USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E DINÂMICAS DO TRABALHO DOCENTE

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) invadiram as salas de aula modificando completamente o cotidiano acadêmico, estabelecendo uma nova relação entre as tecnologias e a sociabilidade, configurando a cultura contemporânea. A partir disso, buscamos analisar como discentes e docentes do cur...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Damasceno, Tássio de Souza, Cardoso, Denise Machado, Costa, Lorena Tamyres Trindade da
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/vivencia/article/view/17179
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-17179
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-171792021-02-24T21:27:38Z USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E DINÂMICAS DO TRABALHO DOCENTE Damasceno, Tássio de Souza Cardoso, Denise Machado Costa, Lorena Tamyres Trindade da As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) invadiram as salas de aula modificando completamente o cotidiano acadêmico, estabelecendo uma nova relação entre as tecnologias e a sociabilidade, configurando a cultura contemporânea. A partir disso, buscamos analisar como discentes e docentes do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Pará (UFPA) têm utilizado essas novas tecnologias como, por exemplo, tablets, notebooks e smartphones, como ferramentas didáticas no processo de ensino dentro da sala de aula. O objetivo deste trabalho é identificar para que fins esses sujeitos estão utilizando essas ferramentas dentro da sala de aula e se existe a aplicação delas como auxiliares no ensino. A metodologia utilizada neste trabalho é baseada na pesquisa de campo, na qual foram utilizados instrumentos como roteiro de entrevista semiestruturada, a observação direta e participante e o registro em diário de campo. A partir dos resultados obtidos nessa pesquisa, podemos ressaltar uma série de processos provenientes da inserção e do uso de TIC dentro do contexto acadêmico e, principalmente, dentro da sala de aula. Dessa forma, destacamos as iniciativas didáticas e os conflitos na relação entre docentes e discentes referentes ao uso de TIC durante as aulas, bem como a tentativa da instituição em adaptar sua estrutura física para suprir as demandas provenientes do atual contexto da Sociedade da Informação. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2019-03-22 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/vivencia/article/view/17179 Vivência: Revista de Antropologia; v. 1 n. 51 (2018) 2238-6009 10.21680/2238-6009.2018v1n51 por https://periodicos.ufrn.br/vivencia/article/view/17179/11320
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Damasceno, Tássio de Souza
Cardoso, Denise Machado
Costa, Lorena Tamyres Trindade da
spellingShingle Damasceno, Tássio de Souza
Cardoso, Denise Machado
Costa, Lorena Tamyres Trindade da
USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E DINÂMICAS DO TRABALHO DOCENTE
author_facet Damasceno, Tássio de Souza
Cardoso, Denise Machado
Costa, Lorena Tamyres Trindade da
author_sort Damasceno, Tássio de Souza
title USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E DINÂMICAS DO TRABALHO DOCENTE
title_short USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E DINÂMICAS DO TRABALHO DOCENTE
title_full USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E DINÂMICAS DO TRABALHO DOCENTE
title_fullStr USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E DINÂMICAS DO TRABALHO DOCENTE
title_full_unstemmed USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E DINÂMICAS DO TRABALHO DOCENTE
title_sort uso das tecnologias de informação e comunicação e dinâmicas do trabalho docente
description As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) invadiram as salas de aula modificando completamente o cotidiano acadêmico, estabelecendo uma nova relação entre as tecnologias e a sociabilidade, configurando a cultura contemporânea. A partir disso, buscamos analisar como discentes e docentes do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Pará (UFPA) têm utilizado essas novas tecnologias como, por exemplo, tablets, notebooks e smartphones, como ferramentas didáticas no processo de ensino dentro da sala de aula. O objetivo deste trabalho é identificar para que fins esses sujeitos estão utilizando essas ferramentas dentro da sala de aula e se existe a aplicação delas como auxiliares no ensino. A metodologia utilizada neste trabalho é baseada na pesquisa de campo, na qual foram utilizados instrumentos como roteiro de entrevista semiestruturada, a observação direta e participante e o registro em diário de campo. A partir dos resultados obtidos nessa pesquisa, podemos ressaltar uma série de processos provenientes da inserção e do uso de TIC dentro do contexto acadêmico e, principalmente, dentro da sala de aula. Dessa forma, destacamos as iniciativas didáticas e os conflitos na relação entre docentes e discentes referentes ao uso de TIC durante as aulas, bem como a tentativa da instituição em adaptar sua estrutura física para suprir as demandas provenientes do atual contexto da Sociedade da Informação.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2019
url https://periodicos.ufrn.br/vivencia/article/view/17179
work_keys_str_mv AT damascenotassiodesouza usodastecnologiasdeinformacaoecomunicacaoedinamicasdotrabalhodocente
AT cardosodenisemachado usodastecnologiasdeinformacaoecomunicacaoedinamicasdotrabalhodocente
AT costalorenatamyrestrindadeda usodastecnologiasdeinformacaoecomunicacaoedinamicasdotrabalhodocente
_version_ 1766682363307229184