DE QUE LADO A ARQUITETURA ESTÁ? : REFLEXÕES SOBRE ENSINO, TECNOLOGIA, CLASSE E RELAÇÕES RACIAIS

Este texto busca contextualizar a (re)inserção do saber-fazer no ensino de arquitetura e urbanismo, feita principalmente pelos canteiros experimentais, mostrando como lhe é indiscernível o debate sobre classe e raça no país, o qual nossa área tem historicamente ignorado. Desde pelo menos os anos 196...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Moassab, Andréia
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/19142
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-19142
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-191422020-06-22T18:08:45Z DE QUE LADO A ARQUITETURA ESTÁ? : REFLEXÕES SOBRE ENSINO, TECNOLOGIA, CLASSE E RELAÇÕES RACIAIS Moassab, Andréia tecnologia; relações raciais; ensino de arquitetura e urbanismo. Este texto busca contextualizar a (re)inserção do saber-fazer no ensino de arquitetura e urbanismo, feita principalmente pelos canteiros experimentais, mostrando como lhe é indiscernível o debate sobre classe e raça no país, o qual nossa área tem historicamente ignorado. Desde pelo menos os anos 1960, Sergio Ferro tem cobrado uma necessária tomada de posição da área na luta de classes, a partir de sua primorosa análise sobre as responsabilidades de quem projeta com a exploração do trabalho no canteiro de obras. Nada mais atual, quando em meio ao caos fascista em que se encontra o país, a mesma questão ter sido feita por um candidato à presidência da república no título de seu livro recente: De que lado você está? Procuraremos, portanto, colocar em discussão uma certa aura de neutralidade construída pela área, sobretudo no debate tecnológico, pois não há mais tempo para timidez. Arquiteto e Arquiteta, de que lado você está na luta de classes e antirracista? Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2020-01-23 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares texto application/pdf https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/19142 Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente; v. 5 n. 1 (2020); 08-19 2448-296X 10.21680/2448-296X.2020v5n1 por https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/19142/12423 Copyright (c) 2020 Andréia Moassab
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Moassab, Andréia
spellingShingle Moassab, Andréia
DE QUE LADO A ARQUITETURA ESTÁ? : REFLEXÕES SOBRE ENSINO, TECNOLOGIA, CLASSE E RELAÇÕES RACIAIS
author_facet Moassab, Andréia
author_sort Moassab, Andréia
title DE QUE LADO A ARQUITETURA ESTÁ? : REFLEXÕES SOBRE ENSINO, TECNOLOGIA, CLASSE E RELAÇÕES RACIAIS
title_short DE QUE LADO A ARQUITETURA ESTÁ? : REFLEXÕES SOBRE ENSINO, TECNOLOGIA, CLASSE E RELAÇÕES RACIAIS
title_full DE QUE LADO A ARQUITETURA ESTÁ? : REFLEXÕES SOBRE ENSINO, TECNOLOGIA, CLASSE E RELAÇÕES RACIAIS
title_fullStr DE QUE LADO A ARQUITETURA ESTÁ? : REFLEXÕES SOBRE ENSINO, TECNOLOGIA, CLASSE E RELAÇÕES RACIAIS
title_full_unstemmed DE QUE LADO A ARQUITETURA ESTÁ? : REFLEXÕES SOBRE ENSINO, TECNOLOGIA, CLASSE E RELAÇÕES RACIAIS
title_sort de que lado a arquitetura está? : reflexões sobre ensino, tecnologia, classe e relações raciais
description Este texto busca contextualizar a (re)inserção do saber-fazer no ensino de arquitetura e urbanismo, feita principalmente pelos canteiros experimentais, mostrando como lhe é indiscernível o debate sobre classe e raça no país, o qual nossa área tem historicamente ignorado. Desde pelo menos os anos 1960, Sergio Ferro tem cobrado uma necessária tomada de posição da área na luta de classes, a partir de sua primorosa análise sobre as responsabilidades de quem projeta com a exploração do trabalho no canteiro de obras. Nada mais atual, quando em meio ao caos fascista em que se encontra o país, a mesma questão ter sido feita por um candidato à presidência da república no título de seu livro recente: De que lado você está? Procuraremos, portanto, colocar em discussão uma certa aura de neutralidade construída pela área, sobretudo no debate tecnológico, pois não há mais tempo para timidez. Arquiteto e Arquiteta, de que lado você está na luta de classes e antirracista?
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2020
url https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/19142
work_keys_str_mv AT moassabandreia dequeladoaarquiteturaestareflexoessobreensinotecnologiaclasseerelacoesraciais
_version_ 1766683616156319744