Ensino de projeto de arquitetura no limiar do século XXI: Desafios frente às dimensões ambiental e tecnológica
Este artigo discute os efeitos da transformação das dimensões tecnológica e ambiental no ensino de projeto de arquitetura emmeio à transição instável e dinâmica Modernidade/Atualidade. Alinhado com o pensamento complexo e transdisciplinar de Morine com alguns fundamentos dos estudos ciência-tecnolog...
Na minha lista:
Principais autores: | , , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/18367 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-18367 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-183672021-12-02T17:02:44Z Ensino de projeto de arquitetura no limiar do século XXI: Desafios frente às dimensões ambiental e tecnológica Rheingantz, Paulo Afonso Grala da Cunha, Eduardo Monteiro Krebs, Carlos Projeto de Arquitetura; Ensino; Inovação Este artigo discute os efeitos da transformação das dimensões tecnológica e ambiental no ensino de projeto de arquitetura emmeio à transição instável e dinâmica Modernidade/Atualidade. Alinhado com o pensamento complexo e transdisciplinar de Morine com alguns fundamentos dos estudos ciência-tecnologia-sociedade, expõe a dissociação entre o ensino e a prática do projeto,evidenciada no confronto entre documentos de referência dos arquitetos, as novas demandas normativas de qualidade e ecoeficiênciapara concepção, projeto, execução e operação de edificações, e a fragmentação disciplinar dos currículos dos cursos dearquitetura. Sugere retomar a proposta do Segundo Ateliê de Edward Allen, que se utilizada como prática situada e transdisciplinar,poderia contribuir para transformar as relações, papéis e habilidades tecnológicas que se esperam dos alunos e arquitetos. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2016-05-02 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Texto application/pdf https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/18367 Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente; v. 1 n. 1 (2016); 12-25 2448-296X 10.21680/2448-296X.2016v1n1 por https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/18367/11928 Copyright (c) 2016 Paulo Afonso Rheingantz, Eduardo Grala da Cunha, Carlos Monteiro Krebs |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Rheingantz, Paulo Afonso Grala da Cunha, Eduardo Monteiro Krebs, Carlos |
spellingShingle |
Rheingantz, Paulo Afonso Grala da Cunha, Eduardo Monteiro Krebs, Carlos Ensino de projeto de arquitetura no limiar do século XXI: Desafios frente às dimensões ambiental e tecnológica |
author_facet |
Rheingantz, Paulo Afonso Grala da Cunha, Eduardo Monteiro Krebs, Carlos |
author_sort |
Rheingantz, Paulo Afonso |
title |
Ensino de projeto de arquitetura no limiar do século XXI: Desafios frente às dimensões ambiental e tecnológica |
title_short |
Ensino de projeto de arquitetura no limiar do século XXI: Desafios frente às dimensões ambiental e tecnológica |
title_full |
Ensino de projeto de arquitetura no limiar do século XXI: Desafios frente às dimensões ambiental e tecnológica |
title_fullStr |
Ensino de projeto de arquitetura no limiar do século XXI: Desafios frente às dimensões ambiental e tecnológica |
title_full_unstemmed |
Ensino de projeto de arquitetura no limiar do século XXI: Desafios frente às dimensões ambiental e tecnológica |
title_sort |
ensino de projeto de arquitetura no limiar do século xxi: desafios frente às dimensões ambiental e tecnológica |
description |
Este artigo discute os efeitos da transformação das dimensões tecnológica e ambiental no ensino de projeto de arquitetura emmeio à transição instável e dinâmica Modernidade/Atualidade. Alinhado com o pensamento complexo e transdisciplinar de Morine com alguns fundamentos dos estudos ciência-tecnologia-sociedade, expõe a dissociação entre o ensino e a prática do projeto,evidenciada no confronto entre documentos de referência dos arquitetos, as novas demandas normativas de qualidade e ecoeficiênciapara concepção, projeto, execução e operação de edificações, e a fragmentação disciplinar dos currículos dos cursos dearquitetura. Sugere retomar a proposta do Segundo Ateliê de Edward Allen, que se utilizada como prática situada e transdisciplinar,poderia contribuir para transformar as relações, papéis e habilidades tecnológicas que se esperam dos alunos e arquitetos. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2016 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/18367 |
work_keys_str_mv |
AT rheingantzpauloafonso ensinodeprojetodearquiteturanolimiardoseculoxxidesafiosfrenteasdimensoesambientaletecnologica AT graladacunhaeduardo ensinodeprojetodearquiteturanolimiardoseculoxxidesafiosfrenteasdimensoesambientaletecnologica AT monteirokrebscarlos ensinodeprojetodearquiteturanolimiardoseculoxxidesafiosfrenteasdimensoesambientaletecnologica |
_version_ |
1766683611517419520 |