MENSURAÇÃO A VALOR JUSTO: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES E PROFISSIONAIS CONTÁBEIS

Os usuários das demonstrações financeiras podem tomar decisões econômicas corretas se possuírem informações contábeis de qualidade. No entanto, a obtenção da qualidade da informação não é um processo simples. Seus atributos essenciais, a relevância e representação fiel, podem ser mensurados por meio...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Melo, Clayton Levy Lima de, Lucena, Edzana Roberta Ferreira da Cunha Vieira, Niyama, Jorge Katsumi, Mól, Anderson Luiz Rezende
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/1912
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-1912
record_format ojs
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Melo, Clayton Levy Lima de
Lucena, Edzana Roberta Ferreira da Cunha Vieira
Niyama, Jorge Katsumi
Mól, Anderson Luiz Rezende
spellingShingle Melo, Clayton Levy Lima de
Lucena, Edzana Roberta Ferreira da Cunha Vieira
Niyama, Jorge Katsumi
Mól, Anderson Luiz Rezende
MENSURAÇÃO A VALOR JUSTO: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES E PROFISSIONAIS CONTÁBEIS
author_facet Melo, Clayton Levy Lima de
Lucena, Edzana Roberta Ferreira da Cunha Vieira
Niyama, Jorge Katsumi
Mól, Anderson Luiz Rezende
author_sort Melo, Clayton Levy Lima de
title MENSURAÇÃO A VALOR JUSTO: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES E PROFISSIONAIS CONTÁBEIS
title_short MENSURAÇÃO A VALOR JUSTO: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES E PROFISSIONAIS CONTÁBEIS
title_full MENSURAÇÃO A VALOR JUSTO: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES E PROFISSIONAIS CONTÁBEIS
title_fullStr MENSURAÇÃO A VALOR JUSTO: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES E PROFISSIONAIS CONTÁBEIS
title_full_unstemmed MENSURAÇÃO A VALOR JUSTO: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES E PROFISSIONAIS CONTÁBEIS
title_sort mensuração a valor justo: um estudo sobre a percepção dos professores e profissionais contábeis
description Os usuários das demonstrações financeiras podem tomar decisões econômicas corretas se possuírem informações contábeis de qualidade. No entanto, a obtenção da qualidade da informação não é um processo simples. Seus atributos essenciais, a relevância e representação fiel, podem ser mensurados por meio da análise diferencial e do efeito da utilização de diferentes modelos de mensuração, como custo histórico e valor justo. Assim, o objetivo geral do presente trabalho é analisar a opinião dos contadores e professores, de graduação e pós-graduação em Ciências Contábeis, acerca da mensuração a valor justo, conforme normas do FASB e do IASB. Através da estatística descritiva, foram analisados 258 questionários respondidos por profissionais de todas as regiões do Brasil, os quais continham 9 questões objetivas. Os principais resultados obtidos foram as sugestões de novas expressões para substituir a atual “valor justo”, como Valor de mercado corrigido, Valor intrínseco, Valor equivalente, Valor adequado de mercado ou Valor agregado; a constatação de que, para 60,1% da amostra pesquisada, a contabilidade deve utilizar múltiplus critérios de mensuração de seus itens, mesmo que isso prejudique a homogeneidade da classificação; e a verificação da existência de uma predominância de respostas coletadas que corroboram com a visão do IASB e FASB nos seguintes pontos: o valor justo é o critério de mensuração que gera as informações mais relevantes, mesmo sacrificando a objetividade e verificabilidade e a mensuração a valor justo deve utilizar os 3 níveis previstos para mensuração.   Palavras-chave: Teoria da mensuração. Valor Justo. Qualidade da informação. Relevância.   ABSTRACT   The users of financial statements may make economic decisions if they have correct accounting information quality. However, the quality of information obtained is not a simple process. His essential attributes, relevance and faithful representation, can be measured by means of differential analysis and the effect of using different measurement models, such as historical cost and fair value. Thus, the overall goal of this paper is to analyze the opinions of accountants and teachers, graduate and postgraduate courses in Accounting, on the fair value measurement, as standards of the FASB and IASB. Using descriptive statistics, 258 questionnaires were analyzed by professionals from all regions of Brazil, which contained 9 objective questions. The main results were the suggestions of new terms to replace the current "fair value" as adjusted market value, intrinsic value, equivalent value, market value or appropriate value-added, the finding that, for 60.1% of sample surveyed, accounting Multiplus should use measurement criteria of your items, even if it harms the homogeneity of the classification, and the finding of a predominance of responses collected to corroborate the view of the IASB and FASB on the following: the fair value is the measurement criterion that generates the most relevant information, even sacrificing objectivity and verifiability and fair value measurement should use the three levels provided for the measurement. Keywords: Theory of measurement. Fair Value. Quality information. Relevance. 
