Ensino de projeto de arquitetura no limiar do século XXI: Desafios frente às dimensões ambiental e tecnológica

Este artigo discute os efeitos da transformação das dimensões tecnológica e ambiental no ensino de projeto de arquitetura emmeio à transição instável e dinâmica Modernidade/Atualidade. Alinhado com o pensamento complexo e transdisciplinar de Morine com alguns fundamentos dos estudos ciência-tecnolog...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Rheingantz, Paulo Afonso, Grala da Cunha, Eduardo, Monteiro Krebs, Carlos
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/18367
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-18367
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-183672021-12-02T17:02:44Z Ensino de projeto de arquitetura no limiar do século XXI: Desafios frente às dimensões ambiental e tecnológica Rheingantz, Paulo Afonso Grala da Cunha, Eduardo Monteiro Krebs, Carlos Projeto de Arquitetura; Ensino; Inovação Este artigo discute os efeitos da transformação das dimensões tecnológica e ambiental no ensino de projeto de arquitetura emmeio à transição instável e dinâmica Modernidade/Atualidade. Alinhado com o pensamento complexo e transdisciplinar de Morine com alguns fundamentos dos estudos ciência-tecnologia-sociedade, expõe a dissociação entre o ensino e a prática do projeto,evidenciada no confronto entre documentos de referência dos arquitetos, as novas demandas normativas de qualidade e ecoeficiênciapara concepção, projeto, execução e operação de edificações, e a fragmentação disciplinar dos currículos dos cursos dearquitetura. Sugere retomar a proposta do Segundo Ateliê de Edward Allen, que se utilizada como prática situada e transdisciplinar,poderia contribuir para transformar as relações, papéis e habilidades tecnológicas que se esperam dos alunos e arquitetos. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2016-05-02 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Texto application/pdf https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/18367 Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente; v. 1 n. 1 (2016); 12-25 2448-296X 10.21680/2448-296X.2016v1n1 por https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/18367/11928 Copyright (c) 2016 Paulo Afonso Rheingantz, Eduardo Grala da Cunha, Carlos Monteiro Krebs
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Rheingantz, Paulo Afonso
Grala da Cunha, Eduardo
Monteiro Krebs, Carlos
spellingShingle Rheingantz, Paulo Afonso
Grala da Cunha, Eduardo
Monteiro Krebs, Carlos
Ensino de projeto de arquitetura no limiar do século XXI: Desafios frente às dimensões ambiental e tecnológica
author_facet Rheingantz, Paulo Afonso
Grala da Cunha, Eduardo
Monteiro Krebs, Carlos
author_sort Rheingantz, Paulo Afonso
title Ensino de projeto de arquitetura no limiar do século XXI: Desafios frente às dimensões ambiental e tecnológica
title_short Ensino de projeto de arquitetura no limiar do século XXI: Desafios frente às dimensões ambiental e tecnológica
title_full Ensino de projeto de arquitetura no limiar do século XXI: Desafios frente às dimensões ambiental e tecnológica
title_fullStr Ensino de projeto de arquitetura no limiar do século XXI: Desafios frente às dimensões ambiental e tecnológica
title_full_unstemmed Ensino de projeto de arquitetura no limiar do século XXI: Desafios frente às dimensões ambiental e tecnológica
title_sort ensino de projeto de arquitetura no limiar do século xxi: desafios frente às dimensões ambiental e tecnológica
description Este artigo discute os efeitos da transformação das dimensões tecnológica e ambiental no ensino de projeto de arquitetura emmeio à transição instável e dinâmica Modernidade/Atualidade. Alinhado com o pensamento complexo e transdisciplinar de Morine com alguns fundamentos dos estudos ciência-tecnologia-sociedade, expõe a dissociação entre o ensino e a prática do projeto,evidenciada no confronto entre documentos de referência dos arquitetos, as novas demandas normativas de qualidade e ecoeficiênciapara concepção, projeto, execução e operação de edificações, e a fragmentação disciplinar dos currículos dos cursos dearquitetura. Sugere retomar a proposta do Segundo Ateliê de Edward Allen, que se utilizada como prática situada e transdisciplinar,poderia contribuir para transformar as relações, papéis e habilidades tecnológicas que se esperam dos alunos e arquitetos.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2016
url https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/18367
work_keys_str_mv AT rheingantzpauloafonso ensinodeprojetodearquiteturanolimiardoseculoxxidesafiosfrenteasdimensoesambientaletecnologica
AT graladacunhaeduardo ensinodeprojetodearquiteturanolimiardoseculoxxidesafiosfrenteasdimensoesambientaletecnologica
AT monteirokrebscarlos ensinodeprojetodearquiteturanolimiardoseculoxxidesafiosfrenteasdimensoesambientaletecnologica
_version_ 1766683611517419520