ENTRE O FILOSOFAR E A HISTÓRIA DA FILOSOFIA: O OLHAR HEGELIANO SOBRE O ENSINO DA FILOSOFIA
O debate sobre o lugar ocupado pela filosofia dentro do currículo escolar, sua especificidade, conteúdos e métodos, bem como sua relaçáo com as demais áreas do saber, náo é recente. Hegel enfrentou de frente tais questões defendendo duas posições incontornavelmente, inclusive a contrapelo...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/1920 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-1920 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-19202013-11-04T19:41:01Z ENTRE O FILOSOFAR E A HISTÓRIA DA FILOSOFIA: O OLHAR HEGELIANO SOBRE O ENSINO DA FILOSOFIA Cossetin, Vânia Lisa Fischer O debate sobre o lugar ocupado pela filosofia dentro do currículo escolar, sua especificidade, conteúdos e métodos, bem como sua relaçáo com as demais áreas do saber, náo é recente. Hegel enfrentou de frente tais questões defendendo duas posições incontornavelmente, inclusive a contrapelo da posiçáo kantiana: a de que a disciplina de filosofia pode e deve ser ensinada, e que o seu ensino deve centrar-se na história da filosofia, inclusive como condiçáo de possibilidade ao filosofar. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2012-06-12 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/1920 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação; n. 7 (2012): Saberes: Filosofia e Educação 1984-3879 por https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/1920/1348 Copyright (c) 2014 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Cossetin, Vânia Lisa Fischer |
spellingShingle |
Cossetin, Vânia Lisa Fischer ENTRE O FILOSOFAR E A HISTÓRIA DA FILOSOFIA: O OLHAR HEGELIANO SOBRE O ENSINO DA FILOSOFIA |
author_facet |
Cossetin, Vânia Lisa Fischer |
author_sort |
Cossetin, Vânia Lisa Fischer |
title |
ENTRE O FILOSOFAR E A HISTÓRIA DA FILOSOFIA: O OLHAR HEGELIANO SOBRE O ENSINO DA FILOSOFIA |
title_short |
ENTRE O FILOSOFAR E A HISTÓRIA DA FILOSOFIA: O OLHAR HEGELIANO SOBRE O ENSINO DA FILOSOFIA |
title_full |
ENTRE O FILOSOFAR E A HISTÓRIA DA FILOSOFIA: O OLHAR HEGELIANO SOBRE O ENSINO DA FILOSOFIA |
title_fullStr |
ENTRE O FILOSOFAR E A HISTÓRIA DA FILOSOFIA: O OLHAR HEGELIANO SOBRE O ENSINO DA FILOSOFIA |
title_full_unstemmed |
ENTRE O FILOSOFAR E A HISTÓRIA DA FILOSOFIA: O OLHAR HEGELIANO SOBRE O ENSINO DA FILOSOFIA |
title_sort |
entre o filosofar e a história da filosofia: o olhar hegeliano sobre o ensino da filosofia |
description |
O debate sobre o lugar ocupado pela filosofia dentro do currículo escolar, sua especificidade, conteúdos e métodos, bem como sua relaçáo com as demais áreas do saber, náo é recente. Hegel enfrentou de frente tais questões defendendo duas posições incontornavelmente, inclusive a contrapelo da posiçáo kantiana: a de que a disciplina de filosofia pode e deve ser ensinada, e que o seu ensino deve centrar-se na história da filosofia, inclusive como condiçáo de possibilidade ao filosofar. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2012 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/1920 |
work_keys_str_mv |
AT cossetinvanialisafischer entreofilosofareahistoriadafilosofiaoolharhegelianosobreoensinodafilosofia |
_version_ |
1766681664656769024 |