Notas críticas sobre as Orientações Curriculares Nacionais(OCN’s) para o Ensino de Sociologia no Ensino Médio
Trata-se de um exercício de reflexáo livre sobre as Orientações Curriculares Nacionais (OCN’S) para o ensino de Sociologia no ensino médio, tratando mais especificamente: da náo existência de uma comunidade docente específica que possa criar consensos em torno do tema; da articula...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/1851 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-1851 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-18512016-08-15T17:38:29Z Notas críticas sobre as Orientações Curriculares Nacionais(OCN’s) para o Ensino de Sociologia no Ensino Médio Gomes, Ana Laudelina Ferreira Trata-se de um exercício de reflexáo livre sobre as Orientações Curriculares Nacionais (OCN’S) para o ensino de Sociologia no ensino médio, tratando mais especificamente: da náo existência de uma comunidade docente específica que possa criar consensos em torno do tema; da articulaçáo entre sistema formador de licenciados e sistema de educaçáo médio; da situaçáo da pesquisa na área e propostas de açáo; da discussáo da criticidade ou náo da Sociologia por si mesma; da necessidade de adequaçáo de linguagem e construçáo de mediações e, por fim, do campo disciplinar, trazendo a questáo das fronteiras e do diálogo. Com isso, a autora espera provocar outras reflexões e proposições de encaminhamentos, como ela mesma faz.Palavras-chave: Orientações Curriculares Nacionais. Ensino de Sociologia no ensino médio. Licenciatura em Ciências Sociais. Pós-Graduaçáo em Ciências Sociais. Pesquisa. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2012-05-12 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/1851 Revista Cronos; v. 8 n. 2 (2007): Dossiê Ensino da sociologia do Brasil 1982-5560 1518-0689 por https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/1851/pdf_64 Copyright (c) 2014 Revista Cronos |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Gomes, Ana Laudelina Ferreira |
spellingShingle |
Gomes, Ana Laudelina Ferreira Notas críticas sobre as Orientações Curriculares Nacionais(OCN’s) para o Ensino de Sociologia no Ensino Médio |
author_facet |
Gomes, Ana Laudelina Ferreira |
author_sort |
Gomes, Ana Laudelina Ferreira |
title |
Notas críticas sobre as Orientações Curriculares Nacionais(OCN’s) para o Ensino de Sociologia no Ensino Médio |
title_short |
Notas críticas sobre as Orientações Curriculares Nacionais(OCN’s) para o Ensino de Sociologia no Ensino Médio |
title_full |
Notas críticas sobre as Orientações Curriculares Nacionais(OCN’s) para o Ensino de Sociologia no Ensino Médio |
title_fullStr |
Notas críticas sobre as Orientações Curriculares Nacionais(OCN’s) para o Ensino de Sociologia no Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Notas críticas sobre as Orientações Curriculares Nacionais(OCN’s) para o Ensino de Sociologia no Ensino Médio |
title_sort |
notas críticas sobre as orientações curriculares nacionais(ocn’s) para o ensino de sociologia no ensino médio |
description |
Trata-se de um exercício de reflexáo livre sobre as Orientações Curriculares Nacionais (OCN’S) para o ensino de Sociologia no ensino médio, tratando mais especificamente: da náo existência de uma comunidade docente específica que possa criar consensos em torno do tema; da articulaçáo entre sistema formador de licenciados e sistema de educaçáo médio; da situaçáo da pesquisa na área e propostas de açáo; da discussáo da criticidade ou náo da Sociologia por si mesma; da necessidade de adequaçáo de linguagem e construçáo de mediações e, por fim, do campo disciplinar, trazendo a questáo das fronteiras e do diálogo. Com isso, a autora espera provocar outras reflexões e proposições de encaminhamentos, como ela mesma faz.Palavras-chave: Orientações Curriculares Nacionais. Ensino de Sociologia no ensino médio. Licenciatura em Ciências Sociais. Pós-Graduaçáo em Ciências Sociais. Pesquisa. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2012 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/1851 |
work_keys_str_mv |
AT gomesanalaudelinaferreira notascriticassobreasorientacoescurricularesnacionaisocnsparaoensinodesociologianoensinomedio |
_version_ |
1766682203093204992 |