O som e a carícia: proposta para uma história do canto enquanto prazer na Igreja do Ocidente medieval (séculos IX A XII)

This article turns to the relationship between music and the body and between music and the space in the medieval period. It is suggested here the outline for a history research project that addresses the medieval liturgical chant - the plainchant – as, at the same time, product and producer of the...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Ventura, Leonardo Carneiro
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/17756
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-17756
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-177562020-04-19T21:26:22Z O som e a carícia: proposta para uma história do canto enquanto prazer na Igreja do Ocidente medieval (séculos IX A XII) Ventura, Leonardo Carneiro música espaço prazeres Igreja music space pleasures Crurch This article turns to the relationship between music and the body and between music and the space in the medieval period. It is suggested here the outline for a history research project that addresses the medieval liturgical chant - the plainchant – as, at the same time, product and producer of the double relation of man to the sacred and the man with the body. To do so, it elects a few moments in the unfolding of Christian musical production of the medieval west, concentrating its approach between centuries IX and XI. This time-space cutting has enabled the emergence of questions about the presence of aesthetic pleasure in the territory of senses’ prohibition that was intended to be the Church. Este artigo se volta para as relações da música com o corpo e com o espaço no período medieval. Sugere-se aqui as linhas gerais para um projeto de pesquisa de história que contemple o canto litúrgico medieval – o cantochão – como, ao mesmo tempo, produto e produtor da dupla relação do homem com o sagrado e do homem com o corpo. Para tanto, elege alguns momentos no desenrolar da produção musical cristã do Ocidente medieval, concentrando sua abordagem entre os séculos IX e XII. Esse recorte espaço-temporal possibilitou a emergência de algumas questões sobre a presença do prazer estético no território de interdição dos sentidos que pretendia ser a Igreja. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2012-12-24 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/17756 Espacialidades Journal; Vol. 5 No. 04 (2012): Espaços do prazer, prazeres no espaço; 130-149 Revista Espacialidades; Vol. 5 Núm. 04 (2012): Espaços do prazer, prazeres no espaço; 130-149 Revue Espacialidades; Vol. 5 No. 04 (2012): Espaços do prazer, prazeres no espaço; 130-149 Revista Espacialidades; v. 5 n. 04 (2012): Espaços do prazer, prazeres no espaço; 130-149 1984-817X por https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/17756/11595 Copyright (c) 2012 Revista Espacialidades
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Ventura, Leonardo Carneiro
spellingShingle Ventura, Leonardo Carneiro
O som e a carícia: proposta para uma história do canto enquanto prazer na Igreja do Ocidente medieval (séculos IX A XII)
author_facet Ventura, Leonardo Carneiro
author_sort Ventura, Leonardo Carneiro
title O som e a carícia: proposta para uma história do canto enquanto prazer na Igreja do Ocidente medieval (séculos IX A XII)
title_short O som e a carícia: proposta para uma história do canto enquanto prazer na Igreja do Ocidente medieval (séculos IX A XII)
title_full O som e a carícia: proposta para uma história do canto enquanto prazer na Igreja do Ocidente medieval (séculos IX A XII)
title_fullStr O som e a carícia: proposta para uma história do canto enquanto prazer na Igreja do Ocidente medieval (séculos IX A XII)
title_full_unstemmed O som e a carícia: proposta para uma história do canto enquanto prazer na Igreja do Ocidente medieval (séculos IX A XII)
title_sort o som e a carícia: proposta para uma história do canto enquanto prazer na igreja do ocidente medieval (séculos ix a xii)
description This article turns to the relationship between music and the body and between music and the space in the medieval period. It is suggested here the outline for a history research project that addresses the medieval liturgical chant - the plainchant – as, at the same time, product and producer of the double relation of man to the sacred and the man with the body. To do so, it elects a few moments in the unfolding of Christian musical production of the medieval west, concentrating its approach between centuries IX and XI. This time-space cutting has enabled the emergence of questions about the presence of aesthetic pleasure in the territory of senses’ prohibition that was intended to be the Church.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2012
url https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/17756
work_keys_str_mv AT venturaleonardocarneiro osomeacariciapropostaparaumahistoriadocantoenquantoprazernaigrejadoocidentemedievalseculosixaxii
_version_ 1766683500184862720