Leitura e mediação: uma análise das estratégias de mediação utilizadas em uma aula de leitura no 6º ano do ensino fundamental

The following paper talks about reading and educational mediation. It aims to analyze how the process of mediation occurs on a reading class for the 6th grade of elementary school. Its theory is based on the School Interactional Sociolinguistics. The paper consists of an ethnographic and qualitative...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Nogueira, Ruthlana Dutra, de Lima Arrais, Maria Nazareth
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/18538
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-18538
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-185382019-09-27T00:20:07Z Leitura e mediação: uma análise das estratégias de mediação utilizadas em uma aula de leitura no 6º ano do ensino fundamental Nogueira, Ruthlana Dutra de Lima Arrais, Maria Nazareth The following paper talks about reading and educational mediation. It aims to analyze how the process of mediation occurs on a reading class for the 6th grade of elementary school. Its theory is based on the School Interactional Sociolinguistics. The paper consists of an ethnographic and qualitative research, and its corpus was collected at the Elementary School Dr. José Dantas Pinheiro, located on the city of São João do Rio do Peixe, state of Paraíba, in a classroom of the 6th grade of elementary school. The obtained results indicate that the mediation strategies used by the teacher were productive when it comes to building the meaning of the text, since the students had the opportunity to verbalize their thoughts and be active readers during the development of the reading. Another observation is that the teacher made positive interventions during the interactive segment of the class, using the contextualization hints when developing the scaffolding process that helped students on their reading comprehension process.   KEYWORDS: School Interactional Sociolinguistics. Reading. Mediation. O presente artigo tem como tema a leitura e a mediação pedagógica. O objetivo aqui é analisar como ocorre o processo de mediação em uma aula de leitura no 6º ano do Ensino Fundamental. A fundamentação teórica é a Sociolinguística Interacionista Escolar. Trata-se de uma pesquisa etnográfica e qualitativa e o corpus foi levantado na Escola Municipal de Ensino Infantil e Educação Fundamental Dr. José Dantas Pinheiro, localizada na cidade de São João do Rio do Peixe – PB em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental. Os resultados obtidos apontam que as estratégias de mediação utilizadas pelo docente foram produtivas para a construção de sentido do texto, já que os alunos tiveram a oportunidade de verbalizar o seu pensamento e serem leitores ativos no desenvolvimento da leitura. Outro ponto é que o professor realizou intervenções positivas durante o enquadre interativo da aula, utilizando as pistas de contextualização ao desenvolver o processo de andaimagem que auxiliaram os alunos no processo de compreensão da leitura.    PALAVRAS-CHAVE: Sociolinguística Interacionista Escolar. Leitura. Mediação. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2019-09-20 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/18538 Revista do GELNE; v. 21 n. 2 (2019); 202-213 2236-0883 10.21680/1517-7874.2019v21n2 por https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/18538/12043 Copyright (c) 2019 Revista do GELNE
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Nogueira, Ruthlana Dutra
de Lima Arrais, Maria Nazareth
spellingShingle Nogueira, Ruthlana Dutra
de Lima Arrais, Maria Nazareth
Leitura e mediação: uma análise das estratégias de mediação utilizadas em uma aula de leitura no 6º ano do ensino fundamental
author_facet Nogueira, Ruthlana Dutra
de Lima Arrais, Maria Nazareth
author_sort Nogueira, Ruthlana Dutra
title Leitura e mediação: uma análise das estratégias de mediação utilizadas em uma aula de leitura no 6º ano do ensino fundamental
title_short Leitura e mediação: uma análise das estratégias de mediação utilizadas em uma aula de leitura no 6º ano do ensino fundamental
title_full Leitura e mediação: uma análise das estratégias de mediação utilizadas em uma aula de leitura no 6º ano do ensino fundamental
title_fullStr Leitura e mediação: uma análise das estratégias de mediação utilizadas em uma aula de leitura no 6º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed Leitura e mediação: uma análise das estratégias de mediação utilizadas em uma aula de leitura no 6º ano do ensino fundamental
title_sort leitura e mediação: uma análise das estratégias de mediação utilizadas em uma aula de leitura no 6º ano do ensino fundamental
description The following paper talks about reading and educational mediation. It aims to analyze how the process of mediation occurs on a reading class for the 6th grade of elementary school. Its theory is based on the School Interactional Sociolinguistics. The paper consists of an ethnographic and qualitative research, and its corpus was collected at the Elementary School Dr. José Dantas Pinheiro, located on the city of São João do Rio do Peixe, state of Paraíba, in a classroom of the 6th grade of elementary school. The obtained results indicate that the mediation strategies used by the teacher were productive when it comes to building the meaning of the text, since the students had the opportunity to verbalize their thoughts and be active readers during the development of the reading. Another observation is that the teacher made positive interventions during the interactive segment of the class, using the contextualization hints when developing the scaffolding process that helped students on their reading comprehension process.   KEYWORDS: School Interactional Sociolinguistics. Reading. Mediation.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2019
url https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/18538
work_keys_str_mv AT nogueiraruthlanadutra leituraemediacaoumaanalisedasestrategiasdemediacaoutilizadasemumaauladeleiturano6oanodoensinofundamental
AT delimaarraismarianazareth leituraemediacaoumaanalisedasestrategiasdemediacaoutilizadasemumaauladeleiturano6oanodoensinofundamental
_version_ 1766683409806000128