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2012
url https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/1912
work_keys_str_mv AT meloclaytonlevylimade mensuracaoavalorjustoumestudosobreapercepcaodosprofessoreseprofissionaiscontabeis
AT lucenaedzanarobertaferreiradacunhavieira mensuracaoavalorjustoumestudosobreapercepcaodosprofessoreseprofissionaiscontabeis
AT niyamajorgekatsumi mensuracaoavalorjustoumestudosobreapercepcaodosprofessoreseprofissionaiscontabeis
AT molandersonluizrezende mensuracaoavalorjustoumestudosobreapercepcaodosprofessoreseprofissionaiscontabeis
_version_ 1766681994974986240
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-19122019-10-09T22:35:19Z MENSURAÇÃO A VALOR JUSTO: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES E PROFISSIONAIS CONTÁBEIS Melo, Clayton Levy Lima de Lucena, Edzana Roberta Ferreira da Cunha Vieira Niyama, Jorge Katsumi Mól, Anderson Luiz Rezende Os usuários das demonstrações financeiras podem tomar decisões econômicas corretas se possuírem informações contábeis de qualidade. No entanto, a obtenção da qualidade da informação não é um processo simples. Seus atributos essenciais, a relevância e representação fiel, podem ser mensurados por meio da análise diferencial e do efeito da utilização de diferentes modelos de mensuração, como custo histórico e valor justo. Assim, o objetivo geral do presente trabalho é analisar a opinião dos contadores e professores, de graduação e pós-graduação em Ciências Contábeis, acerca da mensuração a valor justo, conforme normas do FASB e do IASB. Através da estatística descritiva, foram analisados 258 questionários respondidos por profissionais de todas as regiões do Brasil, os quais continham 9 questões objetivas. Os principais resultados obtidos foram as sugestões de novas expressões para substituir a atual “valor justo”, como Valor de mercado corrigido, Valor intrínseco, Valor equivalente, Valor adequado de mercado ou Valor agregado; a constatação de que, para 60,1% da amostra pesquisada, a contabilidade deve utilizar múltiplus critérios de mensuração de seus itens, mesmo que isso prejudique a homogeneidade da classificação; e a verificação da existência de uma predominância de respostas coletadas que corroboram com a visão do IASB e FASB nos seguintes pontos: o valor justo é o critério de mensuração que gera as informações mais relevantes, mesmo sacrificando a objetividade e verificabilidade e a mensuração a valor justo deve utilizar os 3 níveis previstos para mensuração.   Palavras-chave: Teoria da mensuração. Valor Justo. Qualidade da informação. Relevância.   ABSTRACT   The users of financial statements may make economic decisions if they have correct accounting information quality. However, the quality of information obtained is not a simple process. His essential attributes, relevance and faithful representation, can be measured by means of differential analysis and the effect of using different measurement models, such as historical cost and fair value. Thus, the overall goal of this paper is to analyze the opinions of accountants and teachers, graduate and postgraduate courses in Accounting, on the fair value measurement, as standards of the FASB and IASB. Using descriptive statistics, 258 questionnaires were analyzed by professionals from all regions of Brazil, which contained 9 objective questions. The main results were the suggestions of new terms to replace the current "fair value" as adjusted market value, intrinsic value, equivalent value, market value or appropriate value-added, the finding that, for 60.1% of sample surveyed, accounting Multiplus should use measurement criteria of your items, even if it harms the homogeneity of the classification, and the finding of a predominance of responses collected to corroborate the view of the IASB and FASB on the following: the fair value is the measurement criterion that generates the most relevant information, even sacrificing objectivity and verifiability and fair value measurement should use the three levels provided for the measurement. Keywords: Theory of measurement. Fair Value. Quality information. Relevance.  Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2012-06-08 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/1912 REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Vol. 4 No. 1 (2012): Jan./Jun.; 138-155 REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Vol. 4 Núm. 1 (2012): Jan./Jun.; 138-155 REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036; v. 4 n. 1 (2012): Jan./Jun.; 138-155 2176-9036 por https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/1912/1339 https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/1912/10136 Copyright (c) 2016 REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036