A construção da brasilidade inscrita em anúncios impresso e televisivo das sandálias Havaianas
Este trabalho se propõe a analisar os efeitos discursivos da brasilidade nos anúncios publicitários impresso e televisivo das sandálias Havaianas, entrevendo as relações entre a construção desse tipo de anúncio na constituição da identidade nacional. Para isso, utilizamos dois passos fundamentais: o...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Online |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/RevSaridh/article/view/17902 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-17902 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-179022024-02-21T13:08:02Z A construção da brasilidade inscrita em anúncios impresso e televisivo das sandálias Havaianas Carvalho, Cid Ivan da Costa Discurso; Interdiscurso; Anúncio publicitário; Brasilidade. Este trabalho se propõe a analisar os efeitos discursivos da brasilidade nos anúncios publicitários impresso e televisivo das sandálias Havaianas, entrevendo as relações entre a construção desse tipo de anúncio na constituição da identidade nacional. Para isso, utilizamos dois passos fundamentais: o estudo bibliográfico em autores da Análise do Discurso, como: Pêcheux (2007), Orlandi (2003), Foucault (2004) e com Hall (2005) estudioso da cultura moderna e a pesquisa no site das sandálias Havaianas um comercial televisivo e um anúncio impresso publicado na revista. Os anúncios publicitários das sandálias Havaianas exploram o sentido do uso tradição de que o Brasil é o melhor lugar do mundo para viver, associando a brasilidade ao produto e fazendo com que as Havaianas sejam reconhecidas como sinônimo de ser brasileiro. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2019-05-30 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares https://periodicos.ufrn.br/RevSaridh/article/view/17902 Revista Saridh – Linguagem e Discurso; v. 1 n. 1 (2019): Revista Saridh Linguagem e Discurso 2674-6131 http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
format |
Online |
author |
Carvalho, Cid Ivan da Costa |
spellingShingle |
Carvalho, Cid Ivan da Costa A construção da brasilidade inscrita em anúncios impresso e televisivo das sandálias Havaianas |
author_facet |
Carvalho, Cid Ivan da Costa |
author_sort |
Carvalho, Cid Ivan da Costa |
title |
A construção da brasilidade inscrita em anúncios impresso e televisivo das sandálias Havaianas |
title_short |
A construção da brasilidade inscrita em anúncios impresso e televisivo das sandálias Havaianas |
title_full |
A construção da brasilidade inscrita em anúncios impresso e televisivo das sandálias Havaianas |
title_fullStr |
A construção da brasilidade inscrita em anúncios impresso e televisivo das sandálias Havaianas |
title_full_unstemmed |
A construção da brasilidade inscrita em anúncios impresso e televisivo das sandálias Havaianas |
title_sort |
construção da brasilidade inscrita em anúncios impresso e televisivo das sandálias havaianas |
description |
Este trabalho se propõe a analisar os efeitos discursivos da brasilidade nos anúncios publicitários impresso e televisivo das sandálias Havaianas, entrevendo as relações entre a construção desse tipo de anúncio na constituição da identidade nacional. Para isso, utilizamos dois passos fundamentais: o estudo bibliográfico em autores da Análise do Discurso, como: Pêcheux (2007), Orlandi (2003), Foucault (2004) e com Hall (2005) estudioso da cultura moderna e a pesquisa no site das sandálias Havaianas um comercial televisivo e um anúncio impresso publicado na revista. Os anúncios publicitários das sandálias Havaianas exploram o sentido do uso tradição de que o Brasil é o melhor lugar do mundo para viver, associando a brasilidade ao produto e fazendo com que as Havaianas sejam reconhecidas como sinônimo de ser brasileiro. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2019 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/RevSaridh/article/view/17902 |
work_keys_str_mv |
AT carvalhocidivandacosta aconstrucaodabrasilidadeinscritaemanunciosimpressoetelevisivodassandaliashavaianas AT carvalhocidivandacosta construcaodabrasilidadeinscritaemanunciosimpressoetelevisivodassandaliashavaianas |
_version_ |
1791961226724507648 |