PESQUISA ACADÊMICA E REALIDADE DANIFICADA: REFLEXÕES

Discute a situaçáo empírico-pragmática na qual está submersa a pesquisa acadêmica, destacando a relaçáo dialética sujeito-objeto como elementos necessários à formaçáo cultural e à humanizaçáo, desde que considerados na medida e posiçáo corretas. A exacerbaçáo da empi...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Silva, Paulo Lucas da, Silva, Ivana de Oliveira Gomes e
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/1924
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-1924
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-19242013-11-04T19:41:01Z PESQUISA ACADÊMICA E REALIDADE DANIFICADA: REFLEXÕES Silva, Paulo Lucas da Silva, Ivana de Oliveira Gomes e Discute a situaçáo empírico-pragmática na qual está submersa a pesquisa acadêmica, destacando a relaçáo dialética sujeito-objeto como elementos necessários à formaçáo cultural e à humanizaçáo, desde que considerados na medida e posiçáo corretas. A exacerbaçáo da empiria acaba por embrutecer o espírito comprometendo a produçáo da verdade, ainda que náo seja a produçáo deliberada da incorreçáo. Como prática e produçáo social, a pesquisa acadêmica acaba sendo colaboradora da situaçáo danificada em que se encontra a realidade. O retorno à teoria, tal como exalta Hegel, Adorno e Horkheimer, é uma forma de pensar a humanizaçáo na academia, sob a égide da verdade. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2012-06-12 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/1924 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação; n. 7 (2012): Saberes: Filosofia e Educação 1984-3879 por https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/1924/1352 Copyright (c) 2014 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Silva, Paulo Lucas da
Silva, Ivana de Oliveira Gomes e
spellingShingle Silva, Paulo Lucas da
Silva, Ivana de Oliveira Gomes e
PESQUISA ACADÊMICA E REALIDADE DANIFICADA: REFLEXÕES
author_facet Silva, Paulo Lucas da
Silva, Ivana de Oliveira Gomes e
author_sort Silva, Paulo Lucas da
title PESQUISA ACADÊMICA E REALIDADE DANIFICADA: REFLEXÕES
title_short PESQUISA ACADÊMICA E REALIDADE DANIFICADA: REFLEXÕES
title_full PESQUISA ACADÊMICA E REALIDADE DANIFICADA: REFLEXÕES
title_fullStr PESQUISA ACADÊMICA E REALIDADE DANIFICADA: REFLEXÕES
title_full_unstemmed PESQUISA ACADÊMICA E REALIDADE DANIFICADA: REFLEXÕES
title_sort pesquisa acadêmica e realidade danificada: reflexões
description Discute a situaçáo empírico-pragmática na qual está submersa a pesquisa acadêmica, destacando a relaçáo dialética sujeito-objeto como elementos necessários à formaçáo cultural e à humanizaçáo, desde que considerados na medida e posiçáo corretas. A exacerbaçáo da empiria acaba por embrutecer o espírito comprometendo a produçáo da verdade, ainda que náo seja a produçáo deliberada da incorreçáo. Como prática e produçáo social, a pesquisa acadêmica acaba sendo colaboradora da situaçáo danificada em que se encontra a realidade. O retorno à teoria, tal como exalta Hegel, Adorno e Horkheimer, é uma forma de pensar a humanizaçáo na academia, sob a égide da verdade.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2012
url https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/1924
work_keys_str_mv AT silvapaulolucasda pesquisaacademicaerealidadedanificadareflexoes
AT silvaivanadeoliveiragomese pesquisaacademicaerealidadedanificadareflexoes
_version_ 1766681665388675072