Organization and accomplishment of the teaching work: prescriptions and actions for the didactic planning

Este artigo propõe compreender como professores organizam e desenvolvem seu trabalho, diante das condições encontradas nos contextos reais. Parte da concepção da ergonomia para analisar o trabalho desenvolvido por professoras do Ensino Médio no contexto de uma escola pública. Mediante utilização de...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: De Castro Bueno, Lucimara, Bagolin Zambom, Luciana
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/18822
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-18822
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-188222021-03-26T16:49:13Z Organization and accomplishment of the teaching work: prescriptions and actions for the didactic planning Organización y realización del trabajo docente: prescripciones y acciones para la planificación didáctica Organização e realização do trabalho docente: prescrições e ações para o planejamento didático De Castro Bueno, Lucimara Bagolin Zambom, Luciana Trabalho Docente. Ergonomia. Educação básica. Ensino Médio. Este artigo propõe compreender como professores organizam e desenvolvem seu trabalho, diante das condições encontradas nos contextos reais. Parte da concepção da ergonomia para analisar o trabalho desenvolvido por professoras do Ensino Médio no contexto de uma escola pública. Mediante utilização de entrevista semiestruturada e observação de aulas, são descritos e analisados o tempo e espaço destinados ao planejamento docente. Foi possível evidenciar que o tempo destinado para planejamento é insuficiente, se considerarmos a diversidade de situações, de alunos e de turmas que as professoras atendem, e que elas não contam, na escola, com um ambiente que ofereça recursos e espaços adequados para tanto. Assim, essa ação costuma ser realizada na residência das professoras, ocupando parte considerável de seu período de descanso. Isso não parece ser registrado, nem considerado, nem contabilizado formalmente como trabalho. Portanto, o rótulo “horas de planejamento” acaba ocultando a variedade e a complexidade de ações que compõem o planejamento docente. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2020-02-27 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/18822 Revista Educação em Questão; v. 58 n. 55 (2020): jan./mar. 2020 1981-1802 0102-7735 10.21680/1981-1802.2019v58n55 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/18822/12538
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author De Castro Bueno, Lucimara
Bagolin Zambom, Luciana
spellingShingle De Castro Bueno, Lucimara
Bagolin Zambom, Luciana
Organization and accomplishment of the teaching work: prescriptions and actions for the didactic planning
author_facet De Castro Bueno, Lucimara
Bagolin Zambom, Luciana
author_sort De Castro Bueno, Lucimara
title Organization and accomplishment of the teaching work: prescriptions and actions for the didactic planning
title_short Organization and accomplishment of the teaching work: prescriptions and actions for the didactic planning
title_full Organization and accomplishment of the teaching work: prescriptions and actions for the didactic planning
title_fullStr Organization and accomplishment of the teaching work: prescriptions and actions for the didactic planning
title_full_unstemmed Organization and accomplishment of the teaching work: prescriptions and actions for the didactic planning
title_sort organization and accomplishment of the teaching work: prescriptions and actions for the didactic planning
description Este artigo propõe compreender como professores organizam e desenvolvem seu trabalho, diante das condições encontradas nos contextos reais. Parte da concepção da ergonomia para analisar o trabalho desenvolvido por professoras do Ensino Médio no contexto de uma escola pública. Mediante utilização de entrevista semiestruturada e observação de aulas, são descritos e analisados o tempo e espaço destinados ao planejamento docente. Foi possível evidenciar que o tempo destinado para planejamento é insuficiente, se considerarmos a diversidade de situações, de alunos e de turmas que as professoras atendem, e que elas não contam, na escola, com um ambiente que ofereça recursos e espaços adequados para tanto. Assim, essa ação costuma ser realizada na residência das professoras, ocupando parte considerável de seu período de descanso. Isso não parece ser registrado, nem considerado, nem contabilizado formalmente como trabalho. Portanto, o rótulo “horas de planejamento” acaba ocultando a variedade e a complexidade de ações que compõem o planejamento docente.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2020
url https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/18822
work_keys_str_mv AT decastrobuenolucimara organizationandaccomplishmentoftheteachingworkprescriptionsandactionsforthedidacticplanning
AT bagolinzambomluciana organizationandaccomplishmentoftheteachingworkprescriptionsandactionsforthedidacticplanning
AT decastrobuenolucimara organizacionyrealizaciondeltrabajodocenteprescripcionesyaccionesparalaplanificaciondidactica
AT bagolinzambomluciana organizacionyrealizaciondeltrabajodocenteprescripcionesyaccionesparalaplanificaciondidactica
AT decastrobuenolucimara organizacaoerealizacaodotrabalhodocenteprescricoeseacoesparaoplanejamentodidatico
AT bagolinzambomluciana organizacaoerealizacaodotrabalhodocenteprescricoeseacoesparaoplanejamentodidatico
_version_ 1766682769688100864