AVALIAÇÃO DA MODIFICAÇÃO NA CONFIGURAÇÃO ESPACIAL DE CANOAS/RS COM O PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE LINHAS DE AEROMÓVEL

O presente estudo tem como objetivo analisar a configuração espacial do município de Canoas para dois cenários (com e sem a implantação do aeromóvel, conforme trajeto de projeto), utilizando a Sintaxe Espacial e mapas axiais, processados no Depthmapx 0.35. As medidas sintáticas avaliadas foram a Int...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: BALESTRO, FERNANDA, LÚCIO LOPES ZAMPIERI, FÁBIO
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/17015
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spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-170152020-06-22T18:08:16Z AVALIAÇÃO DA MODIFICAÇÃO NA CONFIGURAÇÃO ESPACIAL DE CANOAS/RS COM O PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE LINHAS DE AEROMÓVEL BALESTRO, FERNANDA LÚCIO LOPES ZAMPIERI, FÁBIO segregação espacial; sintaxe espacial; aeromóvel; transporte público. O presente estudo tem como objetivo analisar a configuração espacial do município de Canoas para dois cenários (com e sem a implantação do aeromóvel, conforme trajeto de projeto), utilizando a Sintaxe Espacial e mapas axiais, processados no Depthmapx 0.35. As medidas sintáticas avaliadas foram a Integração Global (Rn), Integração Local (R3) e a sinergia do sistema. O sistema teve um ganho na integração global de cerca de 5% (os valores médios passaram de 0,87 para 0,91 e os máximos de 1,53 para 1,62), sendo que o bairro Guajuviras (bairro pobre e o mais segregado do município) apresentou os maiores ganhos de acessibilidade. A integração local R3 mostrou o surgimento de uma centralidade local dentro do bairro Guajuviras, que até então não apresentava núcleos de centralidade. A sinergia do sistema para dois raios locais, R3 e R5 teve melhora significativa(a correlação passou de 0,49 para 0,52 para o R3 e de 0,68 para 0,71 para o R5. A avaliação configuracional da cidade de Canoas com o aeromóvel demonstrou que se este projeto fosse implantado traria melhorias significativas para a população que hoje se encontra mais distante e segregada espacialmente, além de uma real diminuição dos passos topológicos e da profundidade do sistema como um todo. um todo.   Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2020-05-30 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares texto application/pdf https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/17015 Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente; v. 5 n. 2 (2020); 53-66 2448-296X 10.21680/2448-296X.2020v5n2 por https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/17015/12814 Copyright (c) 2020 FERNANDA BALESTRO, FÁBIO LÚCIO LOPES ZAMPIERI
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description O presente estudo tem como objetivo analisar a configuração espacial do município de Canoas para dois cenários (com e sem a implantação do aeromóvel, conforme trajeto de projeto), utilizando a Sintaxe Espacial e mapas axiais, processados no Depthmapx 0.35. As medidas sintáticas avaliadas foram a Integração Global (Rn), Integração Local (R3) e a sinergia do sistema. O sistema teve um ganho na integração global de cerca de 5% (os valores médios passaram de 0,87 para 0,91 e os máximos de 1,53 para 1,62), sendo que o bairro Guajuviras (bairro pobre e o mais segregado do município) apresentou os maiores ganhos de acessibilidade. A integração local R3 mostrou o surgimento de uma centralidade local dentro do bairro Guajuviras, que até então não apresentava núcleos de centralidade. A sinergia do sistema para dois raios locais, R3 e R5 teve melhora significativa(a correlação passou de 0,49 para 0,52 para o R3 e de 0,68 para 0,71 para o R5. A avaliação configuracional da cidade de Canoas com o aeromóvel demonstrou que se este projeto fosse implantado traria melhorias significativas para a população que hoje se encontra mais distante e segregada espacialmente, além de uma real diminuição dos passos topológicos e da profundidade do sistema como um todo. um todo.  
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