No encalço da originalidade: aproximações e divergências entre Adorno e os românticos

The main objective of this paper is to demonstrate how the philosophy of art of Adorno, and more specifically its concept and appreciation of the artistic nominalism, comes from the way the philosopher, from the dialectical tradition, dialogues with themes found in romanticism, such as genius and or...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Queiroz, Luciana Molina
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: EDUFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/17313
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-17313
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-173132019-06-19T19:29:51Z No encalço da originalidade: aproximações e divergências entre Adorno e os românticos Queiroz, Luciana Molina Gênio; Dialética; Nominalismo; Originalidade; Romantismo The main objective of this paper is to demonstrate how the philosophy of art of Adorno, and more specifically its concept and appreciation of the artistic nominalism, comes from the way the philosopher, from the dialectical tradition, dialogues with themes found in romanticism, such as genius and original. The fact that he belongs to Hegelian-Marxist tradition is therefore essential to understand his optimistic view about the avant-garde art and its appreciation of the growing nominalism of works of art derived from their autonomy and formal specificity. O objetivo central deste artigo é o de demonstrar como afilosofia da arte de Adorno, e mais especificamente sua concepção evalorização do nominalismo artístico, advém da forma pela qual o filósofo,a partir da tradição dialética, dialoga criticamente com temáticasencontradas no Romantismo, tais como o gênio e o original. O pertencimentoà tradição hegeliano-marxista é, portanto, fundamental paracompreendermos seu ponto de vista otimista acerca das vanguardas artísticas,bem como sua valorização do nominalismo crescente das obrasde arte derivado de sua autonomia e especificidade formal. EDUFRN 2019-05-29 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/17313 Princípios: Revista de Filosofia (UFRN); v. 26 n. 50 (2019): Princípios: Revista de Filosofia (UFRN); 219-238 1983-2109 0104-8694 10.21680/1983-2109.2019v26n50 por https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/17313/11642 Copyright (c) 2019 Luciana Molina Queiroz
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Queiroz, Luciana Molina
spellingShingle Queiroz, Luciana Molina
No encalço da originalidade: aproximações e divergências entre Adorno e os românticos
author_facet Queiroz, Luciana Molina
author_sort Queiroz, Luciana Molina
title No encalço da originalidade: aproximações e divergências entre Adorno e os românticos
title_short No encalço da originalidade: aproximações e divergências entre Adorno e os românticos
title_full No encalço da originalidade: aproximações e divergências entre Adorno e os românticos
title_fullStr No encalço da originalidade: aproximações e divergências entre Adorno e os românticos
title_full_unstemmed No encalço da originalidade: aproximações e divergências entre Adorno e os românticos
title_sort no encalço da originalidade: aproximações e divergências entre adorno e os românticos
description The main objective of this paper is to demonstrate how the philosophy of art of Adorno, and more specifically its concept and appreciation of the artistic nominalism, comes from the way the philosopher, from the dialectical tradition, dialogues with themes found in romanticism, such as genius and original. The fact that he belongs to Hegelian-Marxist tradition is therefore essential to understand his optimistic view about the avant-garde art and its appreciation of the growing nominalism of works of art derived from their autonomy and formal specificity.
publisher EDUFRN
publishDate 2019
url https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/17313
work_keys_str_mv AT queirozlucianamolina noencalcodaoriginalidadeaproximacoesedivergenciasentreadornoeosromanticos
_version_ 1766681853253648384