DE QUE LADO A ARQUITETURA ESTÁ? : REFLEXÕES SOBRE ENSINO, TECNOLOGIA, CLASSE E RELAÇÕES RACIAIS
Este texto busca contextualizar a (re)inserção do saber-fazer no ensino de arquitetura e urbanismo, feita principalmente pelos canteiros experimentais, mostrando como lhe é indiscernível o debate sobre classe e raça no país, o qual nossa área tem historicamente ignorado. Desde pelo menos os anos 196...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/19142 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-19142 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-191422020-06-22T18:08:45Z DE QUE LADO A ARQUITETURA ESTÁ? : REFLEXÕES SOBRE ENSINO, TECNOLOGIA, CLASSE E RELAÇÕES RACIAIS Moassab, Andréia tecnologia; relações raciais; ensino de arquitetura e urbanismo. Este texto busca contextualizar a (re)inserção do saber-fazer no ensino de arquitetura e urbanismo, feita principalmente pelos canteiros experimentais, mostrando como lhe é indiscernível o debate sobre classe e raça no país, o qual nossa área tem historicamente ignorado. Desde pelo menos os anos 1960, Sergio Ferro tem cobrado uma necessária tomada de posição da área na luta de classes, a partir de sua primorosa análise sobre as responsabilidades de quem projeta com a exploração do trabalho no canteiro de obras. Nada mais atual, quando em meio ao caos fascista em que se encontra o país, a mesma questão ter sido feita por um candidato à presidência da república no título de seu livro recente: De que lado você está? Procuraremos, portanto, colocar em discussão uma certa aura de neutralidade construída pela área, sobretudo no debate tecnológico, pois não há mais tempo para timidez. Arquiteto e Arquiteta, de que lado você está na luta de classes e antirracista? Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2020-01-23 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares texto application/pdf https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/19142 Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente; v. 5 n. 1 (2020); 08-19 2448-296X 10.21680/2448-296X.2020v5n1 por https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/19142/12423 Copyright (c) 2020 Andréia Moassab |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Moassab, Andréia |
spellingShingle |
Moassab, Andréia DE QUE LADO A ARQUITETURA ESTÁ? : REFLEXÕES SOBRE ENSINO, TECNOLOGIA, CLASSE E RELAÇÕES RACIAIS |
author_facet |
Moassab, Andréia |
author_sort |
Moassab, Andréia |
title |
DE QUE LADO A ARQUITETURA ESTÁ? : REFLEXÕES SOBRE ENSINO, TECNOLOGIA, CLASSE E RELAÇÕES RACIAIS |
title_short |
DE QUE LADO A ARQUITETURA ESTÁ? : REFLEXÕES SOBRE ENSINO, TECNOLOGIA, CLASSE E RELAÇÕES RACIAIS |
title_full |
DE QUE LADO A ARQUITETURA ESTÁ? : REFLEXÕES SOBRE ENSINO, TECNOLOGIA, CLASSE E RELAÇÕES RACIAIS |
title_fullStr |
DE QUE LADO A ARQUITETURA ESTÁ? : REFLEXÕES SOBRE ENSINO, TECNOLOGIA, CLASSE E RELAÇÕES RACIAIS |
title_full_unstemmed |
DE QUE LADO A ARQUITETURA ESTÁ? : REFLEXÕES SOBRE ENSINO, TECNOLOGIA, CLASSE E RELAÇÕES RACIAIS |
title_sort |
de que lado a arquitetura está? : reflexões sobre ensino, tecnologia, classe e relações raciais |
description |
Este texto busca contextualizar a (re)inserção do saber-fazer no ensino de arquitetura e urbanismo, feita principalmente pelos canteiros experimentais, mostrando como lhe é indiscernível o debate sobre classe e raça no país, o qual nossa área tem historicamente ignorado. Desde pelo menos os anos 1960, Sergio Ferro tem cobrado uma necessária tomada de posição da área na luta de classes, a partir de sua primorosa análise sobre as responsabilidades de quem projeta com a exploração do trabalho no canteiro de obras. Nada mais atual, quando em meio ao caos fascista em que se encontra o país, a mesma questão ter sido feita por um candidato à presidência da república no título de seu livro recente: De que lado você está? Procuraremos, portanto, colocar em discussão uma certa aura de neutralidade construída pela área, sobretudo no debate tecnológico, pois não há mais tempo para timidez. Arquiteto e Arquiteta, de que lado você está na luta de classes e antirracista? |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2020 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/19142 |
work_keys_str_mv |
AT moassabandreia dequeladoaarquiteturaestareflexoessobreensinotecnologiaclasseerelacoesraciais |
_version_ |
1766683616156319744 |