Para além do princípio de fidelidade: uma aproximação à historiografia filosófica deleuziana

Temos a imagem de um Deleuze voluntariosamente hostil à história da filosofia, na medida em que esta encarnaria uma espécie de agente de repressáo do pensamento, impedindo que as pessoas pensem por si próprias. Como conciliar esse Deleuze panfletário e revoltoso com o professor de filosof...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Pellejero, Eduardo
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: EDUFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/1717
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-1717
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-17172016-12-16T17:03:21Z Para além do princípio de fidelidade: uma aproximação à historiografia filosófica deleuziana Pellejero, Eduardo construcionismo criação de conceitos Deleuze História da filosofia inatualidade Temos a imagem de um Deleuze voluntariosamente hostil à história da filosofia, na medida em que esta encarnaria uma espécie de agente de repressáo do pensamento, impedindo que as pessoas pensem por si próprias. Como conciliar esse Deleuze panfletário e revoltoso com o professor de filosofia e historiador especializado que publica estudos sobre a obra de Bergson, Nietzsche, Espinosa e Lucrécio? Como conciliá-lo com esse Deleuze que conscientemente começou pela história da filosofia, quando ainda se impunha, fez durante muito tempo história da filosofia e leu livros sobre este ou aquele autor? Como, em última instância, com esse outro Deleuze que, mesmo já assumindo escrever livros “por conta própria”, continua a considerar a necessidade de integrar notas históricas nos seus próprios textos? O presente texto pretende explorar essa aparente contradiçáo, analisando criticamente as condições de efetividade de uma historiografia filosófica fundada sobre os primeiros princípios do pensamento deleuziano. EDUFRN 2012-04-03 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/1717 Princípios: Revista de Filosofia (UFRN); v. 18 n. 30 (2011): Princípios: revista de filosofia; 101-141 1983-2109 0104-8694 por https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/1717/1182 Copyright (c) 2014 Princípios: Revista de Filosofia (UFRN)
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Pellejero, Eduardo
spellingShingle Pellejero, Eduardo
Para além do princípio de fidelidade: uma aproximação à historiografia filosófica deleuziana
author_facet Pellejero, Eduardo
author_sort Pellejero, Eduardo
title Para além do princípio de fidelidade: uma aproximação à historiografia filosófica deleuziana
title_short Para além do princípio de fidelidade: uma aproximação à historiografia filosófica deleuziana
title_full Para além do princípio de fidelidade: uma aproximação à historiografia filosófica deleuziana
title_fullStr Para além do princípio de fidelidade: uma aproximação à historiografia filosófica deleuziana
title_full_unstemmed Para além do princípio de fidelidade: uma aproximação à historiografia filosófica deleuziana
title_sort para além do princípio de fidelidade: uma aproximação à historiografia filosófica deleuziana
description Temos a imagem de um Deleuze voluntariosamente hostil à história da filosofia, na medida em que esta encarnaria uma espécie de agente de repressáo do pensamento, impedindo que as pessoas pensem por si próprias. Como conciliar esse Deleuze panfletário e revoltoso com o professor de filosofia e historiador especializado que publica estudos sobre a obra de Bergson, Nietzsche, Espinosa e Lucrécio? Como conciliá-lo com esse Deleuze que conscientemente começou pela história da filosofia, quando ainda se impunha, fez durante muito tempo história da filosofia e leu livros sobre este ou aquele autor? Como, em última instância, com esse outro Deleuze que, mesmo já assumindo escrever livros “por conta própria”, continua a considerar a necessidade de integrar notas históricas nos seus próprios textos? O presente texto pretende explorar essa aparente contradiçáo, analisando criticamente as condições de efetividade de uma historiografia filosófica fundada sobre os primeiros princípios do pensamento deleuziano.
publisher EDUFRN
publishDate 2012
url https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/1717
work_keys_str_mv AT pellejeroeduardo paraalemdoprincipiodefidelidadeumaaproximacaoahistoriografiafilosoficadeleuziana
_version_ 1766681780755103744