A ARQUITETURA DA SALA DE AULA SOB A ÓTICA DOS USUÁRIOS
As salas de aula têm papel importante não apenas no bem-estar dos usuários, mas também, ao facilitar ou dificultar suas atividades, influenciando no aprendizado. Diante disso, a pesquisa investigou a percepção de professores e estudantes sobre suas salas de aula, a fim de aprimorar o espaç...
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Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
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oai:periodicos.ufrn.br:article-191262020-06-22T18:08:48Z A ARQUITETURA DA SALA DE AULA SOB A ÓTICA DOS USUÁRIOS Bernardes, Marina Garcia Lupi Vergara, Lizandra Salles Martins, Marcele arquitetura escolar projeto de sala de aula percepção dos usuários As salas de aula têm papel importante não apenas no bem-estar dos usuários, mas também, ao facilitar ou dificultar suas atividades, influenciando no aprendizado. Diante disso, a pesquisa investigou a percepção de professores e estudantes sobre suas salas de aula, a fim de aprimorar o espaço educacional e contribuir com agentes do setor da educação e com projetistas na tomada de decisões sobre o espaço físico da escola. Os dados foram coletados por meio de questionário e poema dos desejos. A amostra foi composta por 57 participantes: 33 estudantes do ensino fundamental (4º ao 7º ano) e 24 professores vinculados às suas turmas. Os resultados apontam que com os elementos inerentes à arquitetura - como janelas (acesso visual e físico a áreas externas), amplitude da sala, revestimentos, conforto térmico, acústico e lumínico - é possível tornar a sala de aula um ambiente adequado ao bem-estar dos usuários. As percepções de estudantes e professores entrevistados são convergentes no tocante à valorização do contato com vegetação e do conforto ambiental: o contato físico com a vegetação foi o único fator com avaliação inferior ao ponto médio da escala, na percepção dos docentes; para os alunos, o anseio pelo “contato com a natureza” foi um dos aspectos mais mencionados; quanto ao conforto ambiental, os professores destacaram a necessidade de melhorar a acústica, e os alunos solicitaram melhoria na iluminação. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2020-01-23 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares - application/pdf https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/19126 Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente; v. 5 n. 1 (2020); 49-61 2448-296X 10.21680/2448-296X.2020v5n1 por https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/19126/12426 Copyright (c) 2020 Marina Bernardes, Lizandra Garcia Lupi Vergara, Marcele Salles Martins |
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As salas de aula têm papel importante não apenas no bem-estar dos usuários, mas também, ao facilitar ou dificultar suas atividades, influenciando no aprendizado. Diante disso, a pesquisa investigou a percepção de professores e estudantes sobre suas salas de aula, a fim de aprimorar o espaço educacional e contribuir com agentes do setor da educação e com projetistas na tomada de decisões sobre o espaço físico da escola. Os dados foram coletados por meio de questionário e poema dos desejos. A amostra foi composta por 57 participantes: 33 estudantes do ensino fundamental (4º ao 7º ano) e 24 professores vinculados às suas turmas. Os resultados apontam que com os elementos inerentes à arquitetura - como janelas (acesso visual e físico a áreas externas), amplitude da sala, revestimentos, conforto térmico, acústico e lumínico - é possível tornar a sala de aula um ambiente adequado ao bem-estar dos usuários. As percepções de estudantes e professores entrevistados são convergentes no tocante à valorização do contato com vegetação e do conforto ambiental: o contato físico com a vegetação foi o único fator com avaliação inferior ao ponto médio da escala, na percepção dos docentes; para os alunos, o anseio pelo “contato com a natureza” foi um dos aspectos mais mencionados; quanto ao conforto ambiental, os professores destacaram a necessidade de melhorar a acústica, e os alunos solicitaram melhoria na iluminação. |
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