A UTILIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMA (ABP) NA FORMAÇÃO EM SAÚDE:UM RELATO DE EXPERIÊNCIA :

Introdução: Em contra ponto ao pregado por Flexner, nos últimos anos tem se evidenciado a necessidade e o desafio da implementação de novas metodologias no ensino, que consigam responder as mudanças tecnológicas, sociais e culturais. Neste cenário, as metodologias ativas vêm se destacando ao colocar...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Bezerra, Isaac Newton Machado, Luiz do Nascimento, Jânio, Raiane Silva Vieira, Natália, Priscila Carvalho da Silva, Rafaela, Costa Maia Monteiro, Vinícius, Ramalho Silverio, Zacarias, Wágner Holanda Lima , Mariel, da Conceição Lima Alves, Maria, Christiane de Azevedo Machado, Flávia, Cybele Santos Lima, Jônia
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/18184
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-18184
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-181842020-07-10T22:27:51Z A UTILIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMA (ABP) NA FORMAÇÃO EM SAÚDE:UM RELATO DE EXPERIÊNCIA : Bezerra, Isaac Newton Machado Luiz do Nascimento, Jânio Raiane Silva Vieira, Natália Priscila Carvalho da Silva, Rafaela Costa Maia Monteiro, Vinícius Ramalho Silverio, Zacarias Wágner Holanda Lima , Mariel da Conceição Lima Alves, Maria Christiane de Azevedo Machado, Flávia Cybele Santos Lima, Jônia Introdução: Em contra ponto ao pregado por Flexner, nos últimos anos tem se evidenciado a necessidade e o desafio da implementação de novas metodologias no ensino, que consigam responder as mudanças tecnológicas, sociais e culturais. Neste cenário, as metodologias ativas vêm se destacando ao colocar o discente no centro do aprendizado, tornando-o parte integral e essencial desse processo. Dentre essas metodologias, está a Aprendizagem Baseada em Problemas. Essa metodologia busca o ensino a partir da solução de problemas, mediante análise em grupo, utilizando-se de conhecimentos previamente adquiridos, facilitando a retenção do conhecimento e a valorização do trabalho em equipe. Objetivo: Relatar a experiência de discentes de cursos da área da saúde no desenvolvimento de um caso e sua aplicação no formato de uma Aprendizagem Baseada em Problemas. Método: Trata-se de estudo descritivo, tipo relato de experiência, com a construção e execução de um caso utilizando a metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas por alunos de cursos da saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN na disciplina de Teoria Geral das Organizações.  Resultados: Durante a criação e execução do caso, os alunos puderam fazer uso de diversas técnicas para construir em conjunto ações de enfrentamento ao caso apresentado, como a técnica de Braisntorming, o Diagrama de Causa-Efeito, construção de critérios utilizando materiais do Ministério da Saúde, consultando profissionais do serviço em busca de estratégias viáveis para esses profissionais como forma de validação. Conclusões: A criação e execução desse caso foram de extrema importância para o desenvolvimento de uma visão crítica de forma ampliada pelos discentes envolvidos, sendo consenso que a fixação do conteúdo estudado foi maior que se utilizada uma metodologia tradicional de ensino, de acordo com o que foi encontrado na literatura que trata sobre a utilização de metodologias ativas e da própria Aprendizagem Baseada em Problemas. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2020-02-25 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/18184 Revista Ciência Plural; v. 6 n. 1 (2020): Revista Ciência Plural; 102-118 2446-7286 10.21680/2446-7286.2020v6n1 por https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/18184/12537 Copyright (c) 2020 Revista Ciência Plural
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Bezerra, Isaac Newton Machado
Luiz do Nascimento, Jânio
Raiane Silva Vieira, Natália
Priscila Carvalho da Silva, Rafaela
Costa Maia Monteiro, Vinícius
Ramalho Silverio, Zacarias
Wágner Holanda Lima , Mariel
da Conceição Lima Alves, Maria
Christiane de Azevedo Machado, Flávia
Cybele Santos Lima, Jônia
spellingShingle Bezerra, Isaac Newton Machado
Luiz do Nascimento, Jânio
Raiane Silva Vieira, Natália
Priscila Carvalho da Silva, Rafaela
Costa Maia Monteiro, Vinícius
Ramalho Silverio, Zacarias
Wágner Holanda Lima , Mariel
da Conceição Lima Alves, Maria
Christiane de Azevedo Machado, Flávia
Cybele Santos Lima, Jônia
A UTILIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMA (ABP) NA FORMAÇÃO EM SAÚDE:UM RELATO DE EXPERIÊNCIA :
author_facet Bezerra, Isaac Newton Machado
Luiz do Nascimento, Jânio
Raiane Silva Vieira, Natália
Priscila Carvalho da Silva, Rafaela
Costa Maia Monteiro, Vinícius
Ramalho Silverio, Zacarias
Wágner Holanda Lima , Mariel
da Conceição Lima Alves, Maria
Christiane de Azevedo Machado, Flávia
Cybele Santos Lima, Jônia
author_sort Bezerra, Isaac Newton Machado
title A UTILIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMA (ABP) NA FORMAÇÃO EM SAÚDE:UM RELATO DE EXPERIÊNCIA :
