Organization and accomplishment of the teaching work: prescriptions and actions for the didactic planning
Este artigo propõe compreender como professores organizam e desenvolvem seu trabalho, diante das condições encontradas nos contextos reais. Parte da concepção da ergonomia para analisar o trabalho desenvolvido por professoras do Ensino Médio no contexto de uma escola pública. Mediante utilização de...
Na minha lista:
Principais autores: | , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/18822 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-18822 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-188222021-03-26T16:49:13Z Organization and accomplishment of the teaching work: prescriptions and actions for the didactic planning Organización y realización del trabajo docente: prescripciones y acciones para la planificación didáctica Organização e realização do trabalho docente: prescrições e ações para o planejamento didático De Castro Bueno, Lucimara Bagolin Zambom, Luciana Trabalho Docente. Ergonomia. Educação básica. Ensino Médio. Este artigo propõe compreender como professores organizam e desenvolvem seu trabalho, diante das condições encontradas nos contextos reais. Parte da concepção da ergonomia para analisar o trabalho desenvolvido por professoras do Ensino Médio no contexto de uma escola pública. Mediante utilização de entrevista semiestruturada e observação de aulas, são descritos e analisados o tempo e espaço destinados ao planejamento docente. Foi possível evidenciar que o tempo destinado para planejamento é insuficiente, se considerarmos a diversidade de situações, de alunos e de turmas que as professoras atendem, e que elas não contam, na escola, com um ambiente que ofereça recursos e espaços adequados para tanto. Assim, essa ação costuma ser realizada na residência das professoras, ocupando parte considerável de seu período de descanso. Isso não parece ser registrado, nem considerado, nem contabilizado formalmente como trabalho. Portanto, o rótulo “horas de planejamento” acaba ocultando a variedade e a complexidade de ações que compõem o planejamento docente. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2020-02-27 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/18822 Revista Educação em Questão; v. 58 n. 55 (2020): jan./mar. 2020 1981-1802 0102-7735 10.21680/1981-1802.2019v58n55 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/18822/12538 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
De Castro Bueno, Lucimara Bagolin Zambom, Luciana |
spellingShingle |
De Castro Bueno, Lucimara Bagolin Zambom, Luciana Organization and accomplishment of the teaching work: prescriptions and actions for the didactic planning |
author_facet |
De Castro Bueno, Lucimara Bagolin Zambom, Luciana |
author_sort |
De Castro Bueno, Lucimara |
title |
Organization and accomplishment of the teaching work: prescriptions and actions for the didactic planning |
title_short |
Organization and accomplishment of the teaching work: prescriptions and actions for the didactic planning |
title_full |
Organization and accomplishment of the teaching work: prescriptions and actions for the didactic planning |
title_fullStr |
Organization and accomplishment of the teaching work: prescriptions and actions for the didactic planning |
title_full_unstemmed |
Organization and accomplishment of the teaching work: prescriptions and actions for the didactic planning |
title_sort |
organization and accomplishment of the teaching work: prescriptions and actions for the didactic planning |
description |
Este artigo propõe compreender como professores organizam e desenvolvem seu trabalho, diante das condições encontradas nos contextos reais. Parte da concepção da ergonomia para analisar o trabalho desenvolvido por professoras do Ensino Médio no contexto de uma escola pública. Mediante utilização de entrevista semiestruturada e observação de aulas, são descritos e analisados o tempo e espaço destinados ao planejamento docente. Foi possível evidenciar que o tempo destinado para planejamento é insuficiente, se considerarmos a diversidade de situações, de alunos e de turmas que as professoras atendem, e que elas não contam, na escola, com um ambiente que ofereça recursos e espaços adequados para tanto. Assim, essa ação costuma ser realizada na residência das professoras, ocupando parte considerável de seu período de descanso. Isso não parece ser registrado, nem considerado, nem contabilizado formalmente como trabalho. Portanto, o rótulo “horas de planejamento” acaba ocultando a variedade e a complexidade de ações que compõem o planejamento docente. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2020 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/18822 |
work_keys_str_mv |
AT decastrobuenolucimara organizationandaccomplishmentoftheteachingworkprescriptionsandactionsforthedidacticplanning AT bagolinzambomluciana organizationandaccomplishmentoftheteachingworkprescriptionsandactionsforthedidacticplanning AT decastrobuenolucimara organizacionyrealizaciondeltrabajodocenteprescripcionesyaccionesparalaplanificaciondidactica AT bagolinzambomluciana organizacionyrealizaciondeltrabajodocenteprescripcionesyaccionesparalaplanificaciondidactica AT decastrobuenolucimara organizacaoerealizacaodotrabalhodocenteprescricoeseacoesparaoplanejamentodidatico AT bagolinzambomluciana organizacaoerealizacaodotrabalhodocenteprescricoeseacoesparaoplanejamentodidatico |
_version_ |
1766682769688100864 |