A APRENDIZAGEM ATIVA NO ENSINO DA DISCIPLINA DE PROJETO DE ARQUITETURA NA PUCPR, CURITIBA
O presente artigo relata um experimento didático realizado na disciplina de Projeto de Arquitetura IV, no 3º. ano do curso de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, em Curitiba, durante o segundo semestre de 2018. O objetivo foi propor novas abordagens e proce...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/17345 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-17345 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-173452021-12-01T20:31:54Z A APRENDIZAGEM ATIVA NO ENSINO DA DISCIPLINA DE PROJETO DE ARQUITETURA NA PUCPR, CURITIBA ZUCCHERELLI, MOARA ENSINO PROJETO DE ARQUITETURA APRENDIZAGEM ATIVA O presente artigo relata um experimento didático realizado na disciplina de Projeto de Arquitetura IV, no 3º. ano do curso de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, em Curitiba, durante o segundo semestre de 2018. O objetivo foi propor novas abordagens e procedimentos na disciplina – a utilização de Análise de Referências como ferramenta de grande importância no ensino-aprendizagem de projeto - e, para tanto, utilizar estratégias de Metodologia Ativa – neste caso, Sala de Aula Invertida e Estudo de Caso -, tendência que promove a motivação e o engajamento dos estudantes em uma aprendizagem mais efetiva. A metodologia adotada para o desenvolvimento deste estudo foi o redesenho da disciplina, com a montagem de um plano de ensino que assegurasse estratégias para a aprendizagem ativa e que apresentasse, de forma clara e objetiva, os resultados de aprendizagem, as habilidades e as competências esperadas. As mudanças foram aplicadas na disciplina e os resultados foram observados, registrados e analisados para possível ajuste ou reformulação futura. A experiência proporcionou levantar pontos positivos e pontos que precisam de atenção contínua na aplicação dos diferentes modelos de ensino. Este estudo pretende contribuir para a promoção de melhorias no ensino da disciplina de projeto e, por consequência, para a qualidade das nossas cidades. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2019-09-18 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares TEXTO application/pdf https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/17345 Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente; v. 4 n. 2 (2019); 36-47 2448-296X 10.21680/2448-296X.2019v4n2 por https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/17345/12033 Copyright (c) 2019 MOARA ZUCCHERELLI |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
ZUCCHERELLI, MOARA |
spellingShingle |
ZUCCHERELLI, MOARA A APRENDIZAGEM ATIVA NO ENSINO DA DISCIPLINA DE PROJETO DE ARQUITETURA NA PUCPR, CURITIBA |
author_facet |
ZUCCHERELLI, MOARA |
author_sort |
ZUCCHERELLI, MOARA |
title |
A APRENDIZAGEM ATIVA NO ENSINO DA DISCIPLINA DE PROJETO DE ARQUITETURA NA PUCPR, CURITIBA |
title_short |
A APRENDIZAGEM ATIVA NO ENSINO DA DISCIPLINA DE PROJETO DE ARQUITETURA NA PUCPR, CURITIBA |
title_full |
A APRENDIZAGEM ATIVA NO ENSINO DA DISCIPLINA DE PROJETO DE ARQUITETURA NA PUCPR, CURITIBA |
title_fullStr |
A APRENDIZAGEM ATIVA NO ENSINO DA DISCIPLINA DE PROJETO DE ARQUITETURA NA PUCPR, CURITIBA |
title_full_unstemmed |
A APRENDIZAGEM ATIVA NO ENSINO DA DISCIPLINA DE PROJETO DE ARQUITETURA NA PUCPR, CURITIBA |
title_sort |
aprendizagem ativa no ensino da disciplina de projeto de arquitetura na pucpr, curitiba |
description |
O presente artigo relata um experimento didático realizado na disciplina de Projeto de Arquitetura IV, no 3º. ano do curso de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, em Curitiba, durante o segundo semestre de 2018. O objetivo foi propor novas abordagens e procedimentos na disciplina – a utilização de Análise de Referências como ferramenta de grande importância no ensino-aprendizagem de projeto - e, para tanto, utilizar estratégias de Metodologia Ativa – neste caso, Sala de Aula Invertida e Estudo de Caso -, tendência que promove a motivação e o engajamento dos estudantes em uma aprendizagem mais efetiva. A metodologia adotada para o desenvolvimento deste estudo foi o redesenho da disciplina, com a montagem de um plano de ensino que assegurasse estratégias para a aprendizagem ativa e que apresentasse, de forma clara e objetiva, os resultados de aprendizagem, as habilidades e as competências esperadas. As mudanças foram aplicadas na disciplina e os resultados foram observados, registrados e analisados para possível ajuste ou reformulação futura. A experiência proporcionou levantar pontos positivos e pontos que precisam de atenção contínua na aplicação dos diferentes modelos de ensino. Este estudo pretende contribuir para a promoção de melhorias no ensino da disciplina de projeto e, por consequência, para a qualidade das nossas cidades. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2019 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/17345 |
work_keys_str_mv |
AT zuccherellimoara aaprendizagemativanoensinodadisciplinadeprojetodearquiteturanapucprcuritiba AT zuccherellimoara aprendizagemativanoensinodadisciplinadeprojetodearquiteturanapucprcuritiba |
_version_ |
1766683609999081472 |