Construção da identidade interseccional: uma análise crítica do discurso sobre mudanças sociais e discursivas de/para mulheres surdas

The discussion about the role of women has gradually occupied a place of commitments of governmental and academic agendas over the last decades (FONTANA; FERRARI, 2017). Laws, decrees, social programs and also academic projects have responded to this issue. All these commitments lead to social chang...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Pedrosa, Cleide Emilia Faye
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/17030
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-17030
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-170302019-09-23T19:12:47Z Construção da identidade interseccional: uma análise crítica do discurso sobre mudanças sociais e discursivas de/para mulheres surdas Pedrosa, Cleide Emilia Faye The discussion about the role of women has gradually occupied a place of commitments of governmental and academic agendas over the last decades (FONTANA; FERRARI, 2017). Laws, decrees, social programs and also academic projects have responded to this issue. All these commitments lead to social changes, and they are also the results of mobilizations of social minorities that are focus of the theoretical basis called Critical Discourse Analysis [CDA] (FAIRCLOUGH, 2008; RESENDE, 2017) as well as the Brazilian approach to CDA – Abordagem Sociológica e Comunicacional do Discurso – ASCD (PEDROSA, 2018). Our research at UFRN and UFS (Federal University of Sergipe, where I currently work) aimed at vulnerable groups for 6 years, and among them, the deaf community. So, from a corpus formed by life narratives and the introductory text of the curriculum lattes of this community, we will select an example of each gender, specifically, deaf women, in order to proceed with the methodological basis of the qualitative-interpretive research. For the analyses, we will work with the socioanalysis based on the Sociologia para a Mudança Social – SMS - (BAJOIT, 2013). The results aim to achieve the general objective of verifying how the life narratives and the introductory text of the curriculum lattes show the disillusionment and victories of/for the deaf woman as to the intersectional constitution of her identity in the context of the history of her education. A discussão sobre o papel das mulheres ocupa, gradativamente, ao longo das últimas décadas, lugar de compromissos de agendas governamentais e acadêmicas (FONTANA; FERRARI, 2017). Leis, decretos, programas sociais e também projetos acadêmicos têm respondidos a este pleito. Todos estes compromissos originam mudanças sociais e são, ao mesmo tempo, também resultados de mobilizações das minorias sociais que são muito bem trabalhadas pela base teórica da Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2008; RESENDE, 2017), especialmente, por sua corrente brasileira – Abordagem Sociológica e Comunicacional do Discurso - ASCD (PEDROSA, 2018). Nossas pesquisas na UFRN e UFS (Universidade Federal de Sergipe, onde trabalho atualmente) foram, há 6 anos, direcionadas para grupos vulneráveis, entre eles, a comunidade surda; assim, a partir de corpus formado por narrativas de vida e texto introdutório do currículo lattes desta comunidade, selecionaremos um exemplo de cada gênero, especificamente, de mulheres Surdas a fim de proceder a análise com base metodológica da pesquisa qualitativa-interpretativista. Ainda como caminhos de análise, utilizaremos a proposta da socioanálise oriunda da Sociologia para a Mudança Social (SMS, BAJOIT, 2013). Os resultados, pretendem atingir o objetivo geral de verificar de que forma as narrativas de vida e o texto introdutório do currículo lattes demonstram os desenganos e as vitórias da mulher Surda quanto à constituição interseccional de sua identidade no contexto da história de sua educação. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2019-08-30 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/17030 Revista do GELNE; v. 21 n. 2 (2019); 165-177 2236-0883 10.21680/1517-7874.2019v21n2 por https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/17030/12010 Copyright (c) 2019 Revista do GELNE
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Pedrosa, Cleide Emilia Faye
spellingShingle Pedrosa, Cleide Emilia Faye
Construção da identidade interseccional: uma análise crítica do discurso sobre mudanças sociais e discursivas de/para mulheres surdas
author_facet Pedrosa, Cleide Emilia Faye
author_sort Pedrosa, Cleide Emilia Faye
title Construção da identidade interseccional: uma análise crítica do discurso sobre mudanças sociais e discursivas de/para mulheres surdas
title_short Construção da identidade interseccional: uma análise crítica do discurso sobre mudanças sociais e discursivas de/para mulheres surdas
title_full Construção da identidade interseccional: uma análise crítica do discurso sobre mudanças sociais e discursivas de/para mulheres surdas
title_fullStr Construção da identidade interseccional: uma análise crítica do discurso sobre mudanças sociais e discursivas de/para mulheres surdas
title_full_unstemmed Construção da identidade interseccional: uma análise crítica do discurso sobre mudanças sociais e discursivas de/para mulheres surdas
title_sort construção da identidade interseccional: uma análise crítica do discurso sobre mudanças sociais e discursivas de/para mulheres surdas
description The discussion about the role of women has gradually occupied a place of commitments of governmental and academic agendas over the last decades (FONTANA; FERRARI, 2017). Laws, decrees, social programs and also academic projects have responded to this issue. All these commitments lead to social changes, and they are also the results of mobilizations of social minorities that are focus of the theoretical basis called Critical Discourse Analysis [CDA] (FAIRCLOUGH, 2008; RESENDE, 2017) as well as the Brazilian approach to CDA – Abordagem Sociológica e Comunicacional do Discurso – ASCD (PEDROSA, 2018). Our research at UFRN and UFS (Federal University of Sergipe, where I currently work) aimed at vulnerable groups for 6 years, and among them, the deaf community. So, from a corpus formed by life narratives and the introductory text of the curriculum lattes of this community, we will select an example of each gender, specifically, deaf women, in order to proceed with the methodological basis of the qualitative-interpretive research. For the analyses, we will work with the socioanalysis based on the Sociologia para a Mudança Social – SMS - (BAJOIT, 2013). The results aim to achieve the general objective of verifying how the life narratives and the introductory text of the curriculum lattes show the disillusionment and victories of/for the deaf woman as to the intersectional constitution of her identity in the context of the history of her education.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2019
url https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/17030
work_keys_str_mv AT pedrosacleideemiliafaye construcaodaidentidadeinterseccionalumaanalisecriticadodiscursosobremudancassociaisediscursivasdeparamulheressurdas
_version_ 1766683407991963648