (2019), Bakhtin (1997), Marcuschi (2010), Matencio (2002), Dell’Isola (2007), Machado (2010), Paviani (2010) and Koch and Travaglia (2015). Data analysis evidenced that comprehension is a fundamental factor in the retextualization process, being one of its basic characteristics so that the process is not considered mechanical.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2020
url https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/19296
work_keys_str_mv AT demelopereiramarciahelena compreenderpararetextualizarinvestigandoaretextualizacaoemumresumoescritoconjuntamente
AT martinspinchemelamorimmarina compreenderpararetextualizarinvestigandoaretextualizacaoemumresumoescritoconjuntamente
_version_ 1766683412093992960