SISTEMA CENTRAL DE SERVIÇOS - SCS: UMA APLICAÇÃO PARA MELHORIA DO PROCESSO ASSISTENCIAL - HUOL/UFRN
Uma instituição hospitalar é composta por diversas áreas que devem se integrar harmonicamente para que haja um trabalho com resultado eficiente e eficaz, em busca da qualidade da assistência. A implantação de uma Central de Serviços significa um grande avanço na gestão hospitalar, promovendo interco...
Na minha lista:
Principais autores: | , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ) e Pró-Reitoria de Extenção (PROEX)
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/reb/article/view/17122 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-17122 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-171222019-07-16T23:39:08Z SISTEMA CENTRAL DE SERVIÇOS - SCS: UMA APLICAÇÃO PARA MELHORIA DO PROCESSO ASSISTENCIAL - HUOL/UFRN de Paiva, Kairon Ramon Sabino Cerdeira, Ana Karina Lima Alves Uma instituição hospitalar é composta por diversas áreas que devem se integrar harmonicamente para que haja um trabalho com resultado eficiente e eficaz, em busca da qualidade da assistência. A implantação de uma Central de Serviços significa um grande avanço na gestão hospitalar, promovendo intercomunicabilidade entre os setores, permitindo que as funções inerentes a esses profissionais sejam ágeis, evidenciando a importância da qualidade dos serviços prestados. Neste sentido, este estudo tem como objetivo apresentar o desenvolvimento e aplicação do um software para a Central de Serviços em um hospital universitário. Como método da pesquisa foi utilizado o Scrum, processo de desenvolvimento ágil que ocorre por ciclos de iterações (sprints) aos quais são aplicados incrementos para agregar valor ao produto, à proporção que supre as necessidades dos usuários do sistema. Como resultado da aplicação do software, verificou-se que o tempo total de resposta no transporte ao paciente diminuiu expressivamente, de uma média de 52 minutos, para atuais 19 minutos por paciente transportado. Identificaram-se os horários de maiores ocorrências das solicitações de transporte, possibilitando a partir dessas demandas, realizar um balanceamento e controle mais eficiente dos recursos, permitindo a melhor distribuição de macas, cadeiras e pessoal. Por fim, houve uma avaliação da gestão de forma empírica sobre a contratação de novos funcionários. Os indicadores gerados pelo sistema, auxiliaram na tomada de decisão, mantendo a necessidade da contratação, porém, com um quantitativo menor do que o decidido anteriormente, contribuindo para a gestão financeira da instituição. Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ) e Pró-Reitoria de Extenção (PROEX) 2019-07-16 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/reb/article/view/17122 Revista Brasileira de Inovação Tecnológica em Saúde - ISSN:2236-1103; Volume 8. Número 4. 2018; 12 2236-1103 10.18816/r-bits.v8i4 por https://periodicos.ufrn.br/reb/article/view/17122/11876 Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Inovação Tecnológica em Saúde - ISSN:2236-1103 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
de Paiva, Kairon Ramon Sabino Cerdeira, Ana Karina Lima Alves |
spellingShingle |
de Paiva, Kairon Ramon Sabino Cerdeira, Ana Karina Lima Alves SISTEMA CENTRAL DE SERVIÇOS - SCS: UMA APLICAÇÃO PARA MELHORIA DO PROCESSO ASSISTENCIAL - HUOL/UFRN |
author_facet |
de Paiva, Kairon Ramon Sabino Cerdeira, Ana Karina Lima Alves |
author_sort |
de Paiva, Kairon Ramon Sabino |
title |
SISTEMA CENTRAL DE SERVIÇOS - SCS: UMA APLICAÇÃO PARA MELHORIA DO PROCESSO ASSISTENCIAL - HUOL/UFRN |
title_short |
SISTEMA CENTRAL DE SERVIÇOS - SCS: UMA APLICAÇÃO PARA MELHORIA DO PROCESSO ASSISTENCIAL - HUOL/UFRN |
title_full |
SISTEMA CENTRAL DE SERVIÇOS - SCS: UMA APLICAÇÃO PARA MELHORIA DO PROCESSO ASSISTENCIAL - HUOL/UFRN |
title_fullStr |
SISTEMA CENTRAL DE SERVIÇOS - SCS: UMA APLICAÇÃO PARA MELHORIA DO PROCESSO ASSISTENCIAL - HUOL/UFRN |
title_full_unstemmed |
SISTEMA CENTRAL DE SERVIÇOS - SCS: UMA APLICAÇÃO PARA MELHORIA DO PROCESSO ASSISTENCIAL - HUOL/UFRN |
title_sort |
sistema central de serviços - scs: uma aplicação para melhoria do processo assistencial - huol/ufrn |
description |
Uma instituição hospitalar é composta por diversas áreas que devem se integrar harmonicamente para que haja um trabalho com resultado eficiente e eficaz, em busca da qualidade da assistência. A implantação de uma Central de Serviços significa um grande avanço na gestão hospitalar, promovendo intercomunicabilidade entre os setores, permitindo que as funções inerentes a esses profissionais sejam ágeis, evidenciando a importância da qualidade dos serviços prestados. Neste sentido, este estudo tem como objetivo apresentar o desenvolvimento e aplicação do um software para a Central de Serviços em um hospital universitário. Como método da pesquisa foi utilizado o Scrum, processo de desenvolvimento ágil que ocorre por ciclos de iterações (sprints) aos quais são aplicados incrementos para agregar valor ao produto, à proporção que supre as necessidades dos usuários do sistema. Como resultado da aplicação do software, verificou-se que o tempo total de resposta no transporte ao paciente diminuiu expressivamente, de uma média de 52 minutos, para atuais 19 minutos por paciente transportado. Identificaram-se os horários de maiores ocorrências das solicitações de transporte, possibilitando a partir dessas demandas, realizar um balanceamento e controle mais eficiente dos recursos, permitindo a melhor distribuição de macas, cadeiras e pessoal. Por fim, houve uma avaliação da gestão de forma empírica sobre a contratação de novos funcionários. Os indicadores gerados pelo sistema, auxiliaram na tomada de decisão, mantendo a necessidade da contratação, porém, com um quantitativo menor do que o decidido anteriormente, contribuindo para a gestão financeira da instituição. |
publisher |
Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ) e Pró-Reitoria de Extenção (PROEX) |
publishDate |
2019 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/reb/article/view/17122 |
work_keys_str_mv |
AT depaivakaironramonsabino sistemacentraldeservicosscsumaaplicacaoparamelhoriadoprocessoassistencialhuolufrn AT cerdeiraanakarinalimaalves sistemacentraldeservicosscsumaaplicacaoparamelhoriadoprocessoassistencialhuolufrn |
_version_ |
1766682186305503232 |