Notas críticas sobre as Orientações Curriculares Nacionais(OCN’s) para o Ensino de Sociologia no Ensino Médio

Trata-se de um exercício de reflexáo livre sobre as Orientações Curriculares Nacionais (OCN’S) para o ensino de Sociologia no ensino médio, tratando mais especificamente: da náo existência de uma comunidade docente específica que possa criar consensos em torno do tema; da articula...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Gomes, Ana Laudelina Ferreira
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/1851
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-1851
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-18512016-08-15T17:38:29Z Notas críticas sobre as Orientações Curriculares Nacionais(OCN’s) para o Ensino de Sociologia no Ensino Médio Gomes, Ana Laudelina Ferreira Trata-se de um exercício de reflexáo livre sobre as Orientações Curriculares Nacionais (OCN’S) para o ensino de Sociologia no ensino médio, tratando mais especificamente: da náo existência de uma comunidade docente específica que possa criar consensos em torno do tema; da articulaçáo entre sistema formador de licenciados e sistema de educaçáo médio; da situaçáo da pesquisa na área e propostas de açáo; da discussáo da criticidade ou náo da Sociologia por si mesma; da necessidade de adequaçáo de linguagem e construçáo de mediações e, por fim, do campo disciplinar, trazendo a questáo das fronteiras e do diálogo. Com isso, a autora espera provocar outras reflexões e proposições de encaminhamentos, como ela mesma faz.Palavras-chave: Orientações Curriculares Nacionais. Ensino de Sociologia no ensino médio. Licenciatura em Ciências Sociais. Pós-Graduaçáo em Ciências Sociais. Pesquisa. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2012-05-12 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/1851 Revista Cronos; v. 8 n. 2 (2007): Dossiê Ensino da sociologia do Brasil 1982-5560 1518-0689 por https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/1851/pdf_64 Copyright (c) 2014 Revista Cronos
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Gomes, Ana Laudelina Ferreira
spellingShingle Gomes, Ana Laudelina Ferreira
Notas críticas sobre as Orientações Curriculares Nacionais(OCN’s) para o Ensino de Sociologia no Ensino Médio
author_facet Gomes, Ana Laudelina Ferreira
author_sort Gomes, Ana Laudelina Ferreira
title Notas críticas sobre as Orientações Curriculares Nacionais(OCN’s) para o Ensino de Sociologia no Ensino Médio
title_short Notas críticas sobre as Orientações Curriculares Nacionais(OCN’s) para o Ensino de Sociologia no Ensino Médio
title_full Notas críticas sobre as Orientações Curriculares Nacionais(OCN’s) para o Ensino de Sociologia no Ensino Médio
title_fullStr Notas críticas sobre as Orientações Curriculares Nacionais(OCN’s) para o Ensino de Sociologia no Ensino Médio
title_full_unstemmed Notas críticas sobre as Orientações Curriculares Nacionais(OCN’s) para o Ensino de Sociologia no Ensino Médio
title_sort notas críticas sobre as orientações curriculares nacionais(ocn’s) para o ensino de sociologia no ensino médio
description Trata-se de um exercício de reflexáo livre sobre as Orientações Curriculares Nacionais (OCN’S) para o ensino de Sociologia no ensino médio, tratando mais especificamente: da náo existência de uma comunidade docente específica que possa criar consensos em torno do tema; da articulaçáo entre sistema formador de licenciados e sistema de educaçáo médio; da situaçáo da pesquisa na área e propostas de açáo; da discussáo da criticidade ou náo da Sociologia por si mesma; da necessidade de adequaçáo de linguagem e construçáo de mediações e, por fim, do campo disciplinar, trazendo a questáo das fronteiras e do diálogo. Com isso, a autora espera provocar outras reflexões e proposições de encaminhamentos, como ela mesma faz.Palavras-chave: Orientações Curriculares Nacionais. Ensino de Sociologia no ensino médio. Licenciatura em Ciências Sociais. Pós-Graduaçáo em Ciências Sociais. Pesquisa.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2012
url https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/1851
work_keys_str_mv AT gomesanalaudelinaferreira notascriticassobreasorientacoescurricularesnacionaisocnsparaoensinodesociologianoensinomedio
_version_ 1766682203093204992