ESPAÇO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: ABORDAGEM DE REGGIO EMILIA EM CONTEXTO PAULISTA

Este artigo relata uma investigação na área da Arquitetura e sua relação com a Pedagogia visando analisar o espaço físico de uma escola de educação infantil. Definiu-se tomar como referência as escolas do sistema de ensino italiano de Reggio Emilia, cujo principal educador é Loris Malaguzzi, devido...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Imbronito, Maria Isabel, Macedo, Adilson Costa, Xavier, Fabio Henrique da Costa
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/18334
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spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-183342021-12-01T20:31:37Z ESPAÇO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: ABORDAGEM DE REGGIO EMILIA EM CONTEXTO PAULISTA Imbronito, Maria Isabel Macedo, Adilson Costa Xavier, Fabio Henrique da Costa arquitetura escolar; espaço e ensino infantil; pedagogia da escuta. Este artigo relata uma investigação na área da Arquitetura e sua relação com a Pedagogia visando analisar o espaço físico de uma escola de educação infantil. Definiu-se tomar como referência as escolas do sistema de ensino italiano de Reggio Emilia, cujo principal educador é Loris Malaguzzi, devido à estreita relação com a arquitetura e com a cidade que o método estabelece. Com base no estudo de bibliografia especializada sobre as escolas de Reggio Emilia, no que se refere à origem da abordagem, à proposta pedagógica, à especificidade dos espaços das escolas e à relação com a comunidade, foram elencadas as necessidades programáticas, os elementos físicos e alguns aspectos de natureza qualitativa que dão base aos espaços das escolas. Na sequência, foi selecionada a Creche e Escola de Educação Infantil Almerinda Pereira Chaves (CEEIAPC), que pertence à Fundação Antonio Antonieta Cintra Gordinho (FAACG) e se localiza na cidade de Jundiaí, no estado de São Paulo, como estudo de caso da transposição da abordagem de Reggio Emilia a um contexto brasileiro. Foram feitas entrevistas e visita ao local para levantamento da linha adotada, dos espaços utilizados e das iniciativas tomadas pela escola para a adequação dos espaços pré-existentes à proposta pedagógica da creche. PALAVRAS-CHAVE: arquitetura escolar; espaço e ensino infantil; pedagogia da escuta.   Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2019-09-18 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares texto application/pdf https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/18334 Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente; v. 4 n. 2 (2019); 61-75 2448-296X 10.21680/2448-296X.2019v4n2 por https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/18334/12035 Copyright (c) 2019 Maria Isabel Imbronito, Adilson Costa Macedo, Fabio Henrique da Costa Xavier
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