A UTILIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMA (ABP) NA FORMAÇÃO EM SAÚDE:UM RELATO DE EXPERIÊNCIA :
Introdução: Em contra ponto ao pregado por Flexner, nos últimos anos tem se evidenciado a necessidade e o desafio da implementação de novas metodologias no ensino, que consigam responder as mudanças tecnológicas, sociais e culturais. Neste cenário, as metodologias ativas vêm se destacando ao colocar...
Na minha lista:
Principais autores: | , , , , , , , , , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/18184 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-18184 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-181842020-07-10T22:27:51Z A UTILIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMA (ABP) NA FORMAÇÃO EM SAÚDE:UM RELATO DE EXPERIÊNCIA : Bezerra, Isaac Newton Machado Luiz do Nascimento, Jânio Raiane Silva Vieira, Natália Priscila Carvalho da Silva, Rafaela Costa Maia Monteiro, Vinícius Ramalho Silverio, Zacarias Wágner Holanda Lima , Mariel da Conceição Lima Alves, Maria Christiane de Azevedo Machado, Flávia Cybele Santos Lima, Jônia Introdução: Em contra ponto ao pregado por Flexner, nos últimos anos tem se evidenciado a necessidade e o desafio da implementação de novas metodologias no ensino, que consigam responder as mudanças tecnológicas, sociais e culturais. Neste cenário, as metodologias ativas vêm se destacando ao colocar o discente no centro do aprendizado, tornando-o parte integral e essencial desse processo. Dentre essas metodologias, está a Aprendizagem Baseada em Problemas. Essa metodologia busca o ensino a partir da solução de problemas, mediante análise em grupo, utilizando-se de conhecimentos previamente adquiridos, facilitando a retenção do conhecimento e a valorização do trabalho em equipe. Objetivo: Relatar a experiência de discentes de cursos da área da saúde no desenvolvimento de um caso e sua aplicação no formato de uma Aprendizagem Baseada em Problemas. Método: Trata-se de estudo descritivo, tipo relato de experiência, com a construção e execução de um caso utilizando a metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas por alunos de cursos da saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN na disciplina de Teoria Geral das Organizações. Resultados: Durante a criação e execução do caso, os alunos puderam fazer uso de diversas técnicas para construir em conjunto ações de enfrentamento ao caso apresentado, como a técnica de Braisntorming, o Diagrama de Causa-Efeito, construção de critérios utilizando materiais do Ministério da Saúde, consultando profissionais do serviço em busca de estratégias viáveis para esses profissionais como forma de validação. Conclusões: A criação e execução desse caso foram de extrema importância para o desenvolvimento de uma visão crítica de forma ampliada pelos discentes envolvidos, sendo consenso que a fixação do conteúdo estudado foi maior que se utilizada uma metodologia tradicional de ensino, de acordo com o que foi encontrado na literatura que trata sobre a utilização de metodologias ativas e da própria Aprendizagem Baseada em Problemas. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2020-02-25 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/18184 Revista Ciência Plural; v. 6 n. 1 (2020): Revista Ciência Plural; 102-118 2446-7286 10.21680/2446-7286.2020v6n1 por https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/18184/12537 Copyright (c) 2020 Revista Ciência Plural |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Bezerra, Isaac Newton Machado Luiz do Nascimento, Jânio Raiane Silva Vieira, Natália Priscila Carvalho da Silva, Rafaela Costa Maia Monteiro, Vinícius Ramalho Silverio, Zacarias Wágner Holanda Lima , Mariel da Conceição Lima Alves, Maria Christiane de Azevedo Machado, Flávia Cybele Santos Lima, Jônia |
spellingShingle |
Bezerra, Isaac Newton Machado Luiz do Nascimento, Jânio Raiane Silva Vieira, Natália Priscila Carvalho da Silva, Rafaela Costa Maia Monteiro, Vinícius Ramalho Silverio, Zacarias Wágner Holanda Lima , Mariel da Conceição Lima Alves, Maria Christiane de Azevedo Machado, Flávia Cybele Santos Lima, Jônia A UTILIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMA (ABP) NA FORMAÇÃO EM SAÚDE:UM RELATO DE EXPERIÊNCIA : |
author_facet |
Bezerra, Isaac Newton Machado Luiz do Nascimento, Jânio Raiane Silva Vieira, Natália Priscila Carvalho da Silva, Rafaela Costa Maia Monteiro, Vinícius Ramalho Silverio, Zacarias Wágner Holanda Lima , Mariel da Conceição Lima Alves, Maria Christiane de Azevedo Machado, Flávia Cybele Santos Lima, Jônia |
author_sort |
Bezerra, Isaac Newton Machado |
title |
A UTILIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMA (ABP) NA FORMAÇÃO EM SAÚDE:UM RELATO DE EXPERIÊNCIA : |
title_short |
A UTILIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMA (ABP) NA FORMAÇÃO EM SAÚDE:UM RELATO DE EXPERIÊNCIA : |
title_full |
A UTILIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMA (ABP) NA FORMAÇÃO EM SAÚDE:UM RELATO DE EXPERIÊNCIA : |
title_fullStr |
A UTILIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMA (ABP) NA FORMAÇÃO EM SAÚDE:UM RELATO DE EXPERIÊNCIA : |
title_full_unstemmed |
A UTILIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMA (ABP) NA FORMAÇÃO EM SAÚDE:UM RELATO DE EXPERIÊNCIA : |
title_sort |
utilização da aprendizagem baseada em problema (abp) na formação em saúde:um relato de experiência : |
description |
Introdução: Em contra ponto ao pregado por Flexner, nos últimos anos tem se evidenciado a necessidade e o desafio da implementação de novas metodologias no ensino, que consigam responder as mudanças tecnológicas, sociais e culturais. Neste cenário, as metodologias ativas vêm se destacando ao colocar o discente no centro do aprendizado, tornando-o parte integral e essencial desse processo. Dentre essas metodologias, está a Aprendizagem Baseada em Problemas. Essa metodologia busca o ensino a partir da solução de problemas, mediante análise em grupo, utilizando-se de conhecimentos previamente adquiridos, facilitando a retenção do conhecimento e a valorização do trabalho em equipe. Objetivo: Relatar a experiência de discentes de cursos da área da saúde no desenvolvimento de um caso e sua aplicação no formato de uma Aprendizagem Baseada em Problemas. Método: Trata-se de estudo descritivo, tipo relato de experiência, com a construção e execução de um caso utilizando a metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas por alunos de cursos da saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN na disciplina de Teoria Geral das Organizações. Resultados: Durante a criação e execução do caso, os alunos puderam fazer uso de diversas técnicas para construir em conjunto ações de enfrentamento ao caso apresentado, como a técnica de Braisntorming, o Diagrama de Causa-Efeito, construção de critérios utilizando materiais do Ministério da Saúde, consultando profissionais do serviço em busca de estratégias viáveis para esses profissionais como forma de validação. Conclusões: A criação e execução desse caso foram de extrema importância para o desenvolvimento de uma visão crítica de forma ampliada pelos discentes envolvidos, sendo consenso que a fixação do conteúdo estudado foi maior que se utilizada uma metodologia tradicional de ensino, de acordo com o que foi encontrado na literatura que trata sobre a utilização de metodologias ativas e da própria Aprendizagem Baseada em Problemas. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2020 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/18184 |
work_keys_str_mv |
AT bezerraisaacnewtonmachado autilizacaodaaprendizagembaseadaemproblemaabpnaformacaoemsaudeumrelatodeexperiencia AT luizdonascimentojanio autilizacaodaaprendizagembaseadaemproblemaabpnaformacaoemsaudeumrelatodeexperiencia AT raianesilvavieiranatalia autilizacaodaaprendizagembaseadaemproblemaabpnaformacaoemsaudeumrelatodeexperiencia AT priscilacarvalhodasilvarafaela autilizacaodaaprendizagembaseadaemproblemaabpnaformacaoemsaudeumrelatodeexperiencia AT costamaiamonteirovinicius autilizacaodaaprendizagembaseadaemproblemaabpnaformacaoemsaudeumrelatodeexperiencia AT ramalhosilveriozacarias autilizacaodaaprendizagembaseadaemproblemaabpnaformacaoemsaudeumrelatodeexperiencia AT wagnerholandalimamariel autilizacaodaaprendizagembaseadaemproblemaabpnaformacaoemsaudeumrelatodeexperiencia AT daconceicaolimaalvesmaria autilizacaodaaprendizagembaseadaemproblemaabpnaformacaoemsaudeumrelatodeexperiencia AT christianedeazevedomachadoflavia autilizacaodaaprendizagembaseadaemproblemaabpnaformacaoemsaudeumrelatodeexperiencia AT cybelesantoslimajonia autilizacaodaaprendizagembaseadaemproblemaabpnaformacaoemsaudeumrelatodeexperiencia AT bezerraisaacnewtonmachado utilizacaodaaprendizagembaseadaemproblemaabpnaformacaoemsaudeumrelatodeexperiencia AT luizdonascimentojanio utilizacaodaaprendizagembaseadaemproblemaabpnaformacaoemsaudeumrelatodeexperiencia AT raianesilvavieiranatalia utilizacaodaaprendizagembaseadaemproblemaabpnaformacaoemsaudeumrelatodeexperiencia AT priscilacarvalhodasilvarafaela utilizacaodaaprendizagembaseadaemproblemaabpnaformacaoemsaudeumrelatodeexperiencia AT costamaiamonteirovinicius utilizacaodaaprendizagembaseadaemproblemaabpnaformacaoemsaudeumrelatodeexperiencia AT ramalhosilveriozacarias utilizacaodaaprendizagembaseadaemproblemaabpnaformacaoemsaudeumrelatodeexperiencia AT wagnerholandalimamariel utilizacaodaaprendizagembaseadaemproblemaabpnaformacaoemsaudeumrelatodeexperiencia AT daconceicaolimaalvesmaria utilizacaodaaprendizagembaseadaemproblemaabpnaformacaoemsaudeumrelatodeexperiencia AT christianedeazevedomachadoflavia utilizacaodaaprendizagembaseadaemproblemaabpnaformacaoemsaudeumrelatodeexperiencia AT cybelesantoslimajonia utilizacaodaaprendizagembaseadaemproblemaabpnaformacaoemsaudeumrelatodeexperiencia |
_version_ |
1766683191797612544 |