Historiography of Education in Brazil: reflections about the publications of Journals Revista História da Educação (ASPHE, 1997-2006) and Cadernos de História da Educação (UFU, 2002-2011)

O artigo busca traçar um panorama da produção científica veiculada na década inicial da Revista História da Educação (ASPHE, 1997) e dos Cadernos de História da Educação (UFU, 2002), fomentando a reflexão em torno da historiografia da educação no Brasil. Esses periódicos surgiram em instituições do...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Souza, Sauloeber Tarsio de
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/histela/article/view/17794
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-17794
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-177942021-12-15T12:45:57Z Historiography of Education in Brazil: reflections about the publications of Journals Revista História da Educação (ASPHE, 1997-2006) and Cadernos de História da Educação (UFU, 2002-2011) Historiografia Educacional no Brasil: reflexões a partir das publicações da Revista História da Educação (ASPHE, 1997-2006) e dos Cadernos de História da Educação (UFU, 2002-2011) Souza, Sauloeber Tarsio de Periódicos Científicos PeriódHistoriografia da Educação Revista História da Educação (ASPHE) Cadernos de História da Educação (UFU) Scientific journals Historiography of Education Revista História da Educação (ASPHE) Cadernos de História da Educação (UFU) O artigo busca traçar um panorama da produção científica veiculada na década inicial da Revista História da Educação (ASPHE, 1997) e dos Cadernos de História da Educação (UFU, 2002), fomentando a reflexão em torno da historiografia da educação no Brasil. Esses periódicos surgiram em instituições do interior do país, destacando-se o pioneirismo da RHE, contudo, ambas se constituíram em importantes canais de comunicação do conhecimento da área, contando entre seus editores com pesquisadores de mérito. A análise dos dados foi apoiada na tabulação do conjunto de 180 artigos publicados na RHE e nos 207 artigos veiculados pela CHE. Os resultados apontaram peculiaridades e aproximações entre essas revistas, que em seus primeiros momentos circulavam no formato impresso, destacando-se, por exemplo, diferenças entre os grupos temáticos predominantes constantes nos artigos veiculados. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2019-06-16 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/histela/article/view/17794 History of Education in Latin America - HistELA; v. 2 (2019); e17794 2596-0113 10.21680/2596-0113.2019v2n0 por https://periodicos.ufrn.br/histela/article/view/17794/11807 Copyright (c) 2019 History of Education in Latin America - HistELA
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Souza, Sauloeber Tarsio de
spellingShingle Souza, Sauloeber Tarsio de
Historiography of Education in Brazil: reflections about the publications of Journals Revista História da Educação (ASPHE, 1997-2006) and Cadernos de História da Educação (UFU, 2002-2011)
author_facet Souza, Sauloeber Tarsio de
author_sort Souza, Sauloeber Tarsio de
title Historiography of Education in Brazil: reflections about the publications of Journals Revista História da Educação (ASPHE, 1997-2006) and Cadernos de História da Educação (UFU, 2002-2011)
title_short Historiography of Education in Brazil: reflections about the publications of Journals Revista História da Educação (ASPHE, 1997-2006) and Cadernos de História da Educação (UFU, 2002-2011)
title_full Historiography of Education in Brazil: reflections about the publications of Journals Revista História da Educação (ASPHE, 1997-2006) and Cadernos de História da Educação (UFU, 2002-2011)
title_fullStr Historiography of Education in Brazil: reflections about the publications of Journals Revista História da Educação (ASPHE, 1997-2006) and Cadernos de História da Educação (UFU, 2002-2011)
title_full_unstemmed Historiography of Education in Brazil: reflections about the publications of Journals Revista História da Educação (ASPHE, 1997-2006) and Cadernos de História da Educação (UFU, 2002-2011)
title_sort historiography of education in brazil: reflections about the publications of journals revista história da educação (asphe, 1997-2006) and cadernos de história da educação (ufu, 2002-2011)
description O artigo busca traçar um panorama da produção científica veiculada na década inicial da Revista História da Educação (ASPHE, 1997) e dos Cadernos de História da Educação (UFU, 2002), fomentando a reflexão em torno da historiografia da educação no Brasil. Esses periódicos surgiram em instituições do interior do país, destacando-se o pioneirismo da RHE, contudo, ambas se constituíram em importantes canais de comunicação do conhecimento da área, contando entre seus editores com pesquisadores de mérito. A análise dos dados foi apoiada na tabulação do conjunto de 180 artigos publicados na RHE e nos 207 artigos veiculados pela CHE. Os resultados apontaram peculiaridades e aproximações entre essas revistas, que em seus primeiros momentos circulavam no formato impresso, destacando-se, por exemplo, diferenças entre os grupos temáticos predominantes constantes nos artigos veiculados.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2019
url https://periodicos.ufrn.br/histela/article/view/17794
work_keys_str_mv AT souzasauloebertarsiode historiographyofeducationinbrazilreflectionsaboutthepublicationsofjournalsrevistahistoriadaeducacaoasphe19972006andcadernosdehistoriadaeducacaoufu20022011
AT souzasauloebertarsiode historiografiaeducacionalnobrasilreflexoesapartirdaspublicacoesdarevistahistoriadaeducacaoasphe19972006edoscadernosdehistoriadaeducacaoufu20022011
_version_ 1766683568864493568