O que temos de aprender para ensinar ciências sociais?

Com alguns exemplos no exterior e no Brasil, compara-se ao comportamento de nossa comunidade científica, e pode-se perceber o que nos falta, ou o que temos de aprender, para que o ensino de ciências sociais rompa preconceitos internos e com isso alargue suas fronteiras e conquiste legitimid...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Moraes, Amaury Cesar
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/1841
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-1841
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-18412016-08-15T17:38:29Z O que temos de aprender para ensinar ciências sociais? Moraes, Amaury Cesar Com alguns exemplos no exterior e no Brasil, compara-se ao comportamento de nossa comunidade científica, e pode-se perceber o que nos falta, ou o que temos de aprender, para que o ensino de ciências sociais rompa preconceitos internos e com isso alargue suas fronteiras e conquiste legitimidade para além dessas fronteiras. Discute-se a formaçáo do pesquisador, do professor de nível superior e da educaçáo básica, do técnico e do administrador público que os cursos de ciências sociais vêm efetivando. Formaçáo essa que náo passa apenas por esses cursos, mas que depende também da presença do ensino das ciências sociais no nível médio. Deve-se entender a funçáo desse nível de ensino marcada pelo slogan formar o cidadáo crítico ou se pode reconhecer sua potencialidade para a produçáo de talentos ou revelaçáo de vocações? A intervençáo da comunidade científica mais ampla na explicitaçáo dos objetivos do ensino médio, e dentro desta os cientistas sociais, é condiçáo para que os cursos superiores ultrapassem dois limites de sua democratizaçáo: o elitismo e a evasáo.Palavras-chave: Ciências Sociais. Ensino médio. Formaçáo de professores. Educaçáo. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2012-05-12 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/1841 Revista Cronos; v. 8 n. 2 (2007): Dossiê Ensino da sociologia do Brasil 1982-5560 1518-0689 por https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/1841/pdf_59 Copyright (c) 2014 Revista Cronos
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Moraes, Amaury Cesar
spellingShingle Moraes, Amaury Cesar
O que temos de aprender para ensinar ciências sociais?
author_facet Moraes, Amaury Cesar
author_sort Moraes, Amaury Cesar
title O que temos de aprender para ensinar ciências sociais?
title_short O que temos de aprender para ensinar ciências sociais?
title_full O que temos de aprender para ensinar ciências sociais?
title_fullStr O que temos de aprender para ensinar ciências sociais?
title_full_unstemmed O que temos de aprender para ensinar ciências sociais?
title_sort o que temos de aprender para ensinar ciências sociais?
description Com alguns exemplos no exterior e no Brasil, compara-se ao comportamento de nossa comunidade científica, e pode-se perceber o que nos falta, ou o que temos de aprender, para que o ensino de ciências sociais rompa preconceitos internos e com isso alargue suas fronteiras e conquiste legitimidade para além dessas fronteiras. Discute-se a formaçáo do pesquisador, do professor de nível superior e da educaçáo básica, do técnico e do administrador público que os cursos de ciências sociais vêm efetivando. Formaçáo essa que náo passa apenas por esses cursos, mas que depende também da presença do ensino das ciências sociais no nível médio. Deve-se entender a funçáo desse nível de ensino marcada pelo slogan formar o cidadáo crítico ou se pode reconhecer sua potencialidade para a produçáo de talentos ou revelaçáo de vocações? A intervençáo da comunidade científica mais ampla na explicitaçáo dos objetivos do ensino médio, e dentro desta os cientistas sociais, é condiçáo para que os cursos superiores ultrapassem dois limites de sua democratizaçáo: o elitismo e a evasáo.Palavras-chave: Ciências Sociais. Ensino médio. Formaçáo de professores. Educaçáo.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2012
url https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/1841
work_keys_str_mv AT moraesamaurycesar oquetemosdeaprenderparaensinarcienciassociais
_version_ 1766682202355007488