Desencantamento do mundo: acréscimos-explicativos de Max Weber à “versão final” de “A Ética Protestante e o ‘Espírito’ do Capitalismo”

Neste artigo, ver-se-á que o acréscimo-explicativo de Max Weber à “versáo final” de A Ética Protestante e o ‘Espírito’ do Capitalismo, com o qual trabalhou-se, retomou o conceito de “desencantamento do mundo” depois de p...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Nascimento, Márcio Luiz do Nascimento
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/1802
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-1802
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-18022016-08-15T17:40:55Z Desencantamento do mundo: acréscimos-explicativos de Max Weber à “versão final” de “A Ética Protestante e o ‘Espírito’ do Capitalismo” Nascimento, Márcio Luiz do Nascimento Neste artigo, ver-se-á que o acréscimo-explicativo de Max Weber à “versáo final” de A Ética Protestante e o ‘Espírito’ do Capitalismo, com o qual trabalhou-se, retomou o conceito de “desencantamento do mundo” depois de passados quase uma década e meia de sua pesquisa e amadurecimento nos estudos sobre o papel das religiões universais e das formas de religiosidade. O “Weber maduro” retomou o processo histórico-religioso de superaçáo de toda e qualquer forma de salvaçáo mágico-sacramental, ocorrido no seio do puritanismo ascético, como uma das sínteses mais elaboradas que havia alcançado o processo de “desencantamento do mundo”. A Religiáo que possivelmente foi a expressáo da cultura que mais contribuiu, por meio da racionalizaçáo da visáo de mundo, para que se processasse a cisáo definitiva entre a unidade das imagens primitivas do mundo e os destinos humanos, comprometendo assim toda possibilidade de “totalidade ética”, paradoxalmente, experimentou na Modernidade sua expulsáo para o reino do irracional. A razáo aliou-se à ciência e a primeira reivindicou o lugar do Destino, enquanto, a segunda ab-rogou para si a condiçáo de única forma possível de uma visáo explicativa do mundo.Palavras-chave: Desencantamento. Religiões éticas. Eticidade. Puritanismo ascético. Religiões mágicas. Religiões de salvaçáo. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2012-04-29 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/1802 Revista Cronos; v. 9 n. 1 (2008): Dossiê "Utopias Urbanas". 1982-5560 1518-0689 por https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/1802/pdf_48 Copyright (c) 2014 Revista Cronos
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Nascimento, Márcio Luiz do Nascimento
spellingShingle Nascimento, Márcio Luiz do Nascimento
Desencantamento do mundo: acréscimos-explicativos de Max Weber à “versão final” de “A Ética Protestante e o ‘Espírito’ do Capitalismo”
author_facet Nascimento, Márcio Luiz do Nascimento
author_sort Nascimento, Márcio Luiz do Nascimento
title Desencantamento do mundo: acréscimos-explicativos de Max Weber à “versão final” de “A Ética Protestante e o ‘Espírito’ do Capitalismo”
title_short Desencantamento do mundo: acréscimos-explicativos de Max Weber à “versão final” de “A Ética Protestante e o ‘Espírito’ do Capitalismo”
title_full Desencantamento do mundo: acréscimos-explicativos de Max Weber à “versão final” de “A Ética Protestante e o ‘Espírito’ do Capitalismo”
title_fullStr Desencantamento do mundo: acréscimos-explicativos de Max Weber à “versão final” de “A Ética Protestante e o ‘Espírito’ do Capitalismo”
title_full_unstemmed Desencantamento do mundo: acréscimos-explicativos de Max Weber à “versão final” de “A Ética Protestante e o ‘Espírito’ do Capitalismo”
title_sort desencantamento do mundo: acréscimos-explicativos de max weber à “versão final” de “a ética protestante e o ‘espírito’ do capitalismo”
description Neste artigo, ver-se-á que o acréscimo-explicativo de Max Weber à “versáo final” de A Ética Protestante e o ‘Espírito’ do Capitalismo, com o qual trabalhou-se, retomou o conceito de “desencantamento do mundo” depois de passados quase uma década e meia de sua pesquisa e amadurecimento nos estudos sobre o papel das religiões universais e das formas de religiosidade. O “Weber maduro” retomou o processo histórico-religioso de superaçáo de toda e qualquer forma de salvaçáo mágico-sacramental, ocorrido no seio do puritanismo ascético, como uma das sínteses mais elaboradas que havia alcançado o processo de “desencantamento do mundo”. A Religiáo que possivelmente foi a expressáo da cultura que mais contribuiu, por meio da racionalizaçáo da visáo de mundo, para que se processasse a cisáo definitiva entre a unidade das imagens primitivas do mundo e os destinos humanos, comprometendo assim toda possibilidade de “totalidade ética”, paradoxalmente, experimentou na Modernidade sua expulsáo para o reino do irracional. A razáo aliou-se à ciência e a primeira reivindicou o lugar do Destino, enquanto, a segunda ab-rogou para si a condiçáo de única forma possível de uma visáo explicativa do mundo.Palavras-chave: Desencantamento. Religiões éticas. Eticidade. Puritanismo ascético. Religiões mágicas. Religiões de salvaçáo.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2012
url https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/1802
work_keys_str_mv AT nascimentomarcioluizdonascimento desencantamentodomundoacrescimosexplicativosdemaxweberaversaofinaldeaeticaprotestanteeoespiritodocapitalismo
_version_ 1766682200487493632