SISTEMA CENTRAL DE SERVIÇOS - SCS: UMA APLICAÇÃO PARA MELHORIA DO PROCESSO ASSISTENCIAL - HUOL/UFRN

Uma instituição hospitalar é composta por diversas áreas que devem se integrar harmonicamente para que haja um trabalho com resultado eficiente e eficaz, em busca da qualidade da assistência. A implantação de uma Central de Serviços significa um grande avanço na gestão hospitalar, promovendo interco...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: de Paiva, Kairon Ramon Sabino, Cerdeira, Ana Karina Lima Alves
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ) e Pró-Reitoria de Extenção (PROEX)
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/reb/article/view/17122
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-17122
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-171222019-07-16T23:39:08Z SISTEMA CENTRAL DE SERVIÇOS - SCS: UMA APLICAÇÃO PARA MELHORIA DO PROCESSO ASSISTENCIAL - HUOL/UFRN de Paiva, Kairon Ramon Sabino Cerdeira, Ana Karina Lima Alves Uma instituição hospitalar é composta por diversas áreas que devem se integrar harmonicamente para que haja um trabalho com resultado eficiente e eficaz, em busca da qualidade da assistência. A implantação de uma Central de Serviços significa um grande avanço na gestão hospitalar, promovendo intercomunicabilidade entre os setores, permitindo que as funções inerentes a esses profissionais sejam ágeis, evidenciando a importância da qualidade dos serviços prestados. Neste sentido, este estudo tem como objetivo apresentar o desenvolvimento e aplicação do um software para a Central de Serviços em um hospital universitário. Como método da pesquisa foi utilizado o Scrum, processo de desenvolvimento ágil que ocorre por ciclos de iterações (sprints) aos quais são aplicados incrementos para agregar valor ao produto, à proporção que supre as necessidades dos usuários do sistema. Como resultado da aplicação do software, verificou-se que o tempo total de resposta no transporte ao paciente diminuiu expressivamente, de uma média de 52 minutos, para atuais 19 minutos por paciente transportado. Identificaram-se os horários de maiores ocorrências das solicitações de transporte, possibilitando a partir dessas demandas, realizar um balanceamento e controle mais eficiente dos recursos, permitindo a melhor distribuição de macas, cadeiras e pessoal. Por fim, houve uma avaliação da gestão de forma empírica sobre a contratação de novos funcionários. Os indicadores gerados pelo sistema, auxiliaram na tomada de decisão, mantendo a necessidade da contratação, porém, com um quantitativo menor do que o decidido anteriormente, contribuindo para a gestão financeira da instituição. Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ) e Pró-Reitoria de Extenção (PROEX) 2019-07-16 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/reb/article/view/17122 Revista Brasileira de Inovação Tecnológica em Saúde - ISSN:2236-1103; Volume 8. Número 4. 2018; 12 2236-1103 10.18816/r-bits.v8i4 por https://periodicos.ufrn.br/reb/article/view/17122/11876 Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Inovação Tecnológica em Saúde - ISSN:2236-1103
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author de Paiva, Kairon Ramon Sabino
Cerdeira, Ana Karina Lima Alves
spellingShingle de Paiva, Kairon Ramon Sabino
Cerdeira, Ana Karina Lima Alves
SISTEMA CENTRAL DE SERVIÇOS - SCS: UMA APLICAÇÃO PARA MELHORIA DO PROCESSO ASSISTENCIAL - HUOL/UFRN
author_facet de Paiva, Kairon Ramon Sabino
Cerdeira, Ana Karina Lima Alves
author_sort de Paiva, Kairon Ramon Sabino
title SISTEMA CENTRAL DE SERVIÇOS - SCS: UMA APLICAÇÃO PARA MELHORIA DO PROCESSO ASSISTENCIAL - HUOL/UFRN
title_short SISTEMA CENTRAL DE SERVIÇOS - SCS: UMA APLICAÇÃO PARA MELHORIA DO PROCESSO ASSISTENCIAL - HUOL/UFRN
title_full SISTEMA CENTRAL DE SERVIÇOS - SCS: UMA APLICAÇÃO PARA MELHORIA DO PROCESSO ASSISTENCIAL - HUOL/UFRN
title_fullStr SISTEMA CENTRAL DE SERVIÇOS - SCS: UMA APLICAÇÃO PARA MELHORIA DO PROCESSO ASSISTENCIAL - HUOL/UFRN
title_full_unstemmed SISTEMA CENTRAL DE SERVIÇOS - SCS: UMA APLICAÇÃO PARA MELHORIA DO PROCESSO ASSISTENCIAL - HUOL/UFRN
title_sort sistema central de serviços - scs: uma aplicação para melhoria do processo assistencial - huol/ufrn
description Uma instituição hospitalar é composta por diversas áreas que devem se integrar harmonicamente para que haja um trabalho com resultado eficiente e eficaz, em busca da qualidade da assistência. A implantação de uma Central de Serviços significa um grande avanço na gestão hospitalar, promovendo intercomunicabilidade entre os setores, permitindo que as funções inerentes a esses profissionais sejam ágeis, evidenciando a importância da qualidade dos serviços prestados. Neste sentido, este estudo tem como objetivo apresentar o desenvolvimento e aplicação do um software para a Central de Serviços em um hospital universitário. Como método da pesquisa foi utilizado o Scrum, processo de desenvolvimento ágil que ocorre por ciclos de iterações (sprints) aos quais são aplicados incrementos para agregar valor ao produto, à proporção que supre as necessidades dos usuários do sistema. Como resultado da aplicação do software, verificou-se que o tempo total de resposta no transporte ao paciente diminuiu expressivamente, de uma média de 52 minutos, para atuais 19 minutos por paciente transportado. Identificaram-se os horários de maiores ocorrências das solicitações de transporte, possibilitando a partir dessas demandas, realizar um balanceamento e controle mais eficiente dos recursos, permitindo a melhor distribuição de macas, cadeiras e pessoal. Por fim, houve uma avaliação da gestão de forma empírica sobre a contratação de novos funcionários. Os indicadores gerados pelo sistema, auxiliaram na tomada de decisão, mantendo a necessidade da contratação, porém, com um quantitativo menor do que o decidido anteriormente, contribuindo para a gestão financeira da instituição.
publisher Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ) e Pró-Reitoria de Extenção (PROEX)
publishDate 2019
url https://periodicos.ufrn.br/reb/article/view/17122
work_keys_str_mv AT depaivakaironramonsabino sistemacentraldeservicosscsumaaplicacaoparamelhoriadoprocessoassistencialhuolufrn
AT cerdeiraanakarinalimaalves sistemacentraldeservicosscsumaaplicacaoparamelhoriadoprocessoassistencialhuolufrn
_version_ 1766682186305503232