Lexicultura do sertão: uma proposta didática para estudantes da educação profissional no semiárido baiano

The school should aim to educate critical citizens who respect the cultural and linguistic diversity in which it operates. For this, it is necessary to know the speech and the culture in which it is inserted. Through the study of regional lexicography, the student can unveil the existence of the oth...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Cardoso, Elisângela, Lins, Alex
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/18717
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-18717
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-187172020-06-22T17:52:00Z Lexicultura do sertão: uma proposta didática para estudantes da educação profissional no semiárido baiano Cardoso, Elisângela Lins, Alex The school should aim to educate critical citizens who respect the cultural and linguistic diversity in which it operates. For this, it is necessary to know the speech and the culture in which it is inserted. Through the study of regional lexicography, the student can unveil the existence of the other around him, and by breaking a limited view of the language, will enable the student to develop the universe of understanding, their horizon of expectations. Thus came the proposal to hold a pedagogical workshop with first year classes of a school of Vocational and Technological Education, in the city of Uauá-BA, with the purpose of encouraging respect for speaking in the region, using as a motivation tool the research. city-specific entries. Based on these aspects the workshop process will result in the construction of a regional dictionary highlighting as lexiculture based on the authors Maria do Socorro Aragão (2010), Aparecida Negri Isquerdo (2003) and Maria Lúcia Barbosa (2009). The methodological approach used for the development of the workshop will be the interactionist partner. In this sense, this work may have positive consequences, as the students' knowledge of the world will be expanded through learning through the construction of the dictionary and the contribution to the fight against linguistic prejudice.   A escola deve ter como objetivo formar cidadãos críticos e respeitadores da diversidade cultural e linguística em que está inserida. Para isso, se faz necessário conhecer os falares e a cultura nos quais está inserido. Através do estudo da lexicografia regional, o aluno poderá desvendar a existência do outro ao seu redor, e ao romper uma visão limitada sobre a língua, possibilitará ao educando o desenvolvimento de seu universo de entendimento, seu horizonte de expectativas. Assim surgiu a proposta de realizar uma oficina pedagógica com turmas do 1º ano de uma escola de Educação Profissional e Tecnológica, na cidade de Uauá- BA, com a finalidade de incentivar o respeito ao falar próprio da região, utilizando como instrumento de motivação a pesquisa de verbetes específicos do município. Baseado nestes aspectos o processo da oficina resultará na construção de um dicionário regional destacando como fundamentação teórica a lexicultura com base nas autoras Maria do Socorro Aragão (2010), Aparecida Negri Isquerdo (2003) e Maria Lúcia Barbosa (2009). A abordagem metodológica utilizada para o desenvolvimento da oficina será a sócio interacionista. Nesse sentido, este trabalho poderá trazer consequências positivas, pois o conhecimento de mundo dos alunos inseridos na pesquisa se ampliará, através da aprendizagem por meio da construção do dicionário e da contribuição no combate ao preconceito linguístico. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2019-10-14 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/18717 Revista do GELNE; v. 22 n. 1 (2020); 3-14 2236-0883 10.21680/1517-7874.2020v22n1 por https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/18717/12147 Copyright (c) 2019 Revista do GELNE
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Cardoso, Elisângela
Lins, Alex
spellingShingle Cardoso, Elisângela
Lins, Alex
Lexicultura do sertão: uma proposta didática para estudantes da educação profissional no semiárido baiano
author_facet Cardoso, Elisângela
Lins, Alex
author_sort Cardoso, Elisângela
title Lexicultura do sertão: uma proposta didática para estudantes da educação profissional no semiárido baiano
title_short Lexicultura do sertão: uma proposta didática para estudantes da educação profissional no semiárido baiano
title_full Lexicultura do sertão: uma proposta didática para estudantes da educação profissional no semiárido baiano
title_fullStr Lexicultura do sertão: uma proposta didática para estudantes da educação profissional no semiárido baiano
title_full_unstemmed Lexicultura do sertão: uma proposta didática para estudantes da educação profissional no semiárido baiano
title_sort lexicultura do sertão: uma proposta didática para estudantes da educação profissional no semiárido baiano
description The school should aim to educate critical citizens who respect the cultural and linguistic diversity in which it operates. For this, it is necessary to know the speech and the culture in which it is inserted. Through the study of regional lexicography, the student can unveil the existence of the other around him, and by breaking a limited view of the language, will enable the student to develop the universe of understanding, their horizon of expectations. Thus came the proposal to hold a pedagogical workshop with first year classes of a school of Vocational and Technological Education, in the city of Uauá-BA, with the purpose of encouraging respect for speaking in the region, using as a motivation tool the research. city-specific entries. Based on these aspects the workshop process will result in the construction of a regional dictionary highlighting as lexiculture based on the authors Maria do Socorro Aragão (2010), Aparecida Negri Isquerdo (2003) and Maria Lúcia Barbosa (2009). The methodological approach used for the development of the workshop will be the interactionist partner. In this sense, this work may have positive consequences, as the students' knowledge of the world will be expanded through learning through the construction of the dictionary and the contribution to the fight against linguistic prejudice.  
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2019
url https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/18717
work_keys_str_mv AT cardosoelisangela lexiculturadosertaoumapropostadidaticaparaestudantesdaeducacaoprofissionalnosemiaridobaiano
AT linsalex lexiculturadosertaoumapropostadidaticaparaestudantesdaeducacaoprofissionalnosemiaridobaiano
_version_ 1766683410349162496