ENTRE O FILOSOFAR E A HISTÓRIA DA FILOSOFIA: O OLHAR HEGELIANO SOBRE O ENSINO DA FILOSOFIA

O debate sobre o lugar ocupado pela filosofia dentro do currículo escolar, sua especificidade, conteúdos e métodos, bem como sua relaçáo com as demais áreas do saber, náo é recente. Hegel enfrentou de frente tais questões defendendo duas posições incontornavelmente, inclusive a contrapelo...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Cossetin, Vânia Lisa Fischer
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/1920
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-1920
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-19202013-11-04T19:41:01Z ENTRE O FILOSOFAR E A HISTÓRIA DA FILOSOFIA: O OLHAR HEGELIANO SOBRE O ENSINO DA FILOSOFIA Cossetin, Vânia Lisa Fischer O debate sobre o lugar ocupado pela filosofia dentro do currículo escolar, sua especificidade, conteúdos e métodos, bem como sua relaçáo com as demais áreas do saber, náo é recente. Hegel enfrentou de frente tais questões defendendo duas posições incontornavelmente, inclusive a contrapelo da posiçáo kantiana: a de que a disciplina de filosofia pode e deve ser ensinada, e que o seu ensino deve centrar-se na história da filosofia, inclusive como condiçáo de possibilidade ao filosofar. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2012-06-12 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/1920 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação; n. 7 (2012): Saberes: Filosofia e Educação 1984-3879 por https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/1920/1348 Copyright (c) 2014 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Cossetin, Vânia Lisa Fischer
spellingShingle Cossetin, Vânia Lisa Fischer
ENTRE O FILOSOFAR E A HISTÓRIA DA FILOSOFIA: O OLHAR HEGELIANO SOBRE O ENSINO DA FILOSOFIA
author_facet Cossetin, Vânia Lisa Fischer
author_sort Cossetin, Vânia Lisa Fischer
title ENTRE O FILOSOFAR E A HISTÓRIA DA FILOSOFIA: O OLHAR HEGELIANO SOBRE O ENSINO DA FILOSOFIA
title_short ENTRE O FILOSOFAR E A HISTÓRIA DA FILOSOFIA: O OLHAR HEGELIANO SOBRE O ENSINO DA FILOSOFIA
title_full ENTRE O FILOSOFAR E A HISTÓRIA DA FILOSOFIA: O OLHAR HEGELIANO SOBRE O ENSINO DA FILOSOFIA
title_fullStr ENTRE O FILOSOFAR E A HISTÓRIA DA FILOSOFIA: O OLHAR HEGELIANO SOBRE O ENSINO DA FILOSOFIA
title_full_unstemmed ENTRE O FILOSOFAR E A HISTÓRIA DA FILOSOFIA: O OLHAR HEGELIANO SOBRE O ENSINO DA FILOSOFIA
title_sort entre o filosofar e a história da filosofia: o olhar hegeliano sobre o ensino da filosofia
description O debate sobre o lugar ocupado pela filosofia dentro do currículo escolar, sua especificidade, conteúdos e métodos, bem como sua relaçáo com as demais áreas do saber, náo é recente. Hegel enfrentou de frente tais questões defendendo duas posições incontornavelmente, inclusive a contrapelo da posiçáo kantiana: a de que a disciplina de filosofia pode e deve ser ensinada, e que o seu ensino deve centrar-se na história da filosofia, inclusive como condiçáo de possibilidade ao filosofar.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2012
url https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/1920
work_keys_str_mv AT cossetinvanialisafischer entreofilosofareahistoriadafilosofiaoolharhegelianosobreoensinodafilosofia
_version_ 1766681664656769024