PESQUISA ACADÊMICA E REALIDADE DANIFICADA: REFLEXÕES
Discute a situaçáo empírico-pragmática na qual está submersa a pesquisa acadêmica, destacando a relaçáo dialética sujeito-objeto como elementos necessários à formaçáo cultural e à humanizaçáo, desde que considerados na medida e posiçáo corretas. A exacerbaçáo da empi...
Na minha lista:
Principais autores: | , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/1924 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-1924 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-19242013-11-04T19:41:01Z PESQUISA ACADÊMICA E REALIDADE DANIFICADA: REFLEXÕES Silva, Paulo Lucas da Silva, Ivana de Oliveira Gomes e Discute a situaçáo empírico-pragmática na qual está submersa a pesquisa acadêmica, destacando a relaçáo dialética sujeito-objeto como elementos necessários à formaçáo cultural e à humanizaçáo, desde que considerados na medida e posiçáo corretas. A exacerbaçáo da empiria acaba por embrutecer o espírito comprometendo a produçáo da verdade, ainda que náo seja a produçáo deliberada da incorreçáo. Como prática e produçáo social, a pesquisa acadêmica acaba sendo colaboradora da situaçáo danificada em que se encontra a realidade. O retorno à teoria, tal como exalta Hegel, Adorno e Horkheimer, é uma forma de pensar a humanizaçáo na academia, sob a égide da verdade. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2012-06-12 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/1924 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação; n. 7 (2012): Saberes: Filosofia e Educação 1984-3879 por https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/1924/1352 Copyright (c) 2014 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Silva, Paulo Lucas da Silva, Ivana de Oliveira Gomes e |
spellingShingle |
Silva, Paulo Lucas da Silva, Ivana de Oliveira Gomes e PESQUISA ACADÊMICA E REALIDADE DANIFICADA: REFLEXÕES |
author_facet |
Silva, Paulo Lucas da Silva, Ivana de Oliveira Gomes e |
author_sort |
Silva, Paulo Lucas da |
title |
PESQUISA ACADÊMICA E REALIDADE DANIFICADA: REFLEXÕES |
title_short |
PESQUISA ACADÊMICA E REALIDADE DANIFICADA: REFLEXÕES |
title_full |
PESQUISA ACADÊMICA E REALIDADE DANIFICADA: REFLEXÕES |
title_fullStr |
PESQUISA ACADÊMICA E REALIDADE DANIFICADA: REFLEXÕES |
title_full_unstemmed |
PESQUISA ACADÊMICA E REALIDADE DANIFICADA: REFLEXÕES |
title_sort |
pesquisa acadêmica e realidade danificada: reflexões |
description |
Discute a situaçáo empírico-pragmática na qual está submersa a pesquisa acadêmica, destacando a relaçáo dialética sujeito-objeto como elementos necessários à formaçáo cultural e à humanizaçáo, desde que considerados na medida e posiçáo corretas. A exacerbaçáo da empiria acaba por embrutecer o espírito comprometendo a produçáo da verdade, ainda que náo seja a produçáo deliberada da incorreçáo. Como prática e produçáo social, a pesquisa acadêmica acaba sendo colaboradora da situaçáo danificada em que se encontra a realidade. O retorno à teoria, tal como exalta Hegel, Adorno e Horkheimer, é uma forma de pensar a humanizaçáo na academia, sob a égide da verdade. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2012 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/1924 |
work_keys_str_mv |
AT silvapaulolucasda pesquisaacademicaerealidadedanificadareflexoes AT silvaivanadeoliveiragomese pesquisaacademicaerealidadedanificadareflexoes |
_version_ |
1766681665388675072 |