Historiography of Education in Brazil: reflections about the publications of Journals Revista História da Educação (ASPHE, 1997-2006) and Cadernos de História da Educação (UFU, 2002-2011)
O artigo busca traçar um panorama da produção científica veiculada na década inicial da Revista História da Educação (ASPHE, 1997) e dos Cadernos de História da Educação (UFU, 2002), fomentando a reflexão em torno da historiografia da educação no Brasil. Esses periódicos surgiram em instituições do...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/histela/article/view/17794 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: | O artigo busca traçar um panorama da produção científica veiculada na década inicial da Revista História da Educação (ASPHE, 1997) e dos Cadernos de História da Educação (UFU, 2002), fomentando a reflexão em torno da historiografia da educação no Brasil. Esses periódicos surgiram em instituições do interior do país, destacando-se o pioneirismo da RHE, contudo, ambas se constituíram em importantes canais de comunicação do conhecimento da área, contando entre seus editores com pesquisadores de mérito. A análise dos dados foi apoiada na tabulação do conjunto de 180 artigos publicados na RHE e nos 207 artigos veiculados pela CHE. Os resultados apontaram peculiaridades e aproximações entre essas revistas, que em seus primeiros momentos circulavam no formato impresso, destacando-se, por exemplo, diferenças entre os grupos temáticos predominantes constantes nos artigos veiculados. |
---|