Desencantamento do mundo: acréscimos-explicativos de Max Weber à “versão final” de “A Ética Protestante e o ‘Espírito’ do Capitalismo”

Neste artigo, ver-se-á que o acréscimo-explicativo de Max Weber à “versáo final” de A Ética Protestante e o ‘Espírito’ do Capitalismo, com o qual trabalhou-se, retomou o conceito de “desencantamento do mundo” depois de p...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Nascimento, Márcio Luiz do Nascimento
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/1802
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Neste artigo, ver-se-á que o acréscimo-explicativo de Max Weber à “versáo final” de A Ética Protestante e o ‘Espírito’ do Capitalismo, com o qual trabalhou-se, retomou o conceito de “desencantamento do mundo” depois de passados quase uma década e meia de sua pesquisa e amadurecimento nos estudos sobre o papel das religiões universais e das formas de religiosidade. O “Weber maduro” retomou o processo histórico-religioso de superaçáo de toda e qualquer forma de salvaçáo mágico-sacramental, ocorrido no seio do puritanismo ascético, como uma das sínteses mais elaboradas que havia alcançado o processo de “desencantamento do mundo”. A Religiáo que possivelmente foi a expressáo da cultura que mais contribuiu, por meio da racionalizaçáo da visáo de mundo, para que se processasse a cisáo definitiva entre a unidade das imagens primitivas do mundo e os destinos humanos, comprometendo assim toda possibilidade de “totalidade ética”, paradoxalmente, experimentou na Modernidade sua expulsáo para o reino do irracional. A razáo aliou-se à ciência e a primeira reivindicou o lugar do Destino, enquanto, a segunda ab-rogou para si a condiçáo de única forma possível de uma visáo explicativa do mundo.Palavras-chave: Desencantamento. Religiões éticas. Eticidade. Puritanismo ascético. Religiões mágicas. Religiões de salvaçáo.