title_short A UTILIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMA (ABP) NA FORMAÇÃO EM SAÚDE:UM RELATO DE EXPERIÊNCIA :
title_full A UTILIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMA (ABP) NA FORMAÇÃO EM SAÚDE:UM RELATO DE EXPERIÊNCIA :
title_fullStr A UTILIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMA (ABP) NA FORMAÇÃO EM SAÚDE:UM RELATO DE EXPERIÊNCIA :
title_full_unstemmed A UTILIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMA (ABP) NA FORMAÇÃO EM SAÚDE:UM RELATO DE EXPERIÊNCIA :
title_sort utilização da aprendizagem baseada em problema (abp) na formação em saúde:um relato de experiência :
description Introdução: Em contra ponto ao pregado por Flexner, nos últimos anos tem se evidenciado a necessidade e o desafio da implementação de novas metodologias no ensino, que consigam responder as mudanças tecnológicas, sociais e culturais. Neste cenário, as metodologias ativas vêm se destacando ao colocar o discente no centro do aprendizado, tornando-o parte integral e essencial desse processo. Dentre essas metodologias, está a Aprendizagem Baseada em Problemas. Essa metodologia busca o ensino a partir da solução de problemas, mediante análise em grupo, utilizando-se de conhecimentos previamente adquiridos, facilitando a retenção do conhecimento e a valorização do trabalho em equipe. Objetivo: Relatar a experiência de discentes de cursos da área da saúde no desenvolvimento de um caso e sua aplicação no formato de uma Aprendizagem Baseada em Problemas. Método: Trata-se de estudo descritivo, tipo relato de experiência, com a construção e execução de um caso utilizando a metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas por alunos de cursos da saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN na disciplina de Teoria Geral das Organizações.  Resultados: Durante a criação e execução do caso, os alunos puderam fazer uso de diversas técnicas para construir em conjunto ações de enfrentamento ao caso apresentado, como a técnica de Braisntorming, o Diagrama de Causa-Efeito, construção de critérios utilizando materiais do Ministério da Saúde, consultando profissionais do serviço em busca de estratégias viáveis para esses profissionais como forma de validação. Conclusões: A criação e execução desse caso foram de extrema importância para o desenvolvimento de uma visão crítica de forma ampliada pelos discentes envolvidos, sendo consenso que a fixação do conteúdo estudado foi maior que se utilizada uma metodologia tradicional de ensino, de acordo com o que foi encontrado na literatura que trata sobre a utilização de metodologias ativas e da própria Aprendizagem Baseada em Problemas.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2020
url https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/18184
work_keys_str_mv AT bezerraisaacnewtonmachado autilizacaodaaprendizagembaseadaemproblemaabpnaformacaoemsaudeumrelatodeexperiencia
AT luizdonascimentojanio autilizacaodaaprendizagembaseadaemproblemaabpnaformacaoemsaudeumrelatodeexperiencia
AT raianesilvavieiranatalia autilizacaodaaprendizagembaseadaemproblemaabpnaformacaoemsaudeumrelatodeexperiencia
AT priscilacarvalhodasilvarafaela autilizacaodaaprendizagembaseadaemproblemaabpnaformacaoemsaudeumrelatodeexperiencia
AT costamaiamonteirovinicius autilizacaodaaprendizagembaseadaemproblemaabpnaformacaoemsaudeumrelatodeexperiencia
AT ramalhosilveriozacarias autilizacaodaaprendizagembaseadaemproblemaabpnaformacaoemsaudeumrelatodeexperiencia
AT wagnerholandalimamariel autilizacaodaaprendizagembaseadaemproblemaabpnaformacaoemsaudeumrelatodeexperiencia
AT daconceicaolimaalvesmaria autilizacaodaaprendizagembaseadaemproblemaabpnaformacaoemsaudeumrelatodeexperiencia
AT christianedeazevedomachadoflavia autilizacaodaaprendizagembaseadaemproblemaabpnaformacaoemsaudeumrelatodeexperiencia
AT cybelesantoslimajonia autilizacaodaaprendizagembaseadaemproblemaabpnaformacaoemsaudeumrelatodeexperiencia
AT bezerraisaacnewtonmachado utilizacaodaaprendizagembaseadaemproblemaabpnaformacaoemsaudeumrelatodeexperiencia
AT luizdonascimentojanio utilizacaodaaprendizagembaseadaemproblemaabpnaformacaoemsaudeumrelatodeexperiencia
AT raianesilvavieiranatalia utilizacaodaaprendizagembaseadaemproblemaabpnaformacaoemsaudeumrelatodeexperiencia
AT priscilacarvalhodasilvarafaela utilizacaodaaprendizagembaseadaemproblemaabpnaformacaoemsaudeumrelatodeexperiencia
AT costamaiamonteirovinicius utilizacaodaaprendizagembaseadaemproblemaabpnaformacaoemsaudeumrelatodeexperiencia
AT ramalhosilveriozacarias utilizacaodaaprendizagembaseadaemproblemaabpnaformacaoemsaudeumrelatodeexperiencia
AT wagnerholandalimamariel utilizacaodaaprendizagembaseadaemproblemaabpnaformacaoemsaudeumrelatodeexperiencia
AT daconceicaolimaalvesmaria utilizacaodaaprendizagembaseadaemproblemaabpnaformacaoemsaudeumrelatodeexperiencia
AT christianedeazevedomachadoflavia utilizacaodaaprendizagembaseadaemproblemaabpnaformacaoemsaudeumrelatodeexperiencia
AT cybelesantoslimajonia utilizacaodaaprendizagembaseadaemproblemaabpnaformacaoemsaudeumrelatodeexperiencia
_version_ 1766683191797612544