PESQUISA ACADÊMICA E REALIDADE DANIFICADA: REFLEXÕES

Discute a situaçáo empírico-pragmática na qual está submersa a pesquisa acadêmica, destacando a relaçáo dialética sujeito-objeto como elementos necessários à formaçáo cultural e à humanizaçáo, desde que considerados na medida e posiçáo corretas. A exacerbaçáo da empi...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Silva, Paulo Lucas da, Silva, Ivana de Oliveira Gomes e
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/1924
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Descrição
Resumo:Discute a situaçáo empírico-pragmática na qual está submersa a pesquisa acadêmica, destacando a relaçáo dialética sujeito-objeto como elementos necessários à formaçáo cultural e à humanizaçáo, desde que considerados na medida e posiçáo corretas. A exacerbaçáo da empiria acaba por embrutecer o espírito comprometendo a produçáo da verdade, ainda que náo seja a produçáo deliberada da incorreçáo. Como prática e produçáo social, a pesquisa acadêmica acaba sendo colaboradora da situaçáo danificada em que se encontra a realidade. O retorno à teoria, tal como exalta Hegel, Adorno e Horkheimer, é uma forma de pensar a humanizaçáo na academia, sob a égide da verdade.