A UTILIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMA (ABP) NA FORMAÇÃO EM SAÚDE:UM RELATO DE EXPERIÊNCIA :
Introdução: Em contra ponto ao pregado por Flexner, nos últimos anos tem se evidenciado a necessidade e o desafio da implementação de novas metodologias no ensino, que consigam responder as mudanças tecnológicas, sociais e culturais. Neste cenário, as metodologias ativas vêm se destacando ao colocar...
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Formato: | Online |
Idioma: | por |
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Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
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Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/18184 |
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Resumo: | Introdução: Em contra ponto ao pregado por Flexner, nos últimos anos tem se evidenciado a necessidade e o desafio da implementação de novas metodologias no ensino, que consigam responder as mudanças tecnológicas, sociais e culturais. Neste cenário, as metodologias ativas vêm se destacando ao colocar o discente no centro do aprendizado, tornando-o parte integral e essencial desse processo. Dentre essas metodologias, está a Aprendizagem Baseada em Problemas. Essa metodologia busca o ensino a partir da solução de problemas, mediante análise em grupo, utilizando-se de conhecimentos previamente adquiridos, facilitando a retenção do conhecimento e a valorização do trabalho em equipe. Objetivo: Relatar a experiência de discentes de cursos da área da saúde no desenvolvimento de um caso e sua aplicação no formato de uma Aprendizagem Baseada em Problemas. Método: Trata-se de estudo descritivo, tipo relato de experiência, com a construção e execução de um caso utilizando a metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas por alunos de cursos da saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN na disciplina de Teoria Geral das Organizações. Resultados: Durante a criação e execução do caso, os alunos puderam fazer uso de diversas técnicas para construir em conjunto ações de enfrentamento ao caso apresentado, como a técnica de Braisntorming, o Diagrama de Causa-Efeito, construção de critérios utilizando materiais do Ministério da Saúde, consultando profissionais do serviço em busca de estratégias viáveis para esses profissionais como forma de validação. Conclusões: A criação e execução desse caso foram de extrema importância para o desenvolvimento de uma visão crítica de forma ampliada pelos discentes envolvidos, sendo consenso que a fixação do conteúdo estudado foi maior que se utilizada uma metodologia tradicional de ensino, de acordo com o que foi encontrado na literatura que trata sobre a utilização de metodologias ativas e da própria Aprendizagem Baseada em Problemas. |
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