Eleven theses on the relationship between educational psychology and school pedagogy
O objetivo do presente texto é problematizar a relação entre a ciência psicológica – em sua subárea educacional, e a ciência pedagógica destinada às instituições escolares naquilo em que ambas subsidiam o trabalho pedagógico. Colocamos em tela o enfoque histórico-cultural naquilo em que advoga a nat...
Na minha lista:
Principais autores: | , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/19150 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-19150 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-191502021-04-01T16:23:34Z Eleven theses on the relationship between educational psychology and school pedagogy Once tesis sobre la relación entre la psicología educativa y la pedagogía escolar Onze teses sobre a relação entre psicologia educacional e pedagogia escolar Modé Magalhães, Giselle Márcia Martins, Lígia Psicologia educacional. Pedagogia escolar. Pedagogia histórico-crítica. Psicologia histórico-cultural. Educational psychology. School pedagogy. Historical-critical-pedagogy. Historical-cultural psychology. Psicología educacional. Pedagogía escolar. Pedagogía histórico-crítica. Psicología histórico-cultural. O objetivo do presente texto é problematizar a relação entre a ciência psicológica – em sua subárea educacional, e a ciência pedagógica destinada às instituições escolares naquilo em que ambas subsidiam o trabalho pedagógico. Colocamos em tela o enfoque histórico-cultural naquilo em que advoga a natureza do ensino desenvolvente, questão que se implica, a nosso juízo, na necessidade de aclaramento acerca da identidade e especificidades das referidas ciências ao terem a escola como lócus de suas implementações práticas. Para tanto, temos como eixo organizativo deste artigo as contribuições de Dermeval Saviani em seu texto Onze teses sobre educação e política, escrito em 1983. Por analogia ao estudo de Saviani, apresentamos aqui onze teses sobre a relação entre psicologia educacional e pedagogia escolar, as quais analisam as especificidades e semelhanças de cada uma destas ciências, assim como as posiciona na prática social. Concluímos com uma unidade mínima de análise, qual seja: é a psicologia educacional que se subordina à pedagogia escolar, e não o contrário. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2020-02-07 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/19150 Revista Educação em Questão; v. 58 n. 55 (2020): jan./mar. 2020 1981-1802 0102-7735 10.21680/1981-1802.2019v58n55 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/19150/12487 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Modé Magalhães, Giselle Márcia Martins, Lígia |
spellingShingle |
Modé Magalhães, Giselle Márcia Martins, Lígia Eleven theses on the relationship between educational psychology and school pedagogy |
author_facet |
Modé Magalhães, Giselle Márcia Martins, Lígia |
author_sort |
Modé Magalhães, Giselle |
title |
Eleven theses on the relationship between educational psychology and school pedagogy |
title_short |
Eleven theses on the relationship between educational psychology and school pedagogy |
title_full |
Eleven theses on the relationship between educational psychology and school pedagogy |
title_fullStr |
Eleven theses on the relationship between educational psychology and school pedagogy |
title_full_unstemmed |
Eleven theses on the relationship between educational psychology and school pedagogy |
title_sort |
eleven theses on the relationship between educational psychology and school pedagogy |
description |
O objetivo do presente texto é problematizar a relação entre a ciência psicológica – em sua subárea educacional, e a ciência pedagógica destinada às instituições escolares naquilo em que ambas subsidiam o trabalho pedagógico. Colocamos em tela o enfoque histórico-cultural naquilo em que advoga a natureza do ensino desenvolvente, questão que se implica, a nosso juízo, na necessidade de aclaramento acerca da identidade e especificidades das referidas ciências ao terem a escola como lócus de suas implementações práticas. Para tanto, temos como eixo organizativo deste artigo as contribuições de Dermeval Saviani em seu texto Onze teses sobre educação e política, escrito em 1983. Por analogia ao estudo de Saviani, apresentamos aqui onze teses sobre a relação entre psicologia educacional e pedagogia escolar, as quais analisam as especificidades e semelhanças de cada uma destas ciências, assim como as posiciona na prática social. Concluímos com uma unidade mínima de análise, qual seja: é a psicologia educacional que se subordina à pedagogia escolar, e não o contrário. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2020 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/19150 |
work_keys_str_mv |
AT modemagalhaesgiselle eleventhesesontherelationshipbetweeneducationalpsychologyandschoolpedagogy AT marciamartinsligia eleventhesesontherelationshipbetweeneducationalpsychologyandschoolpedagogy AT modemagalhaesgiselle oncetesissobrelarelacionentrelapsicologiaeducativaylapedagogiaescolar AT marciamartinsligia oncetesissobrelarelacionentrelapsicologiaeducativaylapedagogiaescolar AT modemagalhaesgiselle onzetesessobrearelacaoentrepsicologiaeducacionalepedagogiaescolar AT marciamartinsligia onzetesessobrearelacaoentrepsicologiaeducacionalepedagogiaescolar |
_version_ |
1766682771877527552 |