O que temos de aprender para ensinar ciências sociais?
Com alguns exemplos no exterior e no Brasil, compara-se ao comportamento de nossa comunidade científica, e pode-se perceber o que nos falta, ou o que temos de aprender, para que o ensino de ciências sociais rompa preconceitos internos e com isso alargue suas fronteiras e conquiste legitimid...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/1841 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-1841 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-18412016-08-15T17:38:29Z O que temos de aprender para ensinar ciências sociais? Moraes, Amaury Cesar Com alguns exemplos no exterior e no Brasil, compara-se ao comportamento de nossa comunidade científica, e pode-se perceber o que nos falta, ou o que temos de aprender, para que o ensino de ciências sociais rompa preconceitos internos e com isso alargue suas fronteiras e conquiste legitimidade para além dessas fronteiras. Discute-se a formaçáo do pesquisador, do professor de nível superior e da educaçáo básica, do técnico e do administrador público que os cursos de ciências sociais vêm efetivando. Formaçáo essa que náo passa apenas por esses cursos, mas que depende também da presença do ensino das ciências sociais no nível médio. Deve-se entender a funçáo desse nível de ensino marcada pelo slogan formar o cidadáo crítico ou se pode reconhecer sua potencialidade para a produçáo de talentos ou revelaçáo de vocações? A intervençáo da comunidade científica mais ampla na explicitaçáo dos objetivos do ensino médio, e dentro desta os cientistas sociais, é condiçáo para que os cursos superiores ultrapassem dois limites de sua democratizaçáo: o elitismo e a evasáo.Palavras-chave: Ciências Sociais. Ensino médio. Formaçáo de professores. Educaçáo. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2012-05-12 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/1841 Revista Cronos; v. 8 n. 2 (2007): Dossiê Ensino da sociologia do Brasil 1982-5560 1518-0689 por https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/1841/pdf_59 Copyright (c) 2014 Revista Cronos |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Moraes, Amaury Cesar |
spellingShingle |
Moraes, Amaury Cesar O que temos de aprender para ensinar ciências sociais? |
author_facet |
Moraes, Amaury Cesar |
author_sort |
Moraes, Amaury Cesar |
title |
O que temos de aprender para ensinar ciências sociais? |
title_short |
O que temos de aprender para ensinar ciências sociais? |
title_full |
O que temos de aprender para ensinar ciências sociais? |
title_fullStr |
O que temos de aprender para ensinar ciências sociais? |
title_full_unstemmed |
O que temos de aprender para ensinar ciências sociais? |
title_sort |
o que temos de aprender para ensinar ciências sociais? |
description |
Com alguns exemplos no exterior e no Brasil, compara-se ao comportamento de nossa comunidade científica, e pode-se perceber o que nos falta, ou o que temos de aprender, para que o ensino de ciências sociais rompa preconceitos internos e com isso alargue suas fronteiras e conquiste legitimidade para além dessas fronteiras. Discute-se a formaçáo do pesquisador, do professor de nível superior e da educaçáo básica, do técnico e do administrador público que os cursos de ciências sociais vêm efetivando. Formaçáo essa que náo passa apenas por esses cursos, mas que depende também da presença do ensino das ciências sociais no nível médio. Deve-se entender a funçáo desse nível de ensino marcada pelo slogan formar o cidadáo crítico ou se pode reconhecer sua potencialidade para a produçáo de talentos ou revelaçáo de vocações? A intervençáo da comunidade científica mais ampla na explicitaçáo dos objetivos do ensino médio, e dentro desta os cientistas sociais, é condiçáo para que os cursos superiores ultrapassem dois limites de sua democratizaçáo: o elitismo e a evasáo.Palavras-chave: Ciências Sociais. Ensino médio. Formaçáo de professores. Educaçáo. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2012 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/1841 |
work_keys_str_mv |
AT moraesamaurycesar oquetemosdeaprenderparaensinarcienciassociais |
_version_ |
1766682202355007488 |