A construção da brasilidade inscrita em anúncios impresso e televisivo das sandálias Havaianas

Este trabalho se propõe a analisar os efeitos discursivos da brasilidade nos anúncios publicitários impresso e televisivo das sandálias Havaianas, entrevendo as relações entre a construção desse tipo de anúncio na constituição da identidade nacional. Para isso, utilizamos dois passos fundamentais: o...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Carvalho, Cid Ivan da Costa
Formato: Online
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/RevSaridh/article/view/17902
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Este trabalho se propõe a analisar os efeitos discursivos da brasilidade nos anúncios publicitários impresso e televisivo das sandálias Havaianas, entrevendo as relações entre a construção desse tipo de anúncio na constituição da identidade nacional. Para isso, utilizamos dois passos fundamentais: o estudo bibliográfico em autores da Análise do Discurso, como: Pêcheux (2007), Orlandi (2003), Foucault (2004) e com Hall (2005) estudioso da cultura moderna e a pesquisa no site das sandálias Havaianas um comercial televisivo e um anúncio impresso publicado na revista. Os anúncios publicitários das sandálias Havaianas exploram o sentido do uso tradição de que o Brasil é o melhor lugar do mundo para viver, associando a brasilidade ao produto e fazendo com que as Havaianas sejam reconhecidas como sinônimo de ser brasileiro.