O CONTEÚDO TECNOLÓGICO-CONSTRUTIVO NO ATELIER DE ENSINO DE PROJETO: ANÁLISE EM DUAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR.
Este artigo apresenta partes dos resultados de uma pesquisa de doutorado que tratou da relação entre a concepção do projeto no ensino de Arquitetura e sua integração com o conteúdo tecnológico-construtivo, tendo em vista a importância da compreensão da materialização do artefato arquitetônico desde...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/17272 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-17272 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-172722021-12-01T20:40:32Z O CONTEÚDO TECNOLÓGICO-CONSTRUTIVO NO ATELIER DE ENSINO DE PROJETO: ANÁLISE EM DUAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. Medeiros, Renato projeto de arquitetura ensino de projeto Este artigo apresenta partes dos resultados de uma pesquisa de doutorado que tratou da relação entre a concepção do projeto no ensino de Arquitetura e sua integração com o conteúdo tecnológico-construtivo, tendo em vista a importância da compreensão da materialização do artefato arquitetônico desde as fases iniciais do projeto. Buscou-se compreender a inserção dos conhecimentos relacionados às questões construtivas na concepção de projetos no atelier de ensino de arquitetura, no sentido de buscar promover uma melhor integração de conteúdos e gerar maior reflexão no processo projetual. A pesquisa foi desenvolvida nos cursos de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e durante um estágio doutoral tipo sanduiche, na Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa (FA-UL), em Portugal. No campo da sala de aula, afirma-se, ao final dessa investigação, que os estudos de caso demonstraram a importância do planejamento didático e clareza da definição de objetivos a serem alcançados nos ateliers de projeto. A identificação ou clareza quanto ao conteúdo dos produtos a serem entregues funciona como o estabelecimento de metas para os participantes, sejam eles professores ou alunos. A análise dos processos de ensino-aprendizagem demonstrou que também deve ser estimulado o uso do pensamento divergente e não convergente, a fim de tratar a arquitetura como um sistema, como já apontado por Boudon et al (2001), Cox (2005) e Deplazes (2010). Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2019-05-13 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares TEXTO application/pdf https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/17272 Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente; v. 4 n. 1 (2019); 25-39 2448-296X 10.21680/2448-296X.2019v4n1 por https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/17272/11454 Copyright (c) 2019 Renato Medeiros |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Medeiros, Renato |
spellingShingle |
Medeiros, Renato O CONTEÚDO TECNOLÓGICO-CONSTRUTIVO NO ATELIER DE ENSINO DE PROJETO: ANÁLISE EM DUAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. |
author_facet |
Medeiros, Renato |
author_sort |
Medeiros, Renato |
title |
O CONTEÚDO TECNOLÓGICO-CONSTRUTIVO NO ATELIER DE ENSINO DE PROJETO: ANÁLISE EM DUAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. |
title_short |
O CONTEÚDO TECNOLÓGICO-CONSTRUTIVO NO ATELIER DE ENSINO DE PROJETO: ANÁLISE EM DUAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. |
title_full |
O CONTEÚDO TECNOLÓGICO-CONSTRUTIVO NO ATELIER DE ENSINO DE PROJETO: ANÁLISE EM DUAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. |
title_fullStr |
O CONTEÚDO TECNOLÓGICO-CONSTRUTIVO NO ATELIER DE ENSINO DE PROJETO: ANÁLISE EM DUAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. |
title_full_unstemmed |
O CONTEÚDO TECNOLÓGICO-CONSTRUTIVO NO ATELIER DE ENSINO DE PROJETO: ANÁLISE EM DUAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. |
title_sort |
o conteúdo tecnológico-construtivo no atelier de ensino de projeto: análise em duas instituições de ensino superior. |
description |
Este artigo apresenta partes dos resultados de uma pesquisa de doutorado que tratou da relação entre a concepção do projeto no ensino de Arquitetura e sua integração com o conteúdo tecnológico-construtivo, tendo em vista a importância da compreensão da materialização do artefato arquitetônico desde as fases iniciais do projeto. Buscou-se compreender a inserção dos conhecimentos relacionados às questões construtivas na concepção de projetos no atelier de ensino de arquitetura, no sentido de buscar promover uma melhor integração de conteúdos e gerar maior reflexão no processo projetual. A pesquisa foi desenvolvida nos cursos de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e durante um estágio doutoral tipo sanduiche, na Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa (FA-UL), em Portugal. No campo da sala de aula, afirma-se, ao final dessa investigação, que os estudos de caso demonstraram a importância do planejamento didático e clareza da definição de objetivos a serem alcançados nos ateliers de projeto. A identificação ou clareza quanto ao conteúdo dos produtos a serem entregues funciona como o estabelecimento de metas para os participantes, sejam eles professores ou alunos. A análise dos processos de ensino-aprendizagem demonstrou que também deve ser estimulado o uso do pensamento divergente e não convergente, a fim de tratar a arquitetura como um sistema, como já apontado por Boudon et al (2001), Cox (2005) e Deplazes (2010). |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2019 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/17272 |
work_keys_str_mv |
AT medeirosrenato oconteudotecnologicoconstrutivonoatelierdeensinodeprojetoanaliseemduasinstituicoesdeensinosuperior |
_version_ |
1766683609814532096 |