ESPAÇO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: ABORDAGEM DE REGGIO EMILIA EM CONTEXTO PAULISTA
Este artigo relata uma investigação na área da Arquitetura e sua relação com a Pedagogia visando analisar o espaço físico de uma escola de educação infantil. Definiu-se tomar como referência as escolas do sistema de ensino italiano de Reggio Emilia, cujo principal educador é Loris Malaguzzi, devido...
Na minha lista:
Principais autores: | , , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/18334 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-18334 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-183342021-12-01T20:31:37Z ESPAÇO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: ABORDAGEM DE REGGIO EMILIA EM CONTEXTO PAULISTA Imbronito, Maria Isabel Macedo, Adilson Costa Xavier, Fabio Henrique da Costa arquitetura escolar; espaço e ensino infantil; pedagogia da escuta. Este artigo relata uma investigação na área da Arquitetura e sua relação com a Pedagogia visando analisar o espaço físico de uma escola de educação infantil. Definiu-se tomar como referência as escolas do sistema de ensino italiano de Reggio Emilia, cujo principal educador é Loris Malaguzzi, devido à estreita relação com a arquitetura e com a cidade que o método estabelece. Com base no estudo de bibliografia especializada sobre as escolas de Reggio Emilia, no que se refere à origem da abordagem, à proposta pedagógica, à especificidade dos espaços das escolas e à relação com a comunidade, foram elencadas as necessidades programáticas, os elementos físicos e alguns aspectos de natureza qualitativa que dão base aos espaços das escolas. Na sequência, foi selecionada a Creche e Escola de Educação Infantil Almerinda Pereira Chaves (CEEIAPC), que pertence à Fundação Antonio Antonieta Cintra Gordinho (FAACG) e se localiza na cidade de Jundiaí, no estado de São Paulo, como estudo de caso da transposição da abordagem de Reggio Emilia a um contexto brasileiro. Foram feitas entrevistas e visita ao local para levantamento da linha adotada, dos espaços utilizados e das iniciativas tomadas pela escola para a adequação dos espaços pré-existentes à proposta pedagógica da creche. PALAVRAS-CHAVE: arquitetura escolar; espaço e ensino infantil; pedagogia da escuta. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2019-09-18 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares texto application/pdf https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/18334 Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente; v. 4 n. 2 (2019); 61-75 2448-296X 10.21680/2448-296X.2019v4n2 por https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/18334/12035 Copyright (c) 2019 Maria Isabel Imbronito, Adilson Costa Macedo, Fabio Henrique da Costa Xavier |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Imbronito, Maria Isabel Macedo, Adilson Costa Xavier, Fabio Henrique da Costa |
spellingShingle |
Imbronito, Maria Isabel Macedo, Adilson Costa Xavier, Fabio Henrique da Costa ESPAÇO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: ABORDAGEM DE REGGIO EMILIA EM CONTEXTO PAULISTA |
author_facet |
Imbronito, Maria Isabel Macedo, Adilson Costa Xavier, Fabio Henrique da Costa |
author_sort |
Imbronito, Maria Isabel |
title |
ESPAÇO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: ABORDAGEM DE REGGIO EMILIA EM CONTEXTO PAULISTA |
title_short |
ESPAÇO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: ABORDAGEM DE REGGIO EMILIA EM CONTEXTO PAULISTA |
title_full |
ESPAÇO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: ABORDAGEM DE REGGIO EMILIA EM CONTEXTO PAULISTA |
title_fullStr |
ESPAÇO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: ABORDAGEM DE REGGIO EMILIA EM CONTEXTO PAULISTA |
title_full_unstemmed |
ESPAÇO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: ABORDAGEM DE REGGIO EMILIA EM CONTEXTO PAULISTA |
title_sort |
espaço da educação infantil: abordagem de reggio emilia em contexto paulista |
description |
Este artigo relata uma investigação na área da Arquitetura e sua relação com a Pedagogia visando analisar o espaço físico de uma escola de educação infantil. Definiu-se tomar como referência as escolas do sistema de ensino italiano de Reggio Emilia, cujo principal educador é Loris Malaguzzi, devido à estreita relação com a arquitetura e com a cidade que o método estabelece. Com base no estudo de bibliografia especializada sobre as escolas de Reggio Emilia, no que se refere à origem da abordagem, à proposta pedagógica, à especificidade dos espaços das escolas e à relação com a comunidade, foram elencadas as necessidades programáticas, os elementos físicos e alguns aspectos de natureza qualitativa que dão base aos espaços das escolas. Na sequência, foi selecionada a Creche e Escola de Educação Infantil Almerinda Pereira Chaves (CEEIAPC), que pertence à Fundação Antonio Antonieta Cintra Gordinho (FAACG) e se localiza na cidade de Jundiaí, no estado de São Paulo, como estudo de caso da transposição da abordagem de Reggio Emilia a um contexto brasileiro. Foram feitas entrevistas e visita ao local para levantamento da linha adotada, dos espaços utilizados e das iniciativas tomadas pela escola para a adequação dos espaços pré-existentes à proposta pedagógica da creche.
PALAVRAS-CHAVE: arquitetura escolar; espaço e ensino infantil; pedagogia da escuta.
|
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2019 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/18334 |
work_keys_str_mv |
AT imbronitomariaisabel espacodaeducacaoinfantilabordagemdereggioemiliaemcontextopaulista AT macedoadilsoncosta espacodaeducacaoinfantilabordagemdereggioemiliaemcontextopaulista AT xavierfabiohenriquedacosta espacodaeducacaoinfantilabordagemdereggioemiliaemcontextopaulista |
_version_ |
1766683611330772992 |