Produção científica e produtivismo acadêmico no processo avaliativo da pós-graduação brasileira

This study aims to reflect on scientific production and academic productivism in the evaluation process of Brazilian postgraduate studies. The approach method used for the research was the deductive method since it is bibliographic research. As a result, the study discusses the relevance of scientif...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Lima, Juliane Medeiros de, Vanti, Nadia
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/bibliocanto/article/view/18423
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-18423
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-184232021-12-02T17:29:40Z Produção científica e produtivismo acadêmico no processo avaliativo da pós-graduação brasileira Lima, Juliane Medeiros de Vanti, Nadia Evaluation Scientific production Academic productivity. Avaliação Produção científica Produtivismo acadêmico This study aims to reflect on scientific production and academic productivism in the evaluation process of Brazilian postgraduate studies. The approach method used for the research was the deductive method since it is bibliographic research. As a result, the study discusses the relevance of scientific communication to the information society, the development of scientific research and scientific journals, and the popular way of evaluating scientific production in Brazil. Finally, the study concludes that a review and adequacy of evaluation criteria that distinguish scientific production and productivism is necessary, aiming at minimizing injustices and contributing to the scientific and technological growth of the country. O presente estudo tem por objetivo refletir sobre a produção científica e o produtivismo acadêmico no processo avaliativo da pós-graduação brasileira. O método de abordagem utilizado para a realização da pesquisa foi o método dedutivo, pois se trata de uma pesquisa bibliográfica. Como resultados, o estudo discute a relevância da comunicação científica para a sociedade da informação, o desenvolvimento da pesquisa científica e dos periódicos científicos e a forma atual de avaliação da produção científica no Brasil. Por fim, o estudo conclui que é necessária uma revisão e adequação de critérios avaliativos que distingam produção científica e produtivismo, visando minimizar injustiças e contribuir para o crescimento científico e tecnológico do país. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2019-12-30 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto application/pdf https://periodicos.ufrn.br/bibliocanto/article/view/18423 BiblioCanto; v. 5 n. 1 (2019); 18 - 41 2447-7842 10.21680/2427-7842.2019v5n1 por https://periodicos.ufrn.br/bibliocanto/article/view/18423/12349 Copyright (c) 2019 BiblioCanto
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Lima, Juliane Medeiros de
Vanti, Nadia
spellingShingle Lima, Juliane Medeiros de
Vanti, Nadia
Produção científica e produtivismo acadêmico no processo avaliativo da pós-graduação brasileira
author_facet Lima, Juliane Medeiros de
Vanti, Nadia
author_sort Lima, Juliane Medeiros de
title Produção científica e produtivismo acadêmico no processo avaliativo da pós-graduação brasileira
title_short Produção científica e produtivismo acadêmico no processo avaliativo da pós-graduação brasileira
title_full Produção científica e produtivismo acadêmico no processo avaliativo da pós-graduação brasileira
title_fullStr Produção científica e produtivismo acadêmico no processo avaliativo da pós-graduação brasileira
title_full_unstemmed Produção científica e produtivismo acadêmico no processo avaliativo da pós-graduação brasileira
title_sort produção científica e produtivismo acadêmico no processo avaliativo da pós-graduação brasileira
description This study aims to reflect on scientific production and academic productivism in the evaluation process of Brazilian postgraduate studies. The approach method used for the research was the deductive method since it is bibliographic research. As a result, the study discusses the relevance of scientific communication to the information society, the development of scientific research and scientific journals, and the popular way of evaluating scientific production in Brazil. Finally, the study concludes that a review and adequacy of evaluation criteria that distinguish scientific production and productivism is necessary, aiming at minimizing injustices and contributing to the scientific and technological growth of the country.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2019
url https://periodicos.ufrn.br/bibliocanto/article/view/18423
work_keys_str_mv AT limajulianemedeirosde producaocientificaeprodutivismoacademiconoprocessoavaliativodaposgraduacaobrasileira
AT vantinadia producaocientificaeprodutivismoacademiconoprocessoavaliativodaposgraduacaobrasileira
_version_ 1766681631256477696