A APRENDIZAGEM ATIVA NO ENSINO DA DISCIPLINA DE PROJETO DE ARQUITETURA NA PUCPR, CURITIBA

O presente artigo relata um experimento didático realizado na disciplina de Projeto de Arquitetura IV, no 3º. ano do curso de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, em Curitiba, durante o segundo semestre de 2018. O objetivo foi propor novas abordagens e proce...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: ZUCCHERELLI, MOARA
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/17345
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-17345
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-173452021-12-01T20:31:54Z A APRENDIZAGEM ATIVA NO ENSINO DA DISCIPLINA DE PROJETO DE ARQUITETURA NA PUCPR, CURITIBA ZUCCHERELLI, MOARA ENSINO PROJETO DE ARQUITETURA APRENDIZAGEM ATIVA O presente artigo relata um experimento didático realizado na disciplina de Projeto de Arquitetura IV, no 3º. ano do curso de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, em Curitiba, durante o segundo semestre de 2018. O objetivo foi propor novas abordagens e procedimentos na disciplina – a utilização de Análise de Referências como ferramenta de grande importância no ensino-aprendizagem de projeto - e, para tanto, utilizar estratégias de Metodologia Ativa – neste caso, Sala de Aula Invertida e Estudo de Caso -, tendência que promove a motivação e o engajamento dos estudantes em uma aprendizagem mais efetiva. A metodologia adotada para o desenvolvimento deste estudo foi o redesenho da disciplina, com a montagem de um plano de ensino que assegurasse estratégias para a aprendizagem ativa e que apresentasse, de forma clara e objetiva, os resultados de aprendizagem, as habilidades e as competências esperadas. As mudanças foram aplicadas na disciplina e os resultados foram observados, registrados e analisados para possível ajuste ou reformulação futura. A experiência proporcionou levantar pontos positivos e pontos que precisam de atenção contínua na aplicação dos diferentes modelos de ensino. Este estudo pretende contribuir para a promoção de melhorias no ensino da disciplina de projeto e, por consequência, para a qualidade das nossas cidades. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2019-09-18 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares TEXTO application/pdf https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/17345 Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente; v. 4 n. 2 (2019); 36-47 2448-296X 10.21680/2448-296X.2019v4n2 por https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/17345/12033 Copyright (c) 2019 MOARA ZUCCHERELLI
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author ZUCCHERELLI, MOARA
spellingShingle ZUCCHERELLI, MOARA
A APRENDIZAGEM ATIVA NO ENSINO DA DISCIPLINA DE PROJETO DE ARQUITETURA NA PUCPR, CURITIBA
author_facet ZUCCHERELLI, MOARA
author_sort ZUCCHERELLI, MOARA
title A APRENDIZAGEM ATIVA NO ENSINO DA DISCIPLINA DE PROJETO DE ARQUITETURA NA PUCPR, CURITIBA
title_short A APRENDIZAGEM ATIVA NO ENSINO DA DISCIPLINA DE PROJETO DE ARQUITETURA NA PUCPR, CURITIBA
title_full A APRENDIZAGEM ATIVA NO ENSINO DA DISCIPLINA DE PROJETO DE ARQUITETURA NA PUCPR, CURITIBA
title_fullStr A APRENDIZAGEM ATIVA NO ENSINO DA DISCIPLINA DE PROJETO DE ARQUITETURA NA PUCPR, CURITIBA
title_full_unstemmed A APRENDIZAGEM ATIVA NO ENSINO DA DISCIPLINA DE PROJETO DE ARQUITETURA NA PUCPR, CURITIBA
title_sort aprendizagem ativa no ensino da disciplina de projeto de arquitetura na pucpr, curitiba
description O presente artigo relata um experimento didático realizado na disciplina de Projeto de Arquitetura IV, no 3º. ano do curso de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, em Curitiba, durante o segundo semestre de 2018. O objetivo foi propor novas abordagens e procedimentos na disciplina – a utilização de Análise de Referências como ferramenta de grande importância no ensino-aprendizagem de projeto - e, para tanto, utilizar estratégias de Metodologia Ativa – neste caso, Sala de Aula Invertida e Estudo de Caso -, tendência que promove a motivação e o engajamento dos estudantes em uma aprendizagem mais efetiva. A metodologia adotada para o desenvolvimento deste estudo foi o redesenho da disciplina, com a montagem de um plano de ensino que assegurasse estratégias para a aprendizagem ativa e que apresentasse, de forma clara e objetiva, os resultados de aprendizagem, as habilidades e as competências esperadas. As mudanças foram aplicadas na disciplina e os resultados foram observados, registrados e analisados para possível ajuste ou reformulação futura. A experiência proporcionou levantar pontos positivos e pontos que precisam de atenção contínua na aplicação dos diferentes modelos de ensino. Este estudo pretende contribuir para a promoção de melhorias no ensino da disciplina de projeto e, por consequência, para a qualidade das nossas cidades.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2019
url https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/17345
work_keys_str_mv AT zuccherellimoara aaprendizagemativanoensinodadisciplinadeprojetodearquiteturanapucprcuritiba
AT zuccherellimoara aprendizagemativanoensinodadisciplinadeprojetodearquiteturanapucprcuritiba
_version_ 1766683609999081472