Eleven theses on the relationship between educational psychology and school pedagogy

O objetivo do presente texto é problematizar a relação entre a ciência psicológica – em sua subárea educacional, e a ciência pedagógica destinada às instituições escolares naquilo em que ambas subsidiam o trabalho pedagógico. Colocamos em tela o enfoque histórico-cultural naquilo em que advoga a nat...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Modé Magalhães, Giselle, Márcia Martins, Lígia
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/19150
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-19150
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-191502021-04-01T16:23:34Z Eleven theses on the relationship between educational psychology and school pedagogy Once tesis sobre la relación entre la psicología educativa y la pedagogía escolar Onze teses sobre a relação entre psicologia educacional e pedagogia escolar Modé Magalhães, Giselle Márcia Martins, Lígia Psicologia educacional. Pedagogia escolar. Pedagogia histórico-crítica. Psicologia histórico-cultural. Educational psychology. School pedagogy. Historical-critical-pedagogy. Historical-cultural psychology. Psicología educacional. Pedagogía escolar. Pedagogía histórico-crítica. Psicología histórico-cultural. O objetivo do presente texto é problematizar a relação entre a ciência psicológica – em sua subárea educacional, e a ciência pedagógica destinada às instituições escolares naquilo em que ambas subsidiam o trabalho pedagógico. Colocamos em tela o enfoque histórico-cultural naquilo em que advoga a natureza do ensino desenvolvente, questão que se implica, a nosso juízo, na necessidade de aclaramento acerca da identidade e especificidades das referidas ciências ao terem a escola como lócus de suas implementações práticas. Para tanto, temos como eixo organizativo deste artigo as contribuições de Dermeval Saviani em seu texto Onze teses sobre educação e política, escrito em 1983. Por analogia ao estudo de Saviani, apresentamos aqui onze teses sobre a relação entre psicologia educacional e pedagogia escolar, as quais analisam as especificidades e semelhanças de cada uma destas ciências, assim como as posiciona na prática social. Concluímos com uma unidade mínima de análise, qual seja: é a psicologia educacional que se subordina à pedagogia escolar, e não o contrário. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2020-02-07 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/19150 Revista Educação em Questão; v. 58 n. 55 (2020): jan./mar. 2020 1981-1802 0102-7735 10.21680/1981-1802.2019v58n55 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/19150/12487
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Modé Magalhães, Giselle
Márcia Martins, Lígia
spellingShingle Modé Magalhães, Giselle
Márcia Martins, Lígia
Eleven theses on the relationship between educational psychology and school pedagogy
author_facet Modé Magalhães, Giselle
Márcia Martins, Lígia
author_sort Modé Magalhães, Giselle
title Eleven theses on the relationship between educational psychology and school pedagogy
title_short Eleven theses on the relationship between educational psychology and school pedagogy
title_full Eleven theses on the relationship between educational psychology and school pedagogy
title_fullStr Eleven theses on the relationship between educational psychology and school pedagogy
title_full_unstemmed Eleven theses on the relationship between educational psychology and school pedagogy
title_sort eleven theses on the relationship between educational psychology and school pedagogy
description O objetivo do presente texto é problematizar a relação entre a ciência psicológica – em sua subárea educacional, e a ciência pedagógica destinada às instituições escolares naquilo em que ambas subsidiam o trabalho pedagógico. Colocamos em tela o enfoque histórico-cultural naquilo em que advoga a natureza do ensino desenvolvente, questão que se implica, a nosso juízo, na necessidade de aclaramento acerca da identidade e especificidades das referidas ciências ao terem a escola como lócus de suas implementações práticas. Para tanto, temos como eixo organizativo deste artigo as contribuições de Dermeval Saviani em seu texto Onze teses sobre educação e política, escrito em 1983. Por analogia ao estudo de Saviani, apresentamos aqui onze teses sobre a relação entre psicologia educacional e pedagogia escolar, as quais analisam as especificidades e semelhanças de cada uma destas ciências, assim como as posiciona na prática social. Concluímos com uma unidade mínima de análise, qual seja: é a psicologia educacional que se subordina à pedagogia escolar, e não o contrário.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2020
url https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/19150
work_keys_str_mv AT modemagalhaesgiselle eleventhesesontherelationshipbetweeneducationalpsychologyandschoolpedagogy
AT marciamartinsligia eleventhesesontherelationshipbetweeneducationalpsychologyandschoolpedagogy
AT modemagalhaesgiselle oncetesissobrelarelacionentrelapsicologiaeducativaylapedagogiaescolar
AT marciamartinsligia oncetesissobrelarelacionentrelapsicologiaeducativaylapedagogiaescolar
AT modemagalhaesgiselle onzetesessobrearelacaoentrepsicologiaeducacionalepedagogiaescolar
AT marciamartinsligia onzetesessobrearelacaoentrepsicologiaeducacionalepedagogiaescolar
_version_ 1766682771877527552