Implicações pedagógicas do programa idiomas sem fronteiras no desenvolvimento profissional de professores/as em formação no NUCLI-UFPB

Due to the important role of the English Without Borders Program (2014) in pre-service teacher education, aiming to strengthen our national degree programs in the area of languages, this paper reports on teacher education experiences at NucLi-UFPB, with emphasis on the development of autonomy (FREIR...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Bezerra, Fábio Alexandre Silva, Cruz Fernandes da Costa, Priscilla Thuany, Magalhães Ávila Paz Moreira, Ana Gêrda
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/17990
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-17990
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-179902019-09-23T19:13:12Z Implicações pedagógicas do programa idiomas sem fronteiras no desenvolvimento profissional de professores/as em formação no NUCLI-UFPB Bezerra, Fábio Alexandre Silva Cruz Fernandes da Costa, Priscilla Thuany Magalhães Ávila Paz Moreira, Ana Gêrda Due to the important role of the English Without Borders Program (2014) in pre-service teacher education, aiming to strengthen our national degree programs in the area of languages, this paper reports on teacher education experiences at NucLi-UFPB, with emphasis on the development of autonomy (FREIRE, 2014), of critical reflection about teacher practice (MAGALHÃES; CELANI, 2005) and of teacher identities (LEFFA, 2001). Based on interviews with agents involved in the teacher education process, general results point to significant changes in their thoughts and actions regarding the teaching-learning process, providing rich opportunities for their professional (and personal) development as well as for the construction of an essential theoretical-pedagogical repertoire for their (future) teaching practices. Devido ao importante papel de formação docente inicial do Programa Idiomas sem Fronteiras (BRASIL, 2014), com o intuito de fortalecer as licenciaturas do país na área de línguas, este artigo relata experiências de formação desenvolvidas no NucLi-UFPB, com destaque para o desenvolvimento da autonomia (FREIRE, 2014), da prática de reflexão crítica sobre o fazer docente (MAGALHÃES; CELANI, 2005) e das identidades docentes (LEFFA, 2001). A partir de entrevistas com agentes envolvidos no processo de formação docente, resultados gerais apontam para mudanças significativas no pensar e no agir dos mesmos no tocante ao processo de ensino-aprendizagem, possibilitando ricas oportunidades para seu desenvolvimento profissional (e pessoal) e para a construção de um repertório teórico-pedagógico essencial para suas (futuras) práticas docentes. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2019-07-29 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/17990 Revista do GELNE; v. 21 n. 2 (2019); 18-30 2236-0883 10.21680/1517-7874.2019v21n2 por https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/17990/11900 Copyright (c) 2019 Revista do GELNE
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Bezerra, Fábio Alexandre Silva
Cruz Fernandes da Costa, Priscilla Thuany
Magalhães Ávila Paz Moreira, Ana Gêrda
spellingShingle Bezerra, Fábio Alexandre Silva
Cruz Fernandes da Costa, Priscilla Thuany
Magalhães Ávila Paz Moreira, Ana Gêrda
Implicações pedagógicas do programa idiomas sem fronteiras no desenvolvimento profissional de professores/as em formação no NUCLI-UFPB
author_facet Bezerra, Fábio Alexandre Silva
Cruz Fernandes da Costa, Priscilla Thuany
Magalhães Ávila Paz Moreira, Ana Gêrda
author_sort Bezerra, Fábio Alexandre Silva
title Implicações pedagógicas do programa idiomas sem fronteiras no desenvolvimento profissional de professores/as em formação no NUCLI-UFPB
title_short Implicações pedagógicas do programa idiomas sem fronteiras no desenvolvimento profissional de professores/as em formação no NUCLI-UFPB
title_full Implicações pedagógicas do programa idiomas sem fronteiras no desenvolvimento profissional de professores/as em formação no NUCLI-UFPB
title_fullStr Implicações pedagógicas do programa idiomas sem fronteiras no desenvolvimento profissional de professores/as em formação no NUCLI-UFPB
title_full_unstemmed Implicações pedagógicas do programa idiomas sem fronteiras no desenvolvimento profissional de professores/as em formação no NUCLI-UFPB
title_sort implicações pedagógicas do programa idiomas sem fronteiras no desenvolvimento profissional de professores/as em formação no nucli-ufpb
description Due to the important role of the English Without Borders Program (2014) in pre-service teacher education, aiming to strengthen our national degree programs in the area of languages, this paper reports on teacher education experiences at NucLi-UFPB, with emphasis on the development of autonomy (FREIRE, 2014), of critical reflection about teacher practice (MAGALHÃES; CELANI, 2005) and of teacher identities (LEFFA, 2001). Based on interviews with agents involved in the teacher education process, general results point to significant changes in their thoughts and actions regarding the teaching-learning process, providing rich opportunities for their professional (and personal) development as well as for the construction of an essential theoretical-pedagogical repertoire for their (future) teaching practices.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2019
url https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/17990
work_keys_str_mv AT bezerrafabioalexandresilva implicacoespedagogicasdoprogramaidiomassemfronteirasnodesenvolvimentoprofissionaldeprofessoresasemformacaononucliufpb
AT cruzfernandesdacostapriscillathuany implicacoespedagogicasdoprogramaidiomassemfronteirasnodesenvolvimentoprofissionaldeprofessoresasemformacaononucliufpb
AT magalhaesavilapazmoreiraanagerda implicacoespedagogicasdoprogramaidiomassemfronteirasnodesenvolvimentoprofissionaldeprofessoresasemformacaononucliufpb
_version_ 1766683408714